Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Olá, boa noite! Pessoal, quero trabalhar exclusivamente com programação. Vocês acham que fazendo uma graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD é uma boa ideia?

Olha amigo, tbm to começando a aprender programaçao, vi e ouvi bastante profissionais sobre o mercado e tudo mais, e pelo que entendi, o convivio com com outros profissionais da area, projetos efetuados, experiencias e estudo valem mais do que o diploma em si. eu tbm pretendo fazer esse curso, mas vou evitar q seja a distancia.

1 curtida

Olá.
Esse curso ADS é o melhor pra quem quer programar… mas ja aviso, precisa estudar bastante!!!
Sou formado nele e gostei bastante… bem completo a grade dele achei…
Agora sobre EAD se você for bem organizado e conseguir aprender sozinho… vale bastante.
Mas presencial tem a chance de tirar dúvidas e mais contato com os professores…
Essa é a minha opinião.

1 curtida

Carlos,

Eu fiz faculdade de tecnologia presencial e outra na modalidade EAD, já posso te adiantar que dos meus colegas de faculdade que realmente conseguiram se firmar na área e aprender programação foram os alunos que buscaram projetos práticos muito além do que a faculdade oferecia.

Segunda observação, de que forma você tem facilidade de aprender? é lendo? assistindo? você precisa da interação de um professor? Você é uma pessoa disciplinada? Autodidata? São respostas que só você pode responder. Dependendo das respostas uma ou outra modalidade vai lhe atender melhor.

Por ultimo, você quer ser programador? é? Tem certeza? Então você não precisa esperar por faculdade e nem deve! Você pode ser um programador independente de faculdade, com o material disponível na internet você já pode começar a programar agora, já! Basta ir por exemplo no canal do Gustavo Guanabara e aprender algoritmo e várias linguagens.

Não estou dizendo que a faculdade não é necessária , acho que é importante, pois vai lhe dar uma base acadêmica, porém o que vai lhe fazer aprender realmente será a prática diária em projetos.

1 curtida

Muito obrigado pelo feedback, André! Bom, falando um pouco do meu perfil, pego as coisas muito rápido, sou muito autodidata e aprendo com muita facilidade. Essa questão de faculdade é mais pelo mercado de trabalho mesmo. Vejo que é pré requisito básico, por isso a minha pergunta. Cara, eu tenho sede por conhecimento. Estou fazendo curso de inglês pra me tornar fluente na língua e poder consumir mais conhecimento. Conheço o canal do Guanabara. É ótimo! Já terminei o curso de Algoritmos e estou fazendo o de Python. Sobre a sua formação EAD, qual foi o curso? Fez alguma diferença na sua carreira? As pessoas/empresas não tiveram um certo preconceito por ser EAD?

Carlos,

Sim, o mercado tem um certo “preconceito” sim, mas não é com o fato da faculdade ser EAD ou presencial. Que de fato o mercado tem “preconceito” é da pessoa que terminou a faculdade, seja a faculdade EAD ou presencial, se “acha o cara” apenas pelo fato de ter um pedaço de papel escrito “Diploma”, sem que de fato ter competência pra pegar um projeto e colocar de pé.

Mas alguém pode perguntar: “Mas como é que vou conseguir experiência se ainda sou estudante e as vagas de trabalho exige experiência”, amigo pra entrar no mercado não existe apenas o emprego formal, tenho certeza que na sua igreja,na sua escola, na empresa do seu pai etc… existem problemas que podem ser resolvidos do ponto de vista computacional, mesmo que seja uma coisa muito simples, faça até de graça se for o caso pra ganhar experiência, por exemplo uma tela de cadastro e que gere um relatório, não importa, faça… o diploma é importante é… porém do meu ponto de vista é mais provável uma empresa contratar uma pessoa que não tem diploma e sabe realmente como resolver problemas do que o contrario. De acordo com renomado cientista da computação Silvio Meira as faculdades sofrem uma verdadeira epidemia de pessoas que concluem os cursos, mas não sabem programar. Programar se aprende programando soluções para problemas reais.

1 curtida

É verdade, mas não ocorre somente com esta área.
É geral, temos professores que:
1 - não sabem;
2 - não querem; ou
3 - não podem ensinar; e
4 - alunos que não querem aprender.
Ai, se quiser algo com uma qualidade melhor, tem que pagar para o filho estudar.

A situação é menos pior pra quem tenta se garantir sem depender muito do professor, principalmente em EAD.

Mas como você já tem uma base, se puder, faça a universidade, pois tem uma vantagem:
O conteúdo é estruturado.
Não pense que ela vai te ensinar uma linguagem de programação, na verdade a visão é diferente, além disso, você vai ter que praticar e se dedicar muito.

Tem outra vantagem, por exemplo, neste mês a universidade mandou uma mensagem indicando a existência de parcerias para estágio e solicitou que os alunos se cadastrassem, infelizmente eu não tenho tempo pra me dedicar a um estágio e vou ficar só com a teoria por enquanto.

Resumo, vale muito a pena, mas é difícil de qualquer forma, pois o conteúdo é pesado.

1 curtida

addller,

Você falou uma coisa muito interessante: “Não pense que ela vai te ensinar uma linguagem de programação…” , realmente: A faculdade vai lhe ensinar a ciência, os conceitos, bases teóricas etc… mas pra você ter o domínio das ferramentas do mercado ai meu amigo é por outro caminho que você terá que percorrer.

Outro detalhe, imagine um professor exigente que entende do mercado e sabe que o aluno pra chegar ao patamar de empregabilidade terá que ter uma formação muito e por isso cobra muito da turma, o que acontece?

Geralmente a turma se reune, vai ao coordenador e diz que o professor é muito carrasco, dai o coordenador que vê os alunos insatisfeitos vai até o professor e pede para que o mesmo não cobre tanto da turma e relaxe um pouco, pois “não podemos deixar nossos clientes insatisfeitos”, o professor pra não perder o emprego diminui o ritmo das aulas, mas em compensação os alunos ficam aquém do que o mercado precisa.

Portanto amigos, diferente do passado em que os professores eram o centro do processo de ensino e eram o único caminho ao conhecimento, hoje é diferente o professor é mais um mediador do conhecimento do que a única fonte de água no deserto, ao meu vê hoje com o advento da internet a coisa
se horizontalizou, o aluno é o ator principal do processo e deve se informar e buscar correr atras de se capacitar, caso contrario ficar apenas na teoria da faculdade (seja ela qual for) será um serio candidato a um futuro portador de diploma superior que não sabe de fato exercer sua profissão.

2 curtidas

A citação abaixo decorre de um evento, onde um conhecido saiu de ciências da computação pois esperava uma coisa e viu outra, creio que ele não compreendeu bem tantas coisas belas que perdeu.

Deve ser conhecido de quem pratica metodologias ágeis:
“Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”.

Não creio que o mercado pode oferecer esta capacitação de forma indiscriminada como se fosse uma mãe e quando o faz o foco é o retorno financeiro pois tudo tem um preço, nem que seja emocional.

Vejamos quais empresas, implementam PSP, TSP, MPS/BR, CMMI ou outro semelhante, não falo de ter o certificado, digo que ao menos se preocupem em agir de acordo, pois estas investem no desenvolvimento do profissional e não entregam uma ferramenta CASE para ser usada como uma estrovenga.

Muito se houve de empresas que usam SCRUM, mas não sabem se é uma ferramenta, palavrão, jargão, moda, se SCRUM é realmente SCRUM.
Eu não posso dizer o que é, eu mesmo só sei que é uma metodologia ágil, mas já ouvi um pouco sobre ela, o pessoal é tão sacana que faz reunião de pé pra cansar quem gosta de conversar.

Agora se for argumentar, que ou trabalha no mercado ou morre de fome, ai mes ami, eu aprendo algoritmo do tipo market em uma hora, pego um carrinho de frete e tome de braçada em frente ao mercadinho.

Trabalhar dignifica o homem.
O que digo é se puder conciliar estudo e trabalho, os dois.
Se for “paitrocinado” e não puder conciliar os dois, estudo.
Se não for “paitrocinado” trabalho, não precisa nem justificar o porquê.
Tudo o que é +caro tem +conhecimento embutido.

Há ferramentas CASE e ferramentas case, mesmo a universidade informando que possui parcerias que podem disponibilizar um estágio:

Na prática se não fosse o EAD eu não faria um curso superior em ADS, mas com todas as dificuldades estou fazendo valer a pena, pois dependo +de mim e -dos outros (uma verdade relativa).

Particularmente, eu gostaria muito de fazer ciências da computação ou matemática, não que ADS seja ruim mas por que os sistemas que desejo construir possuem complexidade matemática relevante.

Então, minha avaliação é, se gosta e pode conciliar trabalho e estudo, faça, pois logo a universidade acaba e é um investimento pessoal.

Eu gostaria muito de fazer estágio, mas infelizmente não posso, por isso, vou ficar só com a teoria, por enquanto, por isto, estou caçando com :smile_cat:.

Adendo para meditação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_do_software

1 curtida

addller,

Segue um link que acho muito oportuno, trata justamente do que você falou que as vezes não é possível fazer estagio, mas sempre tem um caminho:
Como entrar no mercado de trabalho de programação?

Como ganhar experiência enquanto estudo?

addller, estou na mesma situação que a sua, não posso me dar o luxo de parar pra fazer um estagio ganhando bem menos, então o que estou fazendo é na empresa onde estou, nas horas vagas desenvolvo pequenas soluções, com isso ganho experiência e aprendo muito.

Conclui um curso de ADS na modalidade EAD, fiz também outra faculdade de T.I presencial. Infelizmente vi a maioria dos meus colegas de faculdade conclui o curso,mas sem proficiência pra conseguir uma vaga de desenvolvimento no mercado, justamente por lhe faltar uma bagagem pratica.

Você comparou o uso de uma ferramenta “CASE” ao uso de uma “estrovenga” isso quando não observado as boa práticas, metodologias, certificações etc… Eu concordo em partes com você.

O que estou falando é que: Se ao menos os alunos portadores de diploma soubessem usar as ferramentas “CASE” como uma “estrovenga”, estaria legal!!! Pois uma “estrovenga” é uma ferramenta que desenvolve um trabalho e resolve um problema, mas a realidade é que nem saber usar a "estrovenga " a grande maioria infelizmente não sabe.

Por fim, não espere aprender tudo de uma só vez, se você quer colocar um projeto complexo de pé, antes comece criando pequenas soluções, as boas práticas e metodologias vão vir da boa literatura técnica, da prática e pratica em programação. Se a faculdade fosse responsável única pela capacitação do aluno, ao termino do curso superior você receberia também todas as certificações da área de engenharia de software ( PSP, TSP, MPS/BR, CMMI), porém isso não acontece, pois temos que buscar tudo isso a parte.

Galera, é muito provável que eu passe em Engenharia da Computação na federal aqui do Maranhão (meu estado). Tô super feliz que é bastante provável mesmo que eu passe, então pretendo fazer ADS à distância e Eng. da Computação que no caso será noturno. O que vocês acham?

Você está certo, nisto e em outros posicionamentos também.
Eu já fazia aplicações antes mesmo de começar a estudar, mas fazia por necessidade de automatizar algum processo que me afetava, o que indiretamente beneficiou outros colegas.

A única coisa que sinto urgência é a segurança da aplicação.
Não tenho muita dificuldade em aprender novas tecnologias, mas isto é irrelevante.

Obrigado por compartilhar sua experiência e valorizo muito tudo o que você disse
Te+

1 curtida

carlozfilipe,

Primeiro gostaria de dar Parabéns!!! pela conquista, quanto a fazer duas faculdades ao mesmo tempo e as duas com escopo de conhecimento similar em vários pontos eu não sou a pessoa mais adequada pra te orientar nesse sentido.

Porém tem uma pergunta que só você pode responder: Em que você quer trabalhar? Desenvolvendo? Dando aulas na área acadêmica? Vai buscar uma vaga no mercado formal de desenvolvimento? Dai você tendo a resposta pode lhe ajudar na escolha.

Do meu ponto de vista estritamente pessoal, eu não faria as duas, iria fazer
uma e buscar estágios/projetos para desenvolver de modo a transformar o conhecimento teórico adquirido na faculdade em prática na solução de problemas reais e dai conseguir experiência para buscar boas oportunidades no mercado.

Mas isso é apenas minha resposta, você tem que buscar a sua.

Eu acredito que o aprendizado se dá na vida prática, precisamos de uma base teórica sim! Porém a teoria é como se fosse a inspiração que um grande artista recebe de algum lugar… Mas a arte é concretizada de fato quando a obra esta concluída, seja ela um quadro, uma partitura de musica etc… Creio que em tecnologia é a mesma coisa, base teórica + resolução de problemas reais.

1 curtida

cara, faz uma faculdade e estuda outra depois ,

1 curtida