Programar em Java+Android+Firebird

Boa tarde a todos! Tudo bem? Estou enfrentando um probleminha e gostaria de ver se alguém pode me ajudar…

Comecei a trabalhar em uma empresa na Italia, e ja num primeiro momento, meu chefe me solicitou que eu faça um aplicativo para controle de estoque de matéria prima…

Ja desenvolvi alguns sistemas ai no Brasil, utilizando Firebird e Delphi, e até ai tudo bem…

Porém ele me solicitou que este sistema trabalhe através de Tablet, o que muda totalmente a conversa comparando a tudo que ja fiz até hoje…

Alguém teria algum Tutorial, ou conselho, ou sei la, algo que possa ajudar a acelerar meu processo de aprendizado para desenvolver esse aplicativo?

Ja li bastante pessoas falando sobra DB, que Firebird nao presta, que banco de dados é MySQL ou PostgreSQL, e de algum modo até concordo, pois cada um tem suas particularidades…

Gostaria de saber tambem a opiniao de voces com relaçao a isso… Qual seria um bom banco para se trabalhar com isso, analizando que a entrada e a quantidade de dados que ele ira controlar sera relativamente pequena. (Firebird me facilitaria a vida pois evito mais o tempo desse aprendizado…)

Basicamente sera um sistema no qual os funcionarios irao informar o que estao fazendo a utilizaçao de determinada materia prima, e quando atingir um nivel minimo o proprio sistema devera disparar um e-mail para o setor de compras providenciar a aquisiçao deste produto.

Desculpa pelos erros nos acentos, pois aqui até o teclado muda e nao achei necessario procurar uma por uma das letras acentuadas na tabela ASCII.

Obrigado e grande abraço!

Curso do Jamilton Damasceno na udemy.
É rápido e prático e aborda de forma bem bacana o desenvolvimento de sistemas em android.
Aproveitando, esqueça o firebird, procure outros bancos de dados, mais robustos e mais interessantes, incluindo NoSQL.