Sistema para biblioteca

Olá pessoal, estou fazendo um sistema para biblioteca e está faltando muito pouco. Acho, :).

A dúvida segue abaixo.

Bom, primeiro explicando a lógica:

Para emprestar um livro eu teria que:
1- Buscar o livro;
2- Verificar se está disponível (no caso se tiver mais de 1 exemplar em estoque);
3- Se estiver disponível, atribuir esse livro à ficha do aluno;
4- Diminuir 1 livro do total disponível;
5- Aumentar um livro na ficha do aluno (que deve ser limitado em 3.

Agora, eu não sei como atribuir esse livro ao aluno. Outra coisa, botei um contador no programa, mas ele conta o total de livros,
porém, o ideal é ele contar o nº de exemplares de cada livro pra poder fazer as operações acima. Tb não sei como fazer esse
contador individual.

Se alguém souber uma forma para resolver isso eu agradeço desde já.
[]'s.

Bom amigo vamor resolver isso a nivel de banco de dados para que vc reservar um livro para o aluno vc poder criar uma tabela de relacionamento entre aluno e livro onde um aluno pode vincular varios livros desde que o livro em questão ja tenha sido entregue neste table vc precisa vincular no minimo o ID do Aluno e o ID do Livro e vc pode colocar outras informações que forem necessárias tipo data do emprestimo.

bem não sei como vc esta cadastrando os livros mas deu pra enteder que vc esta cadastrando individualmente, acredito que a melhor formar para se cadastrar seria verificar se um exemplar e informar a quantidade no cadastro
Ex:
NomeExemplar: “JAVA”;
ano:2010;
QTDExemplar: “20”;

Para cada livro novo sendo do mesmo exemplar que chagar na biblioteca basta consultar se o exemplar ja esta castrado e se tiver vc efetua uma atualização no registro

Bom espero que tenha ajudado;

Resolvido!