Spring boot com SQLServer reconectar com o banco automaticamente

Pessoal, tenho um projeto que estou utilizando spring boot com sql server e estou tendo um problema pois o servidor onde tenho o sqlserver tem uma internet que não é muito boa e por conta disso as vezes a conexão com o sqlserver cai. Tem como eu configurar meu projeto pra tentar reconectar sempre que necessário?

Conecta a cada requição do usuário. Antes de iniciar o acesso ao banco, você conecta. Quando terminar o acesso e você já tiver a informações prontas pro usuário, ai você fecha pra liberar o banco. Em aplicações web/intranet não é bom deixar o banco conectado o tempo todo.

Obrigada por sua resposta amigo, porém não entendi ao certo como farei isso. O meu sistema eu preciso de conexão ao banco desde o início, como conseguiria identificar isso? Conseguiria me dar mais detalhes?

O que o amigo @javaflex falou é que seria mais interessante você fechar a conexão com o banco depois de ter capturado os dados. Não sei como você implementou mas tem o padrão de projetos Singleton, que garante uma unica conexão com o banco, evitando sobrecarga no servidor e conexões simultâneas.

1 curtida

Como o colega @dsystem falou, depende de como está implementado, sendo que você não postou nada referente a seu código, principalmente onde inicia e onde fecha a conexão com o banco. Mas independente de como você faz, importante é não deixar a conexão boiando, pois além de sobrecarregar o banco, pode acontecer isso que você passa, da conexão ficar perdida por instabilidades na rede. Um exemplo bem básico só pra você ter uma ideia:

Connection conexao = DbUtil.abrirConexao();
try {
	//faz seus acessos ao banco...
} finally {
   conexao.close();
}

Se estiver usando Java 7, pode usar try-with-resource como mostra nesse exemplo: