Tecnologias java

Vocês poderiam me indicar as tecnologias usadas no desenvolvimento java? servlets, JSP, hibernate, spring… Eu tô boiando.

Agradeço a atenção!

1 curtida

Qual teu objetivo de fato?

Eu estava pensando em começar a desenvolver usando java mas n sei quais as tecnologias que são necessárias por uma aplicação java “completa”.
Por exemplo aplicações precisam de banco de dados, geralmente. Já tenho certa ideia que os desenvolvedores usam muito o hibernate pra trabalhar com isso.

É que eu aprendi a usar codeigniter(framework php) e ele é bem simples mas traz a maioria das funcionalidades utilizadas, banco de dados, o básico de segurança, etc. Já o java, ao meu ver, ele trabalha de uma forma mais “modular”, se não estou errado.

Reformulando…
O spring mvc, por exemplo, é o bastante pra construir uma aplicação completa? Que outras tecnologias eu vou precisar?
hibenate…

Completo é relativo. Que aplicação completa? Qual escopo dela?

Em relação a Java, no geral com Spring MVC você pode atender bem aplicações web no back-end. Para a persistência de dados Hibernate é pesado, mas é o que pessoal de Java mais usa no mercado, voltado mais pra quem não sabe SQL ou quem gosta de seguir modelagem orientada a objetos ao invés de orientado a dados. JdbcTemplate da própria Spring é uma opção mais leve e não induz o programador a fugir de SQL (que de fato é a linguagem de alto nível para banco de dados relacional).

Antes de tudo aprenda sobre HTTP, Servlets e JDBC, que serão a base de tudo no back-end.

Geralmente o pessoal de Java aqui começa seguindo direcionamento dessas apostilas:



2 curtidas

Só complementando o que o @javaflex já comentou, comece pelo básico mesmo, e depois dê uma olhada no “ecosistema” Spring Boot, que seria algo próximo ao que você disse do Igniter, você vai adicionando os módulos de acordo com o que você precisa…

1 curtida