Qual estudar primeiro: PHP ou JavaScript ?

Bom dia pessoas.
HTML e CSS eu já me viro bem. Agora eu queria iniciar os estudos em outras linguagens e gostaria da opinião de quem sabe para me ajudar a me decidir.
Estou em dúvida entre PHP e JavaScript.

Meu foco é web (só fico perdida se front ou back, gosto dos dois ;/ )
Então, se puderem me dar uma luz… :smiley:

Bom dia e um ótimo ano a todos!

1 curtida

Por que precisa ser um ou outro? O que te impede de estudar ambos ao mesmo tempo? Ambos se complementam, por que separá-los?

Não se apegue à separação frontend/backend. Se possível, tenha bons conhecimentos em ambos. Assim, a gama de oportunidades que poderá aceitar será maior.

Abraço.

3 curtidas

É que sou iniciante, não sei se é uma boa eu misturar ambas. Mesmo no meu caso você aconselha estudar duas em paralelo?

Sim.

Pra não sobrecarregar, você pode dividir seu tempo de estudo, focando em uma de cada vez. Por exemplo, numa semana estuda php, e na seguinte javascript, e vai alternando.

Abraço.

Recomendo estudar primeiro javascript, aprenda a manipular bem o navegador (client side), aprenda fazer requisições ajax (com js puro você ainda vai precisar, lembre-se que existem códigos antigos/legados que precisam de manutenção…), pesquise sobre o DOM e como js o manipula, também para divertimento veja como js usa CSS (sim, isso é possível), veja tipos de variáveis, objetos principais (window, navigator, document, etc)…

Depois de bem fundamentado, parta para php e entenderá como ele “conversa” com js através do ajax, no php estude muito boas práticas, segurança tanto ao receber os dados (GET/POST) quanto para usar banco de dados (SQL injection, etc), veja como o php manipula arquivos (upload), como você pode escrever arquivos e salvá-los no servidor (server side), e assim vai aprimorando…

Sua dúvida é muito parecida com essa, dê uma olhada…

Bons estudos!

as duas tem programação no lado servidor (Back-end), escolha a que vc tiver mais afinidade…
eu particularmente gosto e trabalho numa empresa que usa Java, por ser uma linguagem Tipada, pra lidar com Objetos acho bem mais fácil…

Está cada vez mais complicado para iniciantes se decidir por onde começar ou qual caminho seguir.
Sempre que falo que gosto de Frontend, me falam que está muito difícil pois cada dia fica mais fácil, mais automatizado e com isso profissionais menos experientes/habilidosos têm se dado muito mal na área.

Me falaram que Backend seria a melhor escolha, mas quando pergunto quais linguagens eu poderia estudar e que conseguiria me manter sabendo elas e assim fazer meus jobs, me falam uma lista de 20 linguagens para se dominar.
Eu não sou robô, não tenho memória fotográfica, não levo uma vida fácil, não tenho mais meus 15 anos onde eu podia ficar o dia inteiro no computador estudando. ;/

Estou realmente bem chateada e perdida rs.

Valeu pessoal.

1 curtida

Para quem gosta de front-end, pelo menos HTML, CSS e JavaScript são itens que não há duvidas que terá que estudar. Já está bem em JavaScript? Só depois disso pense em ferramentas.

Para back-end são 200 opções mesmo. PHP é uma ótima tecnologia de entrada para quem está perdido no que escolher para estudar back-end Http. Importante é ter toda a base de conhecimento do Http e praticar com alguma tecnologia. Depois disso será capaz de migrar para outras tecnologias conforme objetivos concretos. Se já tiver algum objetivo, dê detalhes.

Parece que frontend web não é pra você.

Permita-de dar-lhe as boas vindas à vida de adulto (que muitos aqui começaram antes mesmo de serem adultos).
Sinceramente, acredito muito que “quem quer, dá um jeito, quem não quer, arruma desculpa”.
Você não precisa ficar o dia todo estudando. Pode estudar, apenas, 15 minutos por dia. Porém, precisa ter ciência que isso acabará tornando o processo de aprendizado mais extenso, levará mais tempo para assimilar conteúdo.
Estudar é uma tarefa repetitiva, exige rotina. Exige dedicação.

Pois bem, como você já “se vira bem” com html e css, nada te impede de estudar os dois juntos, php e javascript (javascript puro, no caso) tem semelhanças (a sintaxe de ambos é C-based) e isso facilita as coisas.
Por outro lado, se a pretensão é estudar algo como angular, vue, react, aí sim, eu te digo que você precisa escolher entre um e outro. Se não é o caso, abrace os dois.

TI não é facil mesmo… tambem estou inciando no mundo de desenvolvimento, comecei tarde sabe, ja com 27 anos, más tenho que pensar não no trabalho que terei em aprender todas essas 20, essas 20 são somente o inicio. Quero mais… mais conhecimento, mais informação, quando vejo algo sobre tecnologia na TV fico louco pra saber como funciona, o qué, quem teve a ideia… se vc for pensar no lado dificil da TI vc não vai andar pra frente. Aprenda uma linguagem, aprenda outra, se não gostar de uma, mude, troque.
Apanho em Java SE ate hoje, e estou aprendendo JavaScript, PHP, e pretendo ainda JAVA EE este ano, já me falaram q Python é uma boa linguagem tbm, outros me disseram que java é a linguagem complicada(é mesmo, mais se for pra ser facil, não tem graça) :slight_smile:

@Naiara_filiaci e @Jederson_Andre, antes de mais nada, entendam duas coisas:

  • aprender é um ofício diário, principalmente para programadores. Não é por desenvolver há 8 anos em java que eu não tenho que me debruçar sobre livros, ver vídeo aulas ou o que seja.
  • Nunca é tarde demais. Nunca.
3 curtidas

Pessoal,

Os professores universitários dessa área não falam para os seus alunos por onde começar ou qual caminho seguir e se é uma boa idéia misturar PHP e JavaScript?

Não tem ordem certa, o que motivar mais o momento da pessoa. Pode ser os dois dependendo do material de estudo usado.

1 curtida

@javaflex,

Se não tem ordem certa, porque quem criou este tópico estava com esta dúvida?

Os professores universitários dessa área não falam para os seus alunos que não tem ordem certa?

Se ela perguntou é porque estava em dúvida sobre isso.

Sobre professor de universidade, se você perguntar podem te responder, nao espere que isso role do nada.

27? E eu que estou com 42 e estou começando agora :frowning:

Eu estou praticamente na mesma situação, tenho um conhecimento intermediário/avançado em HTML e CSS, trabalhei um bom tempo em agencias com Wordpress, mas me limitava apenas em personalizar temas com html e css. Desisti desse ramo, pois tenho muita dificuldade com logica, cálculos, etc e o mercado exigindo cada vez mais conhecimentos, comecei a estudar algumas linguagens, mas desistia, pois não conseguia entender nada, hoje com 42 anos voltei a estudar, quero aprender JS, comprei 2 cursos para iniciantes, mas mesmo assim não consigo entender nada, parece que não começam do começo. As vezes me sinto um retardado mental deprimido, e também fico bem chateado e perdido, mas não vou desistir. Acredito que as pessoas são diferentes, e cada um tem suas habilidades, alguns tem enorme facilidade com programação, mas conseguem aprender um acorde no violão, então acho que vc não deveria levar em consideração esse papo de “ahhh vc deveria aprender 2 linguagem de uma vez…” Desejo boa sorte

Para quem inicia com idade mais avançada e pretende trabalhar dentro de uma grande empresa, se especialize em alguma tecnologia fora do radar da multidão de jovens, a exemplo de SAP/ABAP, Oracle Forms, Lotus Notes, Centura/SAL, etc.

Minha humilde opinião pessoal é que você deve começar por JavaScript. Por mercado, facilidade e motivação:

Mas qualquer linguagem que você esteja animado serve!