Qual a melhor linguagem?

Estou iniciando na área e eu estudei um pouco de tudo sobre programação até agora, sites, jogos, aplicações desktop. Eu gostei muito de fazer aplicações Desktop e queria estudar mais essa área junto com apps para smart phones

Gostaria de saber se na opinião de vocês vale a pena desenvolver aplicativos desktop ainda, qual a melhor linguem e melhor framework gráfico para utilizar.

Já estudou bem lógica de programação e algoritmos?

Se não tem uma demanda real, não vale a pena investir em aplicações desktop. Invista em web e mobile.

Aquela que atender sua necessidade.

Há clientes que preferem aplicações desktop.
Há clientes que preferem aplicações mobile.
Há clientes que preferem aplicações WEB.
Há soluções que não podem ser WEB.
Há soluções que precisam ser WEB.
Sobre a melhor linguagem ou frameworks, a resposta é igual a primeira pergunta: Aquela que atender sua necessidade.
Procure aprender lógica de programação, algoritmos, estruturas de dados.
Linguagens e frameworks são meras ferramentas, o que vale é o conhecimento.

7 curtidas

Como o Staroski disse, é tudo muito dependente. O que eu posso te dizer é que vale muito a pena estudar lógica nesse seu primeiro momento. Afie MUITO sua lógica, por que linguagens realmente são ferramentas. Se seu problema é apertar um parafuso, um martelo não vai servir. Diversas chaves podem atender, uma melhor que a outra. Agora, se seu problema é fixar um prego, um martelo serve, já as chaves não. É tudo muito variável.

4 curtidas

Sua pergunta gera polêmica no site, por ser opiniões que em muitas vezes não acrescenta em nada ao seu intelecto. Concordo com @staroski e discordo dos outros que dizem que aplicação Desktop morreram.

Vale a pena lembrar que tem muito legado no mercado e como já foi dito clientes são clientes e eles pedem o que eles precisam e tem muito mercado ainda para Desktop.

Só reforçando estude lógica, aprimore esses conhecimentos em banco de dados, escolha 1 a 2 linguagens para colocar a pratica a lógica e crie um mentalidade fértil e não escrava que você verá que programação é com o tempo que ficamos bom, com experiências vividas.

Nada cai do céu, então, estude e muito se quiser algo nessa área que não tem tanto valor, mas, é essencial

4 curtidas

Olá barretoareias,

A melhor linguagem é aquela que melhor atende a necessidade do trabalho que está sendo executado, mas como você falou que está querendo desenvolver app’s pra Smartphones e Desktop então eu recomendo você estudar Java.

Além de ser uma das linguagens mais utilizadas do momento ela é uma excelente escolha pra se programar aplicativos, já que a JVM faz o trabalho de “traduzir” seu código pra o sistema você não precisa se preocupar em fazer uma versão do aplicativo pra cada sistema que seus usuários possam a vir utilizar [Android, iOS, Windowns, Linux].

Espero ter ajudado.
Abraços.

2 curtidas

Cara, vamos para a prática. Eu tenho uma empresa e aproveitei meu conhecimento em Java e PHP para desenvolver meu sistema. Eu particularmente não gosto de depender do funcionamento das inúmeras variáveis de um sistema WEB. Em algum momento, a conexão irá cair e isso é certeza! Muitos irão dizer que a internet no Brasil é melhor que a do Japão, que se por algum motivo você esquecer de pagar a conta as empresas irão te perdoar, que os dados estarão completamente seguros nos servidores, que os servidores possuem abastecimento elétrico e a energia jamais cai, etc… Você ouvirá muitas estórias! Mas a história real é a seguinte: aqui na empresa, caso a rede web caia em um momento de urgência, ferrou! Por isso, todo o administrativo usa o servidor local, sistema JavaFX, desktop, por segurança e velocidade dos dados, etc…
Maaaasss, em alguns casos, os processos menos importantes, utilizamos sistema em PHP.
Não fiz mobile pois tudo pode ser feito normalmente pelo site, mesmo por telefone, o que acaba por preservar os cartões de memória dos funcionários, o uso da mesma versão para todos, reduzindo incompatibilidades entre dispositivos, ou seja, em PHP desenvolvo uma vez apenas e serve para todos!
Lógico, esse é um sistema corporativo e não para jogos.
É a prática, um modelo para você pensar no que você pretende fazer vendo a opinião de alguém na vida real.

3 curtidas

Nao é necessário internet para a empresa ter uma aplicação web.

O fato é que demandas desktop caíram muito. Em relação a aplicações para produção aconselho investir em web e mobile. Claro, após ter toda base de lógica, algoritmos, conceitos, exercitar muito a lógica em console, etc.

Desktop atualmente é para casos muito específicos. Depois de já consolidado no mercado, o profissional se adapta fácil com desktop quando for o caso de criar ou principalmente dar manutenção em algum legado.

1 curtida