Qual o melhor livro de UML atualmente?

Gostaria da opinião de vocês sobre o melhor livro de UML da atualidade, pois identifiquei alguns posts antigos e existem diversas versões no mercado.

No site http://www.omg.org/spec/UML/ mostra a data de lançamento de cada versão. Realizei algumas pesquisas e me deparei com os seguintes livros:

  • UML 2.5: Do Requisito à Solução
  • UML 2 - Uma Abordagem Prática
  • Uml Essencial - 3ª Ed. 2004
  • Princípio de Análise e Projetos de Sistemas com Uml

Mediante destas opções, o livro mais atual é o UML 2.5: Do Requisito à Solução, porém não sei se é o melhor ou mais indicado para quem deseja se aprofundar no assunto.

Falar em UML atualmente é complicado, pois a moda dessa sigla passou, onde maioria usava só pela moda mesmo.

Qualquer livro que siga esse conteudo vai servir: http://eic.cefet-rj.br/papsuml3ed/papsuml3ed-caderno-zero.pdf

O mais importante é folhear os livros e ver qual forma de escrita mais te agrada.

1 curtida

O melhor livro na minha opinião para começar a aprender a sintaxe da UML é o UML Essencial. Não importa que ele não cubra as ultimas versões da linguagem.

Apesar de poucas empresas usarem UML em toda sua extensão, quase todas usam alguma parte da linguagem para modelar sistemas.

Agradeço o comentário de vocês, JavaFlex e Esmiralha.

Já que as empresas “não estão utilizando” o UML para modelar sistemas, sabem me dizer o que estão usando?

Sobre modelagem, depende do seu cenário. Modelagem orientada a objetos é o que mais procuram usar. Já existia antes de surgir a sigla UML, que unificou várias coisas, dentre elas a própria modelagem orientada a objetos com diagrama de classes.

Onde trabalho usamos modelagem relacional. Apesar de trabalhar com “classes” na aplicação que mantenho, a modelagem de fato começa e é mantida orientada a banco de dados, dando visão da modelagem também para as aplicações que não são orientadas a objetos.

Entendi…
Com base nessas dicas, vou relembrar UML e estudar modelagem em banco de dados para me encaixar em qualquer projeto.
Vou buscar as ferramentas mais utilizadas no mercado para modelagem em banco para estudar.

Para enriquecer o assunto deste tópico, vou utilizar para relembrar UML e ter como consulta o livro “UML 2 - Uma Abordagem Prática”.

Mais uma vez, agradeço pelas dicas!! :+1:

Mas não deixe de estudar também modelagem orientada a objetos, como falei é o que mais procuram seguir no cenário de aplicaçőes orientadas a objetos. Embora minha realidade sempre ter sido orientada a modelo de banco de dados relacional, com profissionais específicos para isso, que são os administradores de dados (AD).

eu programo desde 1998 e nunca precisei de UML

uma pergunta: onde vcs usam isso, na moral?

Também nunca usei. No máximo já passei por reunião em que sem pretensão nenhuma começaram a rabiscar um dos diagramas para entendimento momentâneo de uma funcionalidade nova, mas passado a reunião foi pro lixo. Na prática do dia a dia só modelagem relacional mesmo é mantida.

anos atras surgiu a moda do MDA - model driven architecture e vc desenhava diaramas uml e isso gerava codigo… não sei que fim levou

@peczenyj , gerar código a partir de modelos (em UML ou não) é algo que é tão comum que às vezes fazemos sem perceber.

Um exemplo. Quando o @javaflex faz seu modelo E-R, provavelmente ele gera o script de criação do banco a partir do modelo E-R. Voilá, MDA!

São os ADs que fazem esse trabalho. Provavelmente trabalham dessa forma que você falou mesmo, usam ERWin. Para o caso deles deve funcionar bem, pois estão há decadas trabalhando assim. Para desenvolvimento de sistema do meu lado não gostaria de trabalhar dessa forma, ainda bem que não foi pra frente.

Cara, é só um exemplo… Você programa em Java? Então, quando você digita seu programa em Java você sabe que vem um compilador e converte o Java para bytecode, certo? Isso é uma transformação de um modelo textual em outro modelo textual. Nada demais, né? Por que transformar um modelo visual em código seria tão diferente? Não vejo como muito diferente, nem como panaceia para todos os problemas.

Não estou questionando isso. Já participei de projeto Java, mas efetivamente trabalho com .NET, que dá no mesmo pra o que você quis dizer. Ajuda é sempre bem vinda nesse sentido, portanto que não engesse ou atrapalhe mais do que ajude para o que precisamos manter e evoluir direto no ponto. Independente disso, só falei mesmo que não gostaria de desenvolver funcionalidades gerando código a partir de diagramas.