Tema Artigo de Pós-Graduação

Bom dia, pessoal, minha duvida é o seguinte, estou fazendo uma pós-Graducao de orientação a Objetos utilizando a linguagem de programação JAVA, e ano que vem vou ter que fazer o artigo para poder concluir o curso, mas ai que esta o problema, estou sem ideias para o tema…nao sei o que fazer?

Alguem poderia me dar algumas sujestões?

Obrigado.

PS: não sei se coloquei isso no lugar certo. :roll:

Sim seria em off topic neh.

Como tema voce podia falar de como a orientaçao a objetos tras reuso do codigo,flexibilidade etc…

Tem uma parada de conclusão de curso aqui, nao sei se ajuda: http://www.guj.com.br/posts/list/52019.java

Mas OO já é um tema muito batido, sei la, eu acho que você deveria conversar com seu orientador… vc pode usar OO como ferramenta, mas como estudo principal nem sei se fica maneiro…

Não entendi, o que vc pretende fazer mesmo?

Boa tarde pessoal, bom deixa eu dar uma esclarecida, teria que ser algo relacionado ao java nao tão abrangente assim como OO, alem de como já foi dito, isso é um tema massante, alem de ter uma ampla explanação teria que ser algo focado.
Bom quanto ao orientador, eu ainda não tenho nao foi definido ainda, mas eu gostaria de ter um tema para ja ir pesquisando sobre ele, e quando tiver meu orientador for falar com ele já ter algo meio encaminhado com uam idéias no lugar…
Mas não sei sobre o que fazer, tive penssando em fazer tipo uma comparação entre o swing e o swing 2.0, mas axei muito pouco material sobre o swing 2.0, e isso tras dificuldades.
Ou poderia fazer algo sobre JEE, mas esta é uma matéria que ainda vi então nao teria base nem conhecimentos para isso…alguem tem alguma dica? que foco seguir?

valew

Uma dica seria fazer um estudo comparativo entre utlização de sistemas com e sem Hibernate.

O hibernate transforma suas tabelas em objetos, através do mapeamento, então seu código fica 100% OO, diferente de ter que fazer select, inserte into, update set …

Boa tarde “edilsonhipolito”, achei interessante o assunto, acho que um bom tema para seu trabalho seria uma análise da linguagem, não o que é ou vantagens e desvantagens (isso existe aos montes na internet), mas sim todo seu contexto sob o ponto de vista funcional, todo o conjunto que engloba a tecnologia Java, suas extenções (J2SE, JCE,J2ME, etc), para que servem, sintaxes e utilidades.
Outro tema interessante seria uma análise dos diferentes frameworks de desenvolvimento existentes, mostrando o porque da criação do mesmo, o surgimento e desenvolvimento (fato curioso, pois a maioria foram desenvolvidos por diferentes pessoas pelo mundo e sem o menor interesse financeiro) e todo o impácto que proporcionou sob a tecnologia Java. Sob a ótica deste tema, pode ser explorado os padrões de desenvolvimento, as sintaxes e a mecânica que ajudaram a popularizar determinado framework (EX: o grande sucesso do Struts, comparado com o inexpressivo do Struts2).
O segundo tema não é só interessante, mas também poderia nos ajudar a entender o sucesso ou o fracasso de algums frameworks possibilitando que futuros aplicativos foquem no que é realmente relevante, otimizando assim a possibilidade do sucesso!

Espero ter ajudado.

[quote=alcionj]Boa tarde “edilsonhipolito”, achei interessante o assunto, acho que um bom tema para seu trabalho seria uma análise da linguagem, não o que é ou vantagens e desvantagens (isso existe aos montes na internet), mas sim todo seu contexto sob o ponto de vista funcional, todo o conjunto que engloba a tecnologia Java, suas extenções (J2SE, JCE,J2ME, etc), para que servem, sintaxes e utilidades.
Outro tema interessante seria uma análise dos diferentes frameworks de desenvolvimento existentes, mostrando o porque da criação do mesmo, o surgimento e desenvolvimento (fato curioso, pois a maioria foram desenvolvidos por diferentes pessoas pelo mundo e sem o menor interesse financeiro) e todo o impácto que proporcionou sob a tecnologia Java. Sob a ótica deste tema, pode ser explorado os padrões de desenvolvimento, as sintaxes e a mecânica que ajudaram a popularizar determinado framework (EX: o grande sucesso do Struts, comparado com o inexpressivo do Struts2).
O segundo tema não é só interessante, mas também poderia nos ajudar a entender o sucesso ou o fracasso de algums frameworks possibilitando que futuros aplicativos foquem no que é realmente relevante, otimizando assim a possibilidade do sucesso!

Espero ter ajudado.[/quote]

Bom dia alcionj, boa idéia essa sua, mas axo que ficaria um tema muito amplo, não teria que ser algo meio focado para o artigo?
esse sobre o Struts2, é um framework de Java EE se não estou enganado né?
Bom se alguem tiver mais sujestoes sobre java Web, que é o que me chama o interesse aguardo, ou se for de outra linah tambem, quem sabe disperta o interesse não…

valew

Olá! Edilson! eu não te conheço de algum lugar?? hehehhehe

Wow… sei que vc gosta de programar pra Web… seria interessante vc fazer um comparativo entre alguns frameworks para desenvolvimento pra Web, ex.: DWR, GWT, etc… .falando sobre vantagens, funcionalidades, desvantagens, análise da documentação, etc.

Até mais

[quote=eliangela]Olá! Edilson! eu não te conheço de algum lugar?? hehehhehe

Wow… sei que vc gosta de programar pra Web… seria interessante vc fazer um comparativo entre alguns frameworks para desenvolvimento pra Web, ex.: DWR, GWT, etc… .falando sobre vantagens, funcionalidades, desvantagens, análise da documentação, etc.

Até mais[/quote]

Uma coisa legal seria uma comparação entre uma aplicação que utiliza frameworks e outra que não utiliza. Dai daria para descrever o custo de tempo para se desenvolver uma e outra, quais as vantagens de usar tal framework, como isso resulta na aplicação.
Coisas desse tipo.

Um tema interessante seria o futuro do Java na robótica.

A global code esta começando a disponibilizar cursos e palestras nesta área. Aqui no forúm eu não vi o pessoal se movimentado por essa causa ainda.