[RESOLVIDO] Classe Gson não encontrada

Estou com a necessidade de trabalhar com Json e optei por usar a biblioteca Gson da Google que está na versão 2.8.5 e acredito que meu problema seja simples, porém não estou enxergando o que possa ser.

A página da Google aponta para o Github para fazer download e lá só tem o diretório, não tem o .jar.
Adicionando o .zip ou External Directory no Eclipse não funciona, as classes não aparecem para eu trabalhar.

Tentei de outro jeito, fiz o download do .jar pelo site:
Download do Gson pelo Maven
… e desse jeito funcionou a princípio, quando eu digito Gson no eclipse e aperto CTRL+Space, ele adiciona o:
import com.google.gson;

Porém quando eu executo o projeto, ele dá o erro:

O que pode estar acontecendo?
Eu segui 3 tutoriais diferentes no youtube de como adicionar o Gson ao Eclipse e todos eles usam o .jar e não um diretório ou arquivo zip.

É um projeto web?
Colocou esse jar dentro de WebContent/WEB-INF/lib?

Sim, é um projeto web!

Não, eu não havia colocado o .jar dentro do WebContent/WEB-INF/lib.
Eu acabei de colocá-lo e deu certo!

Eu havia somente ido em Projeto -> Properties -> Java Build Path -> Add External Jar(s).

Problema resolvido, todos os .jar terão que ser adicionados no Java Build Path do projeto e também colocados no WEB-INF/lib?

Quando você coloca dentro do WEB-INF/lib, automaticamente o eclipse já os coloca no classpath.

1 curtida

Entendi, legal saber para os próximos .jar. Mais informação para o meu knowhow.
Muito Obrigado Darlan!

No caso, é só para .jar mesmo? Já achei algumas bibliotecas (como a última versão do Gson) que vem em .zip (github) ou o próprio diretório em si.

Teoricamente, funcionaria com zip, mas eu nunca testei.
Porém, eu sugiro que você estude um gerenciador de build, com o maven ou mesmo o gradle.
Você vai perder umas boas horas estudando, mas ganhará em produtividade e estará mais aderente ao que o mercado espera de um DEV.

1 curtida

Realmente com o zip não deu certo, o eclipse não reconhece para você importar nem no CTRL+Space e nem importando na unha.

Muito obrigado pelo conselho também! Eu vi que o Maven é um conhecimento exigido para conhecimento de dev. Eu tenho um curso aqui mas ainda não iniciei.
Este projeto eu estou fazendo cru porque é algo simples e estou migrando PHP para Java.

Você poderia me falar mais o que se espera de conhecimento para os DEV ou seria melhor eu abrir outro tópico?