Rumo profissional

Caros,

Eu estou nesse mundo louco de desenvolvimento java há cerca de sete anos. Já passei por várias empresas, desde consultorias “três letras”, até chegar (e ficar) em uma empresa como efetivo.
Comecei desenvolvendo com java 1.4 e vim até o 8, passando por coisas divertidas, como Struts 2, depois Struts 1 (isso mesmo), JHX (quem não se lembra?), JSF 2, JSF 1.2 (sim, do 2 para o 1.2), passando por webservices soap e rest, SOA utilizando ferramentas Oracle (como o famigerado OSB e o BPMN).
Já ministrei aulas em cursos profissionalizantes em escolas com a mesma finalidade que a Caelum por cerca de 4 anos, brincando mesmo, com os algoritmos e java.
Hoje em dia eu me vejo numa encruzilhada. Talvez pelo fato de, no passado, ter trabalhado por sete anos com suporte à sistemas e ao cliente.
Não sou certificado java. Sou graduado em sistemas de informação, mas, análise não é a coisa que eu mais gosto no mundo.
Assim sendo, eu gostaria que os colegas pudessem me auxiliar a nortear (ou redefinir) meus objetivos.
Não que eu acredite que já sei tudo e que não preciso aprender mais nada. Mas eu gostaria de opiniões sobre o que aprender.
Já tentei aprender RoR, Android, ASP.NET e para Kinect… Já tentei desenvolver com o play! framework, vRaptor e vários outros, sem gostar muito. Frontend não é minha paixão. Jogos também não.
Então, neste momento, estou bastante frustrado com a área e sem perspectivas. Embora bem empregado, com bom salário, parece que isso não está mais me dando “tesão”.
Alguma sugestão? Todas serão bem vindas.

De uma forma ou de outra, trabalho é trabalho, permanecer vivo no “sistema” para que você consiga o melhor retorno possível à sua vida pessoal, isso é o mais importante e não “tesão por trabalho”. No cenário atual você deveria estar agradecendo. O importante é ir para uma empresa que ganhe bem, tenha bom ambiente e que a carga de trabalho não seja de ritmo acelerado. Em último caso você pode fazer um “pé de meia” e planejar mudar para uma profissão que se sinta mais confortável. Só não ficou claro se você está trabalhando como desenvolvedor mesmo ou em infra querendo ir pra desenvolvimento. Ou o quê exatamente está te incomodando.

Não está muito claro se você enjoou da área de desenvolvimento, se apenas não está contente com a empresa que está trabalhando atualmente, se enjoou de Java e quer outras linguagens pra mudar um pouco o “ar”. Por isso não da pra dar sugestões mais exatas possíveis, porém talvez alguma dessas opções pode te agradar.

  • Mudar de empresa, uma empresa onde vc se sinta melhor
  • Já que tentou RoR e não gostou, não sei o motivo, mas já tentou NodeJS?
  • Se for por questão de salário, estar te deixando desanimado, já pensou em trabalhar fora do Brasil? Pode ser até como remote job, está crescendo cada vez mais, e podemos ganhar em dolares!
  • Tentar mudar um pouco de área, talvez mexer com IoT? Ja que vc gosta de backend, e mobile(android), nem frontend foram de seu gosto.
  • Mudar totalmente de área

@javaflex, tesão por trabalhar é fundamental, no meu caso.
Retorno à vida pessoal, vender coco na praia daria muito mais.
Cenário atual? Recusei, dia desses, uma proposta muito boa, pois a mesma foi coberta pela empresa onde atuo.
A questão é: até onde devo ir, mesmo não estando tão animado com a profissão?
Por exemplo, eu gostaria de desenvolver projetos pessoais, mas não chego a ter vontade de desenvolver nada.

@igor_ks, eu trabalho numa empresa de rastreamento de veículos que está se preparando para IoT… Embora insista em manter coisas “legadas”, como o JSF 1.2…
NodeJS eu mexi pouco, mas não achei tão interessante.
Sair do Paraná está fora de cogitação, família, esposa, filho…
Remote job seria uma opção, nunca cheguei a analisar nada nesse sentido.
Mudar de área tem sido um pensamento recorrente…

Se atente aos pontos exatos que te deixam desmotivados. Você reclamou de tecnologia velha, então procure um lugar que trabalhe com tecnologia atual. Se nada resolver mude de profissao mesmo.

Olha, acho que deve ter em mente se vale a pena mesmo mudar de área… Acho que como foi dito, vá para uma empresa que seja focada em novas tecnologias, tipo startup que desenvolva app… Lá com certeza será bom… usam tecnologia atual…
Outra ideia, é fazer uma pós graduação… na área de mobile… sempre um bom investimento…
Antes de tomar uma decisão… pense muito se irá ser bom…

Já considerou aprender sobre Big Data/Data Analysis ? Sistemas de recomendação ? Tem vários cursos gratuitos no Coursera sobre o assunto.

@rmendes08, nunca cheguei a cogitar isso. Mas vou dar uma olhada. Obrigado pela dica.

Sim, a tecnologia velha é um problema. Mas, o que mais afeta e desmotiva é a ingerência. Não que meus gestores sejam ruins, mas, como a empresa tem como foco vender soluções e produtos, a área de desenvolvimento, embora crucial, é vista como secundária, pois não se tem a cultura necessária para permitir enxergar que sem um bom sistema, o produto vendido é inútil.
Desta forma, não se pode criar um plano de aprimoramento, melhoria na estutura, atualização de código obsoleto e etc.

Então, @bsmachado, mobile e front são coisas com as quais eu não me sinto à vontade.

Ao contrário do meu perfil, deu pra perceber que você prefere trabalhar em empresa que tenha mais foco em tecnologia. Então está no tipo de empresa errada pra você. O que importa pra empresa é ganhar com rastreamento de veículos, não importa se um dos sistemas usa tecnologia ultrapassada, o foco é a atividade fim.

Como o @bsmachado sugeriu, procure trabalhar em startups, ou algum lugar em que a gestão de TI tenha mais foco. Por outro lado, como tudo na vida pode sair de um problema e encontrar novos problemas. Geralmente o ambiente dessas empresas é mais nerd, jovial (você terá que ser jovem para sempre), além de exigir muito mais tecnicamente, trabalhar em mais de um projeto lidando com todo tipo de tecnologia, etc.

O jeito é achar uma tecnologia que compartilhe as mesmas perspectivas que você.

Acho que a linguagem GO se encaixa no seu perfil e, ao que tudo indica, terá mais espaço no mercado nacional por volta de 5 anos.

Go tem umas ferramentas muito gostosas de se trabalhar.

@_l_l_l, eu não pretendo sair de Curitiba, ao menos o plano é este.
Desta forma, o mercado se restringe muito, por isso, GO é algo que, até onde consigo ver, não se tornará “o novo java”.

Não precisa ser jovem pra sempre, apenas ter tido contato com computadores desde a adolescência, coisa que quem tem +40 anos não teve. Na medida que a geração dos computadores ficar mais velha, o ambiente nas empresas acompanha. :wink:

Por outro lado, se você precisa de experiência técnica e autonomia pra tocar diferentes tarefas, não vai querer contratar alguém muito jovem.

@drsmachado, você gostaria apenas de trabalhar com tecnologia? Não pensou em fazer alguma Pós em Gestão ou cerficação PMP e partir para a gestão de projetos? Ou também ir para o lado acadêmico, virar pesquisador ou professor?
Virar um líder técnico acredito que seria uma boa também, iria ter desafios e buchas pra resolver, sem contar que ia estar ensinando os “caminhos da força” para os jovens programadores Padawans :wink: