Spring + Hibernate Duvida sobre criteria

Bom dia a todos

Estou desenvolvendo no netbeans uma pequena aplicação desktop usando spring + hibernate + swing sem jpa sou novo em hibernate e tenho pesquisado um pouco sobre criteria encontrei posts recentes falando sobre essa api, quando começo a implementar o código usa a seguinte linha de comando Criteria criteria = mySessionFactory.getCurrentSession().createCriteria(Produto.class); o metodo createCriteria fica tachado sabe com uma linha sobre oq esta escrito como se o método não estivesse mais em uso ta certo isso mesmo ??? esse método não e mais usado ?
obrigado

Bom, primeiramente, JPA é a especificação da parte de persistencia do Java, e o hibernate implementa ele. Ou seja, se está usando hibernate, a chance de você estar usando JPA é grande.

Sobre o createCriteria, pelo que vi na documentação, ele não está depreciado.
https://docs.jboss.org/hibernate/orm/3.2/api/org/hibernate/Criteria.html
O que vc quis dizer com tachado?

Segue imagem da captura de tela

já ao JPA como só configurei o spring com as propriedades do hibernate e estou criando os DAO acredito que não tenha nada que eu tenha escrito em JPA

obrigado pelo link da documentação vou dar uma lida

Hummm de fato isso é sinal de deprecated (depreciado).
De onde vem sua session e seu Criteria? Qual é o import deles?

De qualquer forma, no Javadoc não te dá instruções de qual usar para substituir o createCriteria?

A partir da versão 5 a Criteria esta depreciada, agora é javax.persistence.criteria.CriteriaQuery

conforma a documentação

http://docs.jboss.org/hibernate/orm/5.2/userguide/html_single/Hibernate_User_Guide.html#criteria

{ },s.

meu session vem org.springframework.orm.hibernate5.LocalSessionFactoryBean o e criteria vem org.hibernate.Criteria;

Estou dando uma olhada na documentação que nosso amigo