Quero Aprender sobre como trabalhar com imagens em Java

Olá eu venho pesquisando bastante sobre como trabalhar imagens no java, mas o que eu encontro nem sempre é simples pra min que ainda estou aprendendo java ou não funciona corretamente. O que eu preciso é saber quais os métodos e classes que existem no java para trabalhar com imagens como exibir, modificar, salvar e copiar.
Se não deu pra entender o que eu quero, peço desculpas, pois não sei explicar bem.

Para carregar uma imagem no Java, um jeito simples é usar BufferedImage, que é uma classe que armazena a imagem e suas informações (pixels, tamanho, etc). Você pode modificar uma imagem carregada num BufferedImage aplicando algoritmos sobre os pixels dela.

Para exibiri uma imagem, você pode usar um JLabel do Swing, um Label no JavaFX ou desenhá-la diretamente sobre um canvas usando Java2D.

Para salvar uma imagem (possivelmente alterada), você pode usar ImageIo.write, que recebe um File com o caminho, um bufferedimage e o formato (jpeg, png, …).

Para copiar, você pode copiar diretamente pelo sistema operacional, ou basta usar o ImageIO.write para salvar com um nome diferente.

Abraço.

3 curtidas

Como eu faria para exibir uma imagem no JLabel?

ImageIcon image = new ImageIcon("caminho_da_imagem_virá_aqui");
JLabel imagelabel = new JLabel(image);

Abraço.

Leia a documentação das classes Image, BufferedImage, Graphics e Graphics2D.

Não funcionou, ele só abre o JFrame e não exibe a imagem.
Eu acho que ele não consegue encontrar o arquivo, não sei se é realmente isso.
Eu salvei o arquivo dentro de um pacote no próprio projeto.


Vou deixar uma print do projeto, é o projeto TrabalhandoImagens, talvez assim possa melhorar a visualizar pra me ajudar.

1 curtida
InputStream stream = getClass().getResourceAsStream("/imagens/Habitante_Zul.png");
Image image = ImageIO.read(stream);
ImageIcon icon= new ImageIcon(image);

vc pode fazer da seguinte forma

ImageIcon imagem = new ImageIcon(“caminho da imagem”);