Qual deve ser a primeira linguagem de programação para aprender?

[quote=drungrin]C++.

Orientada a objetos, com diversos recursos, grande encapsulamento, otimas abordagens, didática, consolidada.[/quote]

Traducao pro Portugues:

NA MINHA OPINIÃO, o bom é aprender, e ver logo algum resultado. Então, eu acho que um php da vida, é bem legal pra vc ver logo resultados em apenas uma semana de estudos. Abraços.

[quote=cv][quote=drungrin]C++.

Orientada a objetos, com diversos recursos, grande encapsulamento, otimas abordagens, didática, consolidada.[/quote]

Traducao pro Portugues:

Belo exemplo de moderador, não consegue se manter no assunto. Se nao tem o q falar sobre o assunto fique calado. Por isso que menos de 5% desse fórum é aproveitável. Uma vergonha. Sou novo aqui e cada vez mais me sinto envergonhado por fazer parte disso.

Eu aprendi com uma calculadora programável (TI-59), serve? Também sabia usar a HP-41C.
Ela tinha instruções condicionais e gotos, e era terrivelmente lenta. É como se você programasse em Assembly mas com instruções de nível mais alto.
Até hoje vejo um programa e consigo ver mais ou menos como é que ele é compilado e executado pela máquina.

sem duvidas C pois aprendendo bem C onde vc tenque fazer tudo na mão vc aprende a programar de verdade e depois pode passar para alguma linguagem que tenha mais abstrata…

DBase III Plus foi bom pra mim. Me tratou com carinho, aceitava meus erros, me levou para um nível superior de maturidade.

Sério agora. Gosto de quem aprende Java primeiro. Principalmente se aprender certo.

Começei com Pascal na faculdade logo em seguida veio Delphi e PHP e agora estou no Java.

[quote=victorwss]Eu comecei com Basic, ainda criança, realmente uma liguagem muito fácil e simples. Óbvio, que para fazer qualquer coisa séria ela se torna um monstro, mas para começar a entender como funciona uma linguagem de programação, é excelente.

Depois fui para o Visual Basic (com 12 anos de idade), é legal para você fazer programinhas simples e se empolgar na arte de programar. Mas quando o negócio fica grande, é um inferno.

Depois aprendi FoxPro, Pascal, C, Delphi, C++, Java, Javascript, brainfuck…

Na minha opinião Java não é uma boa linguagem para começar. É uma linguagem difícil com regras muito complexas. Para pessoas que nem sabem direito o que é uma variável, há um abismo gigantesco a ser transposto até se tornar um programador com um mínimo de fluência.

Mas, java como uma segunda linguagem é excelente. Afinal, a melhor forma de saber o porque de java ter tantas regras complexas é já ter vivido em um mundo muito pior onde elas simplesmente não existiam.[/quote]

Voce aprendeu Brainfuck??

Aquilo realmente é difíçil

Nem OO nem Estruturado, exótico

E eu, já começei direto com o Java aos 14 anos ^^ agora eu to estudando C++ também.

O maior problema da área de exatas, encontra-se no fato que quando o apreendiz passa de um estágio para outro da evolução ele esquece do que precisou para vencer cada etapa…

Ninguém deveria começar com linguagem de programação sem ter passado algumas semanas estudando lógica de programação, estrutura de dados, análise de sistemas, sistemas operacionais, hardware e muita, mas muita matemática (isso apenas para saber bem o básico, como teoria dos conjuntos, matrizes, algebra, geometria e métodos numéricos).

Quando você achar que está no nível fera, então você estará pronto para ser iniciado em linguagem C ou Pascal. (As boas Instituições trabalham com as duas).
O bom do Pascal é o formalismo das estruturas de controle, da modulariedade, das estruturas básicas de dados e dos tipos definidos pelo usuário.
O bom da linguagem C, é justamente não ter o formalismo do pascal, acrescido da lógica de ponteiros, modelos de memória, aproximação com SO etc.

Quando a programação estruturada, inclusive com os acessos de baixo nível para os sistemas de arquivos, não forem mais problemas, então podemos deixar de escrever soluções com o foco na lógica de processos para começar a discutir soluções com o foco na informação.

A análise e programação OO não é melhor que a estruturada para aplicações “simples”, implementações básicas de dados, fórmulas e etc, e sim em sistemas que tendem a crescer o escopo, a se integrar a outros sistemas, maior tempo de produção, produzidos por equipes maiores, etc.

logo nesse contexto, as linguagens java e C# ou similares da .NET são bem aplicadas.

Porém as instituições de ensino não as utilizam neste contexto, e ficam no B A BA da OO, exemplos básicos e recursos instrumentais dessas ferramentas.
O aprofundamento, quando ele ocorre, é realizado em disciplinas de TCC ou projetos.

A maior parte dos graduandos passam 3 a 5 anos das instituições de ensino sem terem participado de uma única discussão sobre qual o melhor instrumento (linguagem) a ser utilizada para cada classe de situações.

Mas existem outras linguagens, para outras situações… LISP, PROLOG, JAVASCRIPT etc

fw

O botao de logout eh serventia da casa.

Sugerir C++ como linguagem limpa e didatica eh o mesmo que sugerir um traveco da Augusta como boa maneira de comecar a vida sexual da sua filha.

Linguagem C é uma boa… Depois Java.

Pra Web PHP… depois Java pra Web.

Se for pensar em termos didádicos, Pascal é uma boa escolha para ser a numero um. É uma linguagem fácil e que fundamenta os paradigmas de programação. Na sequência vem C/C++ e ai sim…, Java.

Eu tb voto no Pascal, justamente por que foi inventado para isso…

Tem um site legal aqui http://www.freepascal.org/

Olá

Certo, o Niklaus Wirth inventou o Pascal para ensinar a programar de forma estruturada e modularizado. Mas isto eram necessidades da década de 70.

Para mim, aprender Pascal em 2008 não vale a pena.

Tempos depois um maluco criou uns puxadinhos, colocou uma laje e uma churrasqueira e fez o Pascal orientado a objetos meio Frankenstein que depois virou Delphi.

Para mim a opção de retorno mais imediato seria Javascript.

Outras boas opções para se iniciar no meio da programação são Java e Ruby. Ruby é mais fácil por ser interpretada.

[]s
Luca

JavaScript parece ser uma otima maneira de comecar: TODO MUNDO tem um interpretador instalado, e eh razoavelmente facil de comecar. O problema eh a quantidade de referencia e material ultrapassado ou errado que tem por ai. Ja vi uns guias de JavaScript que sugerem coisas TAO erradas que beiram a maldade. :frowning:

Minha namorada está fazendo direito e quer se especializar em Digital. Quis aprender a programar…tinha tentado com Java mas ela achou meio difícil, troquei para Ruby e a menina já tá fazendo coisinhas !! :slight_smile: Ela achou super fácil !! Estou usando aquela tradução - site do Learn Ruby para ensiná-la !

dizem por ai que a primeira linguagem deveria ser funcional, como lisp ou scheme, por causa da proximidade com as funcoes matematicas que a garotada ja ta vendo no 2o grau… ai fica mais claro as analogias…

java nao eh uma boa primeira linguagem…

Discordo. Acho que uma linguagem simples que você vê resultados saindo rapidamente com pouca codificação é melhor. Visual Basic é bom nisso, bem facinho (mesmo que a estrutura no fim seja uma merda).

Concordo.

Olá

Repito as mesmas considerações que fiz quanto ao Pascal.

Basic foi criado em 1970 justamente para ser a primeira linguagem a ser ensinada nas universidades. VB veio do Basic mas com a inclusão de um monte de parafernálias que dificultam o aprendizado porque tem várias maneiras de fazer a mesma coisa.

Como Pascal, aprender VB é pura perda de tempo porque não servirá para muita coisa no futuro.

[]s
Luca

C ou javascript, mas com uma tendência maior pro primeiro. Minha resposta na verdade seria Pascal, mas o Luca destruiu minha resposta. :cry:

Eu penso em C porque via de regra a pessoa está aprendendo, junto com a linguagem, as primeiras noções de lógica básica (loops, condicionais, etc) e de como é um programa (estrutura, código fonte, compilação…), e acho que C é ótimo pra isso. (Pascal é ótimo pra isso… rs…)