Tecnologias para Java

Boa noite parceiros .
Sou novo no Java e e tbm por aqui . Porém gostaria de tirar uma dúvida e creio que podem me ajudar
Estou aprendendo Java , e gostaria de saber se a tecnologia Java FX Scene Biuder é a mais atual ou já existe outra no mercado ?
Desde já agradeço !

Olá,
Primeiro você deve definir algumas questões.

Se seu grau de conhecimento em desenvolvimento Java é mais elevado e você tem um entendimento em algumas funcionalidades do Java FX, como o binding que lhe permite integrar diretamente componentes da tela com seu Bean. (Veja: Diferenças de Swing e JavaFX).

Se você tem pouca experiência primeiro estude sobre Swing. O Swing apesar de limitado para algumas funcionalidades e um tanto engessado pode tranquilamente dispor de bons resultados para sistemas Desktop. Com ele você pode arrastar componentes e atribuir funções para dar vida a sua aplicação.

Tendo isso em mente ao meu ver o Java FX é mais completo e complexo. Se você não tiver um entendimento bom dele você pode acabar travando em algumas configurações. Porém, a sua interface é muito mais avançada que as do Swing. Basta ver a sua real necessidade de apresentação do sistema, tendo em vista que você consegue utilizar Swing para boas aplicações Desktop.

Qual teu objetivo final com JavaFx?

Produzir sistemas com interfaces amigáveis e atuais .
É que pesquisando verifiquei que ele é uma “versão” melhorada do Swing .
O mercado utiliza as duas ferramentas ? Existe aplicações especificas para cada uma delas ?

Grato.

Swing vai ser descontinuado. JavaFx é pouco usado no mercado. No geral Java para desktop nunca foi uma boa ideia.

Ok .
Mas no mercado JavaFX é a tecnologia mais usada ?

Grato.

Então qual outra tecnologia usar ?

Precisa atender o que exatamente? Ou qual teu objetivo? Se for mercado de trabalho com Java da Oracle, vá para aplicações web.

Ok .
Meu objetivo é entrar no mercado de trabalho , então estou estudando estas tecnologias e me surgiu as dúvidas
Vejo que para programar para desktop é interessante o JavaFX mesmo . No mais as aplicações do Java para web mesmo .
Muito obrigado pelas informações “javaflex” .

Para experimentos temporários pode ser interessante. Mas foque nos seus objetivos, veja o que mais pedem nas vagas da sua região.

Ok .

Amigo,

Comecei aprendendo Java Desktop utilizando recursos Swing com Netbeans ( sim, o arrastar botões e implementar funcionalidades) e para início de desenvolvimento é o mais aconselhável.

Embora realmente seja uma tecnologia um tanto ultrapassada, possui bons recursos que podem satisfazer as suas necessidades.

Recomendo que inicie o aprendizado com o Swing, o qual ao meu ver é mais utlizado em relação ao FX.

Tenha em mente que tecnologias Java Desktop atendem empresas de pequenas proporções, com poucos usuários e que necessitem de um sistema com desempenho melhor. Isso vale para um simples sistema de estoque ou um controle financeiro por exemplo.

Perceba que, estas aplicações Desktop tem um melhor desempenho pois não necessitam de requisições em servidores, porém possuem limitações em comparações as aplicações web.

Veja as vídeo aulas do professor Neri Neitzke que vão lhe ajudar a aprofundar bastante o seu conhecimento.

Segue: https://www.youtube.com/watch?v=5l-2Jsin3oU

Procure por Swing nas vídeo aulas dele.

Muito obrigado mesmo !

Opa,

Caso considere fechado o tópico, por favor marque o comentário que resolveu como Solução e adicione ao título [RESOLVIDO]

[]'s