Quero Aprender sobre como trabalhar com imagens em Java

Para carregar uma imagem no Java, um jeito simples é usar BufferedImage, que é uma classe que armazena a imagem e suas informações (pixels, tamanho, etc). Você pode modificar uma imagem carregada num BufferedImage aplicando algoritmos sobre os pixels dela.

Para exibiri uma imagem, você pode usar um JLabel do Swing, um Label no JavaFX ou desenhá-la diretamente sobre um canvas usando Java2D.

Para salvar uma imagem (possivelmente alterada), você pode usar ImageIo.write, que recebe um File com o caminho, um bufferedimage e o formato (jpeg, png, …).

Para copiar, você pode copiar diretamente pelo sistema operacional, ou basta usar o ImageIO.write para salvar com um nome diferente.

Abraço.

3 curtidas

Como eu faria para exibir uma imagem no JLabel?

ImageIcon image = new ImageIcon("caminho_da_imagem_virá_aqui");
JLabel imagelabel = new JLabel(image);

Abraço.

Leia a documentação das classes Image, BufferedImage, Graphics e Graphics2D.

Não funcionou, ele só abre o JFrame e não exibe a imagem.
Eu acho que ele não consegue encontrar o arquivo, não sei se é realmente isso.
Eu salvei o arquivo dentro de um pacote no próprio projeto.


Vou deixar uma print do projeto, é o projeto TrabalhandoImagens, talvez assim possa melhorar a visualizar pra me ajudar.

1 curtida
InputStream stream = getClass().getResourceAsStream("/imagens/Habitante_Zul.png");
Image image = ImageIO.read(stream);
ImageIcon icon= new ImageIcon(image);

vc pode fazer da seguinte forma

ImageIcon imagem = new ImageIcon(“caminho da imagem”);
JLabel imagelabel = new imagelabel();
imagelabel.setIcon(imagem);


Obg, agr foi, uma dúvida, se eu quiser atualizar essa imagem, eu só repetir essas linhas mas com um nome de outra imagem que tenha ali certo?

isso, vc pode fazer da seguinte forma

imagelabel.setIcon(new ImageIcon(“caminho da imagem”));

ou usar somente o objeto ImageIcon

Blz, como eu posso mover essa imagem no Frame? geralmente o label fica sempre no centro do frame

existem vários tipos de gerenciados de janela, mas eu recomento usar sem um pois da um maior controle, fazendo da seguinte forma criando um método construto e nele colocar toda as configurações da janela e os objetos da seguinte forma

public class TrabalhandoImagens extends JFrame implements ActionListener {

    ImageIcon imagem = new ImageIcon(“caminho da imagem”);
    JLabel imagelabel ;

public TrabalhandoImagens() {

    setSize(largura_janela, altura_janela); //aqui se coloca a largura e a altura da janela
    setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); 
    setTitle("titulo janela"); //tituloo da janela
    setLocation(100, 0); //a posição da janela no monitor
    setLayout(null); //gerenciador de janela nesse caso vai usar nem um
    setVisible(true); //deixa o Frame visível

    imagelabel = new JLabel(); //inicia o objeto 
    getContentPane().add(imagelabel); //adiciona o objeto no painel
    imagelabel.setBounds(100, 100, 200, 200); //posiciona o objeto os dois primeiros valores são a posição X e Y no Frame e depois a largura e altura do objeto
    imagelabel.setIcon(imagem);//muda o icone
}

public static void main(String[] args) {
    JFrame janela = new TrabalhandoImagens();
}

Cara, a imagem fico em uma posicão só e não vo passar aqui a imagem:

cara so usa .add(imagelabel); se vc estiver usando um painel como nesse caso vc esta usando nem um painel recomento usar getContentPane().add(imagelabel);

desculpa @samlis acho que agora entendi vc quer mover a imagem com o mouse é isso ?

não, só mover a imagem a partir das coordenadas dentro do frame

Por exemplo, eu quero colocar a imagem no canto superior direito que seria o ponto (0,0) no Frame. A questão de usar o mouse ou o teclado não tem muito importância, pq eu só quero por enquanto mover a imagem de lugar mesmo, sobre eventos de mouse ou teclado eu já tenho um pouco de noção

É mai ou menos isso aqui, mover a imagem ali pro outro espaço vazio:

O problema persiste, eu só consigo fazer a mudança de posição fazendo isso que eu fiz no código, fora isso ele não muda de posição.

package trabalhandoimagens;

import java.awt.Image;
import java.io.IOException;
import java.io.InputStream;
import javax.imageio.ImageIO;
import javax.swing.ImageIcon;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
import java.util.Timer;
import java.util.TimerTask;

public class TrabalhandoImagens {
static Timer timer = new Timer();
static int i = 0;
static int x = 0;
static int y = 0;
public static void main(String[] args) throws IOException {
        final Janela janela = new Janela();
        timer.scheduleAtFixedRate(new TimerTask() {
            @Override
            public void run() {
                if(i<5){
                    i++;
                    janela.moverLabel(x,y);
                    x += 10;
                    y -= 10;
                } else {
                    timer.cancel();
                    System.out.println("Acabou");
                }
            }
        }, 100, 1000);
    }

}

final class Janela extends JFrame {
InputStream stream = getClass().getResourceAsStream("/imagens/Habitante_Zul.png");
Image image;
ImageIcon imagem;
JLabel imagelabel;

public Janela() throws IOException {
    this.image = ImageIO.read(stream);
    imagem = new ImageIcon(image);
    imagelabel = new JLabel();
    
    setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
    setSize(600,600);
    setVisible(true);
    this.getContentPane().add(imagelabel);
    
    imagelabel.setLayout(null);
    imagelabel.setIcon(imagem);
}
public void moverLabel(int x, int y) {
    imagelabel.setBounds(x,y,imagelabel.getWidth(),imagelabel.getHeight());
}

vc pode chamar esse método qual sua imagem for clicada, ele pega a posição X e Y do seu curso do mouse adiciona a posição da imagem meno o seu tamanho dividido por dois

private void imagelabelMouseDragged(java.awt.event.MouseEvent evt) {                                      
    imagelabel.setLocation(evt.getX() + imagelabel.getLocation().x - imagelabel.getWidth() / 2, evt.getY() + imagelabel.getLocation().y - imagelabel.getHeight()  / 2);
}

vc esta fazendo um jogo? pq se estiver vc pode criar um repositório no GitHub e passar o link por aqui, eu ajudo

Então eu só consigo mexer uma imagem ou definir a posição dela através de Eventos como por exemplo mouse e teclado?

E na verdade eu to querendo aprender o máximo que eu poder sobre Java, antes de tentar criar um jogo. Isso que to fazendo é só pra aprender mesmo.

Não, você pode alterar de acordo com qualquer parâmetro que quiser (ex: de x em x segundos, ou quando um determinado estado interno do seu programa mudar).

O método setLocation(), por exemplo, precisa de 2 parâmetros: posição X e posição Y. Pra ele, não importa de onde vieram esses valores (do mouse, teclado, rede, temperatura do processador, um timer, distância da Terra até a Lua…). O setIcon() precisa de um ImageIcon, mas de onde vem esse ImageIcon não importa para ele. Isso é uma das mágicas do encapsulamento :wink: .

Dica: se quer criar um jogo razoavelmente dinâmico, os componentes Swing não são adequados. Geralmente, em jogos, se desenha diretamente sobre um canvas (ex: sobrescrevendo o método paintComponent de um JPanel). Você estará melhor servido usando uma biblioteca/engine como a LibGdx, mas não recomendo até você estar mais confortável com Java.

Abraço.