Qual o próximo passo de um programador júnior?

Fiz 1 ano e 5 meses de experiência (incluindo estágio) trabalhando principalmente com Java. Outras coisas que acabei lidando um pouco no trabalho foi:

  • duas ou três telas básicas de front-end (HTML, CSS, JavaScript)
  • umas oito ou nove correções de bugs num sistema C# / .NET
  • umas queries e CRUDs básicos em Elasticsearch, mas nada complexo
  • umas queries e CRUDs básicos num banco não-relacional (não usamos banco relacional)
  • códigos Java pra salvar e deletar arquivos no AWS S3
  • códigos Java para buscar e mandar mensagens nas filas do AWS SQS
  • APIs REST usanvo JAX-RS

Essas basicamente são as principais coisas que “aprendi” ou pelo menos tive um pouco de contato.

Dito isso, queria saber se estou evoluindo muito devagar, se estou na média ou se tô indo bem até? Eu me sinto mal porque todas essas coisas eu só pincelei e não sinto que realmente “aprendi” elas. Ou com todo mundo é assim mesmo?

E dado esse mini background meu, qual seria o meu próximo passo? No que devo focar? O que devo estudar? Eu tô bem disposto a gastar um bom tempo com livros e cursos esse ano, mas tenho medo de acabar gastando tempo, esforço e dinheiro em assuntos que não é tão relevante pra mim agora (ainda não sei se vale a pena gastar tanto tempo e dinheiro pra tirar a certificação OCP, por exemplo; ou se devo estudar mais CSS, que é algo que tive dificuldade quando desenvolvi as telas, mas gostaria que meu foco fosse back-end, etc.)

1 curtida

Se estiver trabalhando no momento, a melhor maneira de evoluir é ajudando alguem mais experiente.

4 curtidas

E aí Erick, tranquilo?

Cara, eu nem tenho experiência real com programação, digo, eu nem sequer sou júnior, estou estudando por conta, sendo que eu tenho 17 anos e estou no 3° ano do ensino médio, dito isso, eu lendo o seu tópico gostaria de saber: Como você conseguiu as suas oportunidades de estágio/trabalho ? Foi devido à faculdade, ou sei lá?

É claro que a sua dúvida eu não vou saber responder, entretanto, estou aproveitando o seu tópico para colocar uma dúvida que eu tive ao ler o seu tópico… um pouco confuso né? hauahsuahsu

É isso, abraço.

1 curtida

Sim K.Schaeffer, hoje o estágio só é possível por meio de curso técnico ou por meio de algum curso superior.

Para conseguir trabalho hoje a graduação muita das vezes pouco importa, as empresas preferem contratar pessoas que sabem fazer do que alguém graduado.

Isso pode mudar quando for aprovado o órgão regulamentador da computação, porem no momento estamos nessa situação.

Continue estudando, veja web e mobile, mercado sempre tem.

1 curtida

Estuda o padrão de CSS (Bootstrap, menu responsivo) e depois foca no backend ja que é o quer.

A demanda por programadores Fullstack esta grande, talvez no seu caso vale a pena estudar um framework JS como Angular, React ou Vue.

Bom… eu não sou o autor do tópico, mas talvez você gostaria de saber como uma outra pessoa conseguiu o seu primeiro emprego como dev… então vamos la:

O meu primeiro emprego eu encontrei através da Catho, diariamente eu recebia vagas no e-mail até que um dia uma bateu com o que eu sabia, ai decidi arriscar e mandei um e-mail com o meu currículo.

Eu tinha uma conta free na Catho, logo eu não conseguia me comunicar com essa empresa, pois eu também nem sabia qual era, então eu copiei a descrição da vaga e taquei no Google e acabei encontrando uns 2 sites de empregos que tinha o contato dela.

O conhecimento eu consegui através de cursos, assistindo, copiando do instrutor e depois fazendo um projetinho para fixar.

Aqui na minha cidade, quase não tem/tinha vagas de estágio, e como eu já tinha uma bagagem “boa” para iniciar por causas dos diversos cursos, decidi arriscar a entrar como Java Jr e deu certo.

Com o tempo é normal você ir adquirindo experiência e evoluindo o cargo.

1 curtida

Oi, K.Schaeffer!

Sim, foi devido a faculdade. Eu estava no início do segundo ano da graduação de Engenharia de Software (fazia mais ou menos 1 ano que eu tinha começado a programar). Mandei currículos pra umas três ou quatro vagas que encontrei pra estágio de desenvolvimento de software e consegui passar em uma delas. Acho que foi importante pra mim ter dito que tinha feitos projetinhos pequenos como alguns jogos simples, sites simples estáticos, ou programinhas experimentais, etc. E também me saí bem nos testes de lógica e de programação que tinham me passado.

Boa sorte nos estudos, cara! Espero que não fique tão perdido e sem saber o que fazer como estou agora, haha.

1 curtida

Eu pensava assim, também. Faça um projeto externo para testar seus conhecimentos e veja o que você realmente aprendeu e o que pode melhorar.

Só você pode definir o seu próximo passo. Todavia, eu pensaria 2x antes de tirar certificação (já rendeu muito assunto aqui). O importante de verdade é que você não pare de estudar, independente do que você estiver

Obrigado pela resposta! :slight_smile:

Mas “focar no backend” é algo extremamente genérico. É exatamente por não saber qual o melhor caminho a seguir agora que estou perdido. Esse do CSS foi só um dos exemplos.

Você também é programador júnior? Você realmente sente que sabe a aprendeu as tecnologias que você usa no seu trabalho como os frameworks, as libs, as plataformas, os bancos? Não sente que tá evoluindo devagar, igual eu tô sentindo?

Eu não sei o que você sabe de backend, mas legal seria aprender JPA, Mensageria, Jasper Reports, Spring, etc

O problema de projeto externo é que não faço ideia do que fazer e muitas vezes chega uma hora que não sei pra onde ir. Fico “okay, já fiz essa e essa funcionalidade e agora…?”. É bem mais difícil quando não se tem alguém pra especificar as funcionalidades e o designer pra criar as telas, haha.

Eu tô disposto a não parar de estudar, só não sei bem o que estudar, haha. Tô totalmente perdido com as infinitas tecnologias que têm por aí, e quanto devo investir em cada uma.

Sim, nos últimos dias eu meio que me convenci de que não vale tanto a pena tirar a certificação Java (depois de ter estudado uns 3 meses pro OCA, haha)

No início eu sofria com idéias de design, até que comecei a procurar exemplos na net e fui me baseando neles, ai meio que fiz um layout meu

1 curtida

Obrigado por compartilhar a sua experiência Mike, é muito importante para quem está ainda começando a sua jornada, valeu!

Obrigado pela resposta Erick,

Cara, acredito que seja totalmente normal ficar perdido, soa um tanto quanto clichê, mas na realidade todo mundo está.
O ponto é, assim como o FearX falou, continuar estudando e buscando melhorar sempre, nem que seja estar um pouco melhor hoje em comparação ao seu eu de ontem, entende? De resto as coisas vão caminhando e no fim tudo fica da forma que deveria ficar.

Boa sorte nos seus estudos também parceiro.
Abraço.

1 curtida