Qual estudar primeiro: PHP ou JavaScript ?

Bom dia pessoas.
HTML e CSS eu já me viro bem. Agora eu queria iniciar os estudos em outras linguagens e gostaria da opinião de quem sabe para me ajudar a me decidir.
Estou em dúvida entre PHP e JavaScript.

Meu foco é web (só fico perdida se front ou back, gosto dos dois ;/ )
Então, se puderem me dar uma luz… :smiley:

Bom dia e um ótimo ano a todos!

1 curtida

Por que precisa ser um ou outro? O que te impede de estudar ambos ao mesmo tempo? Ambos se complementam, por que separá-los?

Não se apegue à separação frontend/backend. Se possível, tenha bons conhecimentos em ambos. Assim, a gama de oportunidades que poderá aceitar será maior.

Abraço.

3 curtidas

É que sou iniciante, não sei se é uma boa eu misturar ambas. Mesmo no meu caso você aconselha estudar duas em paralelo?

Sim.

Pra não sobrecarregar, você pode dividir seu tempo de estudo, focando em uma de cada vez. Por exemplo, numa semana estuda php, e na seguinte javascript, e vai alternando.

Abraço.

Recomendo estudar primeiro javascript, aprenda a manipular bem o navegador (client side), aprenda fazer requisições ajax (com js puro você ainda vai precisar, lembre-se que existem códigos antigos/legados que precisam de manutenção…), pesquise sobre o DOM e como js o manipula, também para divertimento veja como js usa CSS (sim, isso é possível), veja tipos de variáveis, objetos principais (window, navigator, document, etc)…

Depois de bem fundamentado, parta para php e entenderá como ele “conversa” com js através do ajax, no php estude muito boas práticas, segurança tanto ao receber os dados (GET/POST) quanto para usar banco de dados (SQL injection, etc), veja como o php manipula arquivos (upload), como você pode escrever arquivos e salvá-los no servidor (server side), e assim vai aprimorando…

Sua dúvida é muito parecida com essa, dê uma olhada…

Bons estudos!

as duas tem programação no lado servidor (Back-end), escolha a que vc tiver mais afinidade…