Qual melhor ambiente para dev de Interfáce Gráfica?

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Bom pra começar eu não tinha nem idéia de onde colocar este tópico mais por intuição vou colocar aqui mesmo… é que são algumas questões relacionadas à ambientes de desenvolvimento, entre mais algumas coisas. :roll:

Estou desenvolvendo um sistema que tera uma interface gráfica para o usuário… se fosse desenvolver em outra plataforma sem ser java como o Delphi a criação da interface seria bem simplificada mas por vários motivos dentre eles, aprender, vou desenvolver em java mesmo. 8)

Por isso comecei a testar vários ambientes para qual oferecia mais vantagens para o desenvolvimento gráfico Ja testei os seguintes ambientes:

:arrow: Eclipse com VEP: achei uma porcaria porque é difícil manipular os componentes;
:arrow: Eclipse com SwtDesigner(Free edition): Quase a mesma coisa que o VEP;
:arrow: JBuilder X: achei bem melhor e pelo que eu vi ele deixa o frame e os componentes Swing com o look and feel do próprio Windows;
:arrow: NetBeans 3.5.1: achei ele muito pesado e os componentes ficam muito simples, a aplicação fica bem pesada.

Qual vocês acham melhor para desenvolvimento gráfico ? Pretendo usar o Swing mesmo…

Para codificar depois da interface pronta claro que eu pretendo utilizar o Eclipse, sem dúvida é o melhor.

OBS, estou tendo alguns probleminhas com o Jbuilder X… se puderem me ajudar o outro tópico sobre isso ta aqui http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=6399

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

Eu uso o netbeans e o eclipse

Falando serio? Fazer na mao ainda eh o melhor jeito de acabar com codigo satisfatoriamente usavel, depuravel, manutenivel, e mais um monte de “áveis”. :smiley:

Realmente acho que a solucao eh escrever NA MAO os codigos fontes assim voce sabe TUDO o que o programa faz…

Dia de editor: JEdit leve pratico e com muitas funcionalidades…

Escrever nao mao !? Pára meu…! rs… :shock:
Isso é coisa de louco e viciado… Ja imaginou ter que fiar alinhando os campos da tela na mao ? Voltar a mainframe!? Afff…

No meu caso, comecei a desenvolver com o Visual Age. O GUI dele é excelente. mas o problema eh que gera mta sujeira. Mas á pra contornar.

Ateh hj nao achei nenhuma GUI igual a ele. Entao, atualmente, uso o Visual Age para fazer o visual e o netbeans para editar.

Mas acho que o netbeans eh bonzinho, e o Eclipse com o VEP deixa tudo mais limpo.

Ja tentou usar o JDeveloper ???

Com relacao a “carinha do windows” ele tá setando o look and feel pro nativo.

Pessoalmente estou fazendo a mão e não estou achando nenhum pouco complexo, principalmente se houverem muitas telas (como é o meu caso) e todas seguem um padrão…
Fica fácil fazer a mão e até mesmo gerar com um gerador próprio o básico do layout (assim vc escapa das nhacas que os editores visuais fazem com o seu código).

Fallow

[quote=“brlima”]Escrever nao mao !? Pára meu…! rs… :shock:
Isso é coisa de louco e viciado… Ja imaginou ter que fiar alinhando os campos da tela na mao ? Voltar a mainframe!? Afff…[/quote]

Ja ouviu falar de Layout Managers decentes? http://jgoodies.com - nao precisa de nada dessa historia de alinhar campos na mao. :wink:

Acho o VEP bastante parecido com o desenhador de GUI do VA. Mas questao de gosto nao se discute :wink:

UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName()); :wink:

É esse do Jgoodiess que o cv falou que eu uso…
Para formulário é uma mão na roda e é muito mais simples que o gridbag…

E a facilidade de se fazer na mão fica bastante grande (claro, não tem aquele esquema de botar um pouquinho pro lado, hehehe, tem que mudar as constraints, mas a beleza do código vai depender de vc e não do gosto de quem implementou a ferramenta), sem contar que, ao meu ver, quando o código é feito a mão vc tem mais idéias para reutilização de objetos (tipo, bah, já fiz a mesma coisa em outras telas, acho que vou fazer um componente com isso) do que num código gerado (bah, isso é tão simples de fazer, só arrastar, não vou fazer um componente)… 6 semanas depois… hum, acho que essas telas podem mudar, ops, são 15 formulários que tem o mesmo detalhe… heheheh

Fallow

[color=“blue”]Oi pessoal !!!

Valeu, mais essa dica aí do Look and Feel ja resolveu meu problema, vou continuar desenvolvendo a interface gráfica no JBuilder X mesmo… argh… esse negócio de desenvolver com esse gerenciador de layout não deu certo pra mim, vou tirar o lixo no Eclipse depois que acabar de desenhar. :roll:

Aproveitando… quem aí ainda estiver interessado em SWT achei um plugin dele para eclipse que quebra bem o galho, se chama Jigloo e o link pra ele ta aqui http://cloudgarden.com/jigloo/

Valeu pessoal !!!
SkyBlue[/color]

Eu uso o NETBeans para criar JSP’s, mas para desenvolver em Swing estou usando o JBuilder 8(veinho já…)
Achei o melhor para criar interfaces gráficas.
Vou experimentar o Eclipse agora.

Use o JCreator!
Simples,leve e organizado
Falow :smiley: