Quais são os cargos de informática que tem média salarial nacional baixa que exigem graduação em informática?

Aqui é um local onde as pessoas postam de forma espontânea, então não adianta levar dessa forma. Nao tenho interesse em me estender no mesmo assunto sem uma nova questão, dúvida pontual ou evolução sua. Muitos “detalhes” voce mesmo já fez bem em pesquisar, e pode pesquisar mais. Dá uma lida também sobre outsourcing.

Não usarei nesse tópico os termos salário baixo/média salarial nacional baixa/salário “prostituído” porque opiniões não são fatos.

A maioria dos salários dos profissionais de informática que trabalham em cargos que exigem graduação é igual ou próximo de salário de médico, engenheiro civil???

Quais são as variações dos salários dos profissionais de informática que trabalham em cargos que exigem graduação?

Por exemplo, se nos basearmos nas informações do artigo que foi postado no Viva o Linux que eu citei acima aqui no tópico, variam a partir de R$ 1.200,00, pois segundo esse artigo, “Quando você procura um emprego, principalmente no RJ, a exigência “básica” é nível superior, inglês fluente, certificação MCSA, LPIC-2, CCNA, experiência na CLT de no mínimo 2 anos, para analista de suporte nível 1, isso tudo para um salário que gira na média de R$ 1.200,00 a R$1.500,00.”

Se nos basearmos na realidade, quais são os valores dos salários dos profissionais de informática que trabalham em cargos que exigem graduação?

Quais são os valores dos salários dos profissionais de informática que se vê nos anúncios das vagas de emprego?

Consulte pesquisas como do Data Folha ou veja nas próprias vagas de emprego. Os fatos estão lá, não é com opiniões em fórum que vai conseguir esses dados.

Consultar pesquisas como do Data Folha???

Eu não sei se acredito no que é dito por pesquisas, eu falei no tópico acima que um professor acadêmico me disse que são ruins a maioria dos salários dos profissionais brasileiros de informática e segundo o artigo do Viva o Linux que eu citei acima no tópico, quem é da área não está satisfeito com o cenário:

“Reportagens duvidosas
E ainda estão se esquecendo de alguns sites famosos de tecnologia que vivem fazendo reportagem, dizendo que está faltando mão de obra de T.I. e tem vagas abertas com salários passando da casa de R$ 22.000,00. Isso é matéria comprada por empresas de tecnologia para atrair jovens para o setor, pois já está sendo necessário esse tipo de propaganda para atrair os jovens para T.I., pois quem é da área, não está satisfeito com o cenário.”

Referência: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-Mercado-Obscuro-da-TI-Brasileira

Segundo o Fabrício no artigo do Viva o Linux que eu citei várias vezes nesse tópico, alguns sites famosos de tecnologia vivem fazendo reportagem, dizendo que está faltando mão de obra de T.I. e tem vagas abertas com salários passando da casa de R$ 22.000,00.

Jack Laskoski fala sobre uma pesquisa que, segundo palavras dele, só escancara uma realidade brasileira, os profissionais de TI são muito desvalorizados na sua grande maioria, se de um lado há uma demanda grande por profissionais da área, do outro, há também um descontentamento gigantesco por quem se dedica à ela: http://www.jack.eti.br/feliz-dia-da-ti-profissionais-sao-desvalorizados-no-brasil/

@javaflex

Se baseando nas pesquisas que eu citei acima, se percebe que nem toda pesquisa é confiável, usando palavras do Fabrício que eu citei no tópico acima, alguns sites famosos de tecnologia vivem fazendo reportagem, dizendo que está faltando mão de obra de T.I. e tem vagas abertas com salários passando da casa de R$ 22.000,00, mas Jack Laskoski cita pesquisa que, segundo palavras dele, há um descontentamento gigantesco por quem se dedica à informática brasileira.

Será que a única maneira de se saber os fatos sobre a situação do mercado brasileiro de informática é ver as próprias vagas de emprego?

Muitas vezes nem nas vagas terá essa garantia que busca tanto. Enquanto não tirar proveito do que lê e chegar a suas próprias conclusões, nunca sairá do lugar.

O que vejo acontecer muito é pessoas reclamando do salário pois entram para carreiras ligadas a área da computação pois acreditam que irão sair ganhando fortunas, dai saem achando 3, 4k muito pouco em começo de carreira.

Enquanto em outras graduações, administração, contábeis, direito, etc… etc… etc… os caras se matam por salários assim em inicio de carreira.

2 curtidas

Além de pessoas que mal sabem criar sites com wordpress, fazer um crud e utilziar algum framework ali raspando no básico, achando que estão sendo desvalorizadas e que pelo “tanto que se dedicaram” deveriam ganhar muito mais

1 curtida

Mas nunca vi reais bom profissionais, com reais conhecimentos, reclamando dos ganhos obtidos atuando na área.

1 curtida

Porque muitas vezes nem nas vagas eu terei essa garantia que eu busco tanto?

Tem casos que colocam faixas salariais ou vagas genéricas chutando todas as possibilidades de acordo com requisitos contratuais para n projetos. Se for chamado é porque existe alguma vaga no momento dentro dessas possibilidades, só lá na hora você terá alguma certeza se o que podem oferecer está dentro da sua pretensão.

@javaflex

Por favor, cite o máximo possível de exemplos disso.

Esta é minha última pergunta baseada em alguma resposta nesse tópico, eu não quero me comportar de maneira que dê a entender que eu não pararei de fazer perguntas baseadas em respostas ou parecer que não pararei de enviar mensagens para esse tópico se nenhum moderador do fórum reclamar.

Procure nos sites de emprego, você que deveria ser o interessado, aqui não é uma prestação de serviço. No meu tempo nem site tinha, com tantas molezinhas hoje nem deveria estar questionando tanto.

Isso não existe, até no crime organizado o iniciante tem que se colocar à prova.

Cara, assista a esse vídeo para você entender:

O que seria um bom salário pra voce? E o que seria um mal salário?

Sinceramente, um cara graduado, com pos e mestrado, pra dar aula de informatica para quem nunca mexeu com computador, ou escolheu essa vida, ou não é competente pra dar aula em faculdade.

Só ganha realmente mal, quem não quer, ou quem nao é qualificado, nem corre atrás.