Tecnologias para Java

Boa noite parceiros .
Sou novo no Java e e tbm por aqui . Porém gostaria de tirar uma dúvida e creio que podem me ajudar
Estou aprendendo Java , e gostaria de saber se a tecnologia Java FX Scene Biuder é a mais atual ou já existe outra no mercado ?
Desde já agradeço !

Olá,
Primeiro você deve definir algumas questões.

Se seu grau de conhecimento em desenvolvimento Java é mais elevado e você tem um entendimento em algumas funcionalidades do Java FX, como o binding que lhe permite integrar diretamente componentes da tela com seu Bean. (Veja: Diferenças de Swing e JavaFX).

Se você tem pouca experiência primeiro estude sobre Swing. O Swing apesar de limitado para algumas funcionalidades e um tanto engessado pode tranquilamente dispor de bons resultados para sistemas Desktop. Com ele você pode arrastar componentes e atribuir funções para dar vida a sua aplicação.

Tendo isso em mente ao meu ver o Java FX é mais completo e complexo. Se você não tiver um entendimento bom dele você pode acabar travando em algumas configurações. Porém, a sua interface é muito mais avançada que as do Swing. Basta ver a sua real necessidade de apresentação do sistema, tendo em vista que você consegue utilizar Swing para boas aplicações Desktop.

Qual teu objetivo final com JavaFx?

Produzir sistemas com interfaces amigáveis e atuais .
É que pesquisando verifiquei que ele é uma “versão” melhorada do Swing .
O mercado utiliza as duas ferramentas ? Existe aplicações especificas para cada uma delas ?

Grato.

Swing vai ser descontinuado. JavaFx é pouco usado no mercado. No geral Java para desktop nunca foi uma boa ideia.

Ok .
Mas no mercado JavaFX é a tecnologia mais usada ?

Grato.

Então qual outra tecnologia usar ?

Precisa atender o que exatamente? Ou qual teu objetivo? Se for mercado de trabalho com Java da Oracle, vá para aplicações web.

Ok .
Meu objetivo é entrar no mercado de trabalho , então estou estudando estas tecnologias e me surgiu as dúvidas