Programador Junior, Pleno ou Senior?

Conselho de quem tem uns 7 anos de experiencia com TI? Voce nao quer trabalhar pra uma empresa onde a qualidade do seu trabalho eh ligada a roupa que vc usa.

Em empresas como ThoughtWorks, Google, Yahoo e Amazon, aparecer de terno pra uma entrevista significa que vc nao entendeu realmente o que eles estao fazendo (e, pelo menos aqui na TW, tambem significa que alguem vai correr atras de voce com tesouras pra cortar sua gravata).[/quote]

Infelizmente a maior parte das empresas e consultorias do Brasil vêm da Old School. Assim que nossa geração chegar ao poder, risos, muitas coisas vão mudar.

Fora que empresas criativas, com excessão às agências, no Brasil estão em falta. Você não encontra empresas como Blue Martini, Bea, Netscape, Adobe, Macromedia … em fim, empresas que lidam com pesquisa, desenvolvimento e criatividade.

A maior parte está focada nos segmentos empresariais e governo, aí não tem jeito.

Empresas como a Totvs (Holding) retratam bem o panorama da indústria de software do Brasil.

Espero que o Brasil crie empresas como Mirabilis, E-Magic, Macromedia em fim, empresas que criam experiências aos usuários finais. Aí muita coisa muda.

Aliás, Web2.0 está na porta, estou lendo muitas iniciativas em jornais de VC - Venture Capital, e no Brasil não vejo nem um movimento nesse sentindo, nenhum investimento em nenhuma plataforma … triste …

Era o que seus pais provavelmente diziam na epoca. Minha mae ate hoje jura de pe junto que nunca fumou maconha na vida. Old school eh a “nova geracao” que teve filhos, perdeu toda a espinha dorsal (o que tambem pode ser descrito de uma forma mais bonitinha como ‘criou vergonha na cara’) :wink:

Ueh, ambas ThoughtWorks e Accenture sao consultorias de informatica trabalhando pra clientes parecidissimos. Uma delas eh legal, e a outra eh pior que fazer vasectomia com ferramentas de barraca de cachorro quente. Eu so tenho visto o segundo tipo no Brasil. O que eu nao tou enxergando, e pq isso soa tao errado?

Ueh, o lance todo da Web 2.0 nao era q vc nao precisa de VC pra fazer dinheiro e ser produtivo? :wink:

Era o que seus pais provavelmente diziam na epoca. Minha mae ate hoje jura de pe junto que nunca fumou maconha na vida. Old school eh a “nova geracao” que teve filhos, perdeu toda a espinha dorsal (o que tambem pode ser descrito de uma forma mais bonitinha como ‘criou vergonha na cara’) :wink:

Ueh, ambas ThoughtWorks e Accenture sao consultorias de informatica trabalhando pra clientes parecidissimos. Uma delas eh legal, e a outra eh pior que fazer vasectomia com ferramentas de barraca de cachorro quente. Eu so tenho visto o segundo tipo no Brasil. O que eu nao tou enxergando, e pq isso soa tao errado?[/quote]

A questao eh, o Brasil nao tem publico-alvo suficiente para empresas de informatica trabalharem nesse nivel, esquecendo o mercado empresarial e trabalhando para desenvolver solucoes diretamente para o usuario comum. No mercado empresarial, as brasileiras nao tem a cultura do criativo… sei lah, isso que me parece o problema, olha o tamanho do mercado internacional e vc verah que o problema eh que nao temos um mercado grande o suficiente para bancar uma empresa com enfoque criativo pois o numero de clientes dela seria bastante reduzido, ou nao?

Alem de obviamente brasileiro nao ter a cultura de comprar software.

agora misturei minhas ideias mas espero que tenham entendido.

Para ainda não desviar o tema do tópico, quem define esses critérios é a empresa, algumas podem se apoiar no tempo de experiência, que não diz muita coisa, outras na conversa na hora da entrevista (também não diz muita coisa, mas é importante, tem empresa até que grava a entrevista, ou seja, se você se diz competente para executar tais atividades que são características da categoria tal(jr,pl,se), é melhor ser sincero), e outras que tentam identificar a sua capacidade de solução de problemas e seu nível de conhecimento, enfim acho q uma prova de seleção poderia também ajudar a identificar o perfil ‘técnico’.

E a vestuária independe do cargo, e sim das políticas e serviços que a empresa oferece. Imagine que você funcionário da empresa X, deve todo dia passar pelo setor de atendimento ao público, ou aos clientes para chegar até seu local de trabalho, se estiver usando havaianas ou calças rasgadas, com certeza, vai ‘dar’ mal impressão.

As empresas tradicionais, que ainda não mudaram o hábito dos anos da ditadura ficam impondo comportamentos que são diretamente contrários aos tempos modernos, isso é um pouco constrangedor para as pessoas, em particular as com espíritos mais jovens, podendo até se tornar um bloqueio para a criatividade e descontração.

Trabalho para uma pequena consultoria e geralmente vou de jeans e uma camisa polo (ou camiseta), às vezes um social esportivo.

Quando vou a clientes me porto diferente. Em um dos clientes, no qual já fiquei alocado por mais de anos, ora vou de jeans e camiseta, ora vou de social.

Tudo depende com quem vou trabalhar, o dia da semana e também do meu humor.

Novos clientes ou outros casos costumo ir de terno.

Eu odiaria trabalhar para um banco (horários, modelitos, políticas, argh).

Tenho amigos que trabalham na Objective (na Paulista) e quando vamos almoçar juntos eles aparecem de tênis skatista, bermuda e às vezes camiseta regata.

[quote=cv]
Ueh, o lance todo da Web 2.0 nao era q vc nao precisa de VC pra fazer dinheiro e ser produtivo? [/quote]

Só uma coisa, o que Venture Capital tem haver com o novo paradigma da internet, de utilizá-la como plataforma e não como meio ?

Você ainda vai precisar de equipe, developers, servidores parrudos, muita verba de marketing e tudo que precisava antes.

Só não vai ter o custo de distribuição, empacotamento, mas vai ser substituído por outros, como servidores, backup … ainda vai precisar de VCs … não tem jeito !

[quote=Kenobi][quote=cv]
Ueh, o lance todo da Web 2.0 nao era q vc nao precisa de VC pra fazer dinheiro e ser produtivo? [/quote]

Só uma coisa, o que Venture Capital tem haver com o novo paradigma da internet, de utilizá-la como plataforma e não como meio ?

Você ainda vai precisar de equipe, developers, servidores parrudos, muita verba de marketing e tudo que precisava antes.

Só não vai ter o custo de distribuição, empacotamento, mas vai ser substituído por outros, como servidores, backup … ainda vai precisar de VCs … não tem jeito ! [/quote]

Me diz onde flickr, del.icio.us, digg, odeo e outros sites “web2.0” gastaram com marketing, servidores parrudos ou o que seja. Alguns deles foram comprados por grandes empresas (Yahoo, Google, Amazon), mas quem disse q ser comprado por uma Forbes 500 nao eh uma puta exit strategy boa?

[quote=cv][quote=Kenobi][quote=cv]
Ueh, o lance todo da Web 2.0 nao era q vc nao precisa de VC pra fazer dinheiro e ser produtivo? [/quote]

Só uma coisa, o que Venture Capital tem haver com o novo paradigma da internet, de utilizá-la como plataforma e não como meio ?

Você ainda vai precisar de equipe, developers, servidores parrudos, muita verba de marketing e tudo que precisava antes.

Só não vai ter o custo de distribuição, empacotamento, mas vai ser substituído por outros, como servidores, backup … ainda vai precisar de VCs … não tem jeito ! [/quote]

Me diz onde flickr, del.icio.us, digg, odeo e outros sites “web2.0” gastaram com marketing, servidores parrudos ou o que seja. Alguns deles foram comprados por grandes empresas (Yahoo, Google, Amazon), mas quem disse q ser comprado por uma Forbes 500 nao eh uma puta exit strategy boa?[/quote]

Você só se esqueceu do detalhe : Todos receberam aporte na casa dos milhares de dólares de Venture Capital.

Marketing vai desde disseminação em mídias à contratação de acessoria de marketing.

A compra também por grandes players, é um jogo caro e que é realizado pelos VCs que formam uma network. Lá é um business que volta 5x o valor da aplicação para o investidor.

YouTube - site que adoro, acabou de receber mais 8 milhões - http://www.siliconbeat.com/entries/2006/04/05/video_startup_youtube_rocking_on_grabs_8_million_more.html#more

Pandora, entre outros, todos recebem aportes fantásticos.

Para acompanhar e ler sobre isto - www.siliconbeat.com

A verdade é só uma, pra fechar a questão inicial - não importa se vai ser Web 2.0 , os custos de produção vão continuar a existir e investimento faz parte do jogo.

Mais um round de investimento no Zimbra, empresa AJAX pioneira

http://au.sys-con.com/read/204054.htm

Lá fora eles brincam com outros valores… complicado !! :shock:

Exatamente. Eu trabalho num grande Banco onde é cultura ir de terno. Se você for sem é mau visto e as pessoas te ouvem pouco. Eu não gosto de trabalhar assim, mas preciso respeitar a cultura de onde trabalho e isso não vai me matar. O único problema é que geralmente essas empresas carregam junto com isso processos extremamente burorcráticos de banco para o desenvolvimento de software ai a coisa começa a ficar ruim…

Como disseram certa vez:

Imagine uma construção:

:arrow:Servente de pedreiro = Estagiário;
:arrow:Pedreiro = Jr;
:arrow:Mestre de Obra = Pleno;
:arrow:Arquiteto/Engenheiro = Senior;

Imagine uma construção:

Servente de pedreiro = Estagiário;
:arrowedreiro = Jr;
Mestre de Obra = Pleno;
Arquiteto/Engenheiro = Senior;

Não concordo com esta classificação!

o certo seria:

Servente de pedreiro = Estagiário;
pedreiro = Jr/Pleno;
Mestre de Obra = Senior;
Engenheiro = Analista;
Arquiteto = Arquiteto;

Infelizmente a burrice e tão grande neste pais que associam-se inteligencia, competencia e produtividade com a vestimenta da pessoa… e na grande maioria das vezes o carinha de terno italiano ou frances é o mais incopetente da empresa… ja vi muitos engravatados que não servem pra nada… mas os clientes pensam que engravatados manjam muito… agora se o cara vir de vileiro skeitista ou algo do genero dai sim isto mostra que o cara é um icompetente pq revela o tipo de gosto o tipo de personalidade da figura e esses vileiros não servem pra nada… da no mesmo com o sujeito q vem de terno italino o que da a impressão é que ele e arrogante e quer se achar importante mas na verdade nao e m**** nenhuma…

Essa eu sei a resposta, e é simples:

Junior: Só pergunta.
Plenor: Pergunta e decide (pergunta para o senior já dando uma possivel solução).
Senior: Decide.

Abraços.