Separação Clara de Resposabilidades Entre a View e Model

Senhores,
Segundo o que preconiza os MVC, estaria errado colocarmos qualquer if em uma view! Mas de fato isso é possível? Pq às vezes temos questões determinadas regras específicas que só podem ser implementadas em uma tela, contudo isso vai contra o MVC!

Olá Fábio!
Você já estudou sobre JSP? Se não, antigamente, o código java era junto com o código html nas páginas. Isso tornava o código meio confuso, o desenvolvedor tinha que “mexer” com um pouco de design, e o webdesign tinha que entender um pouco de código. Além disso, quando fosse necessário trocar a tecnologia de implementação da view, o trabalho era gigantesco.
Como você deve saber, o MVC veio melhorar essa situação através da divisão de responsabilidades. No caso, geralmente, qualquer ação que venha a “quebrar” esse paradigma de separação de responsabilidades é prejudicial para sua aplicação, pois no final das contas acaba tornando mais difícil a manutenibilidade.
No entanto, sua pergunta foi quanto ao “if”. Se vc já desenvolveu em JSF, vai perceber que qualquer lógica de comportamento de qualquer componente pode sr implementado no controller e posteriormente refletido na view, sem a necessidade de colocar qualquer código java na sua camada de visão.
Ok Fábio?
Abraços…

Desculpas pela demora, mas fazia tempo que não revia a programação. Em verdade, já estudei ambos, mas claro JSF minimiza muito, mas mesmo assim dependendo da aplicação, se for uma que contém páginas muito “ricas”, o MVC vai ter alguns problemas, pois já trabalhei em um projeto, faz tempo, onde as páginas interagiam de mais com os clientes e somente os javascripts podiam resolver. Um exemplo, havia uma tela com uma enorme tabela cheia de regrinhas, uma delas era se selecionar uma quantidade de linhas ao mesmo tempo, um pop up deveria aparecer com uma mensagem referente aquelas linhas com as colunas. Aplicações de Aprendizado na Web, por exemplo, que envolve muita interação entre usuário e página, por exemplo, como ficaria uma aplicação usando um MVC ?