Sistema operacional como parametro

Ola, sou nova na area de programacao, gostaria de uma ajuda neste exercicio, please :slight_smile:

A classe RedesController.java deve ter 2 métodos.
O primeiro, chamado ip, que recebe o nome do Sistema Operacional como parâmetro e, de acordo com o S.O., faz a chamada de configuração de IP e filtra a saída do processo, retornando um String com o nome do Adaptador Ethernet e o IPv4 apenas (Não importa o número de adaptadores ethernet, devem aparecer todos). Os adaptadores que não tiverem IPv4 não devem ser mostrados.
O segundo, chamado ping, que recebe o nome do Sistema Operacional como parâmetro e, de acordo com o S.O., faz a chamada de ping com 10 iterações, filtra a saída, pegando apenas o tempo e dá a saída, em ms, do tempo médio do ping.

Você quer ajuda em relação a que exatamente?

Como posso pegar o IP da maquina usando o sistema operacional como paramentro e a partir disso mostrar os adaptadores Ethernet e Ipv4, usando contains ou split ou trim do java. Nao sei como estruturar a logica

Enumeration nis = null;
try {
	nis = NetworkInterface.getNetworkInterfaces();
} catch (SocketException e) {
	e.printStackTrace();
}
while (nis.hasMoreElements()) {  
	NetworkInterface ni = (NetworkInterface) nis.nextElement();  
	Enumeration ias = ni.getInetAddresses();
	while (ias.hasMoreElements()) {  
		InetAddress ia = (InetAddress) ias.nextElement();
		if (!ni.getName().equals("lo"))
			System.out.println(ia.getHostAddress());   
	}  
}

Começa por isso ai… Tenta entender o que foi executado, e depois traga perguntas mais específicas porque realmente está meio difícil desembolar sua necessidade, fora que chegar aqui no GUJ e dizer: “Quero um programa que replique a inteligencia humana” é um trabalho completo e não uma dúvida.

O trabalho pede que você execute processos do próprio sistema operacional para obter as informações?
É por isso que precisa do nome do sistema operacional como parâmetro?