Tenho 38 anos e estou pensando em cursar TI

Olá pessoal, tenho 39 anos e estou pensando em sair do ramo hoteleiro para ingressar no ramo de TI, penso em cursar um tecnólogo em analise de sistema. Peço gentilmente as opiniões de vocês jovens e maduros no ramo, tenho chances de sucesso nessa área ou o mercado é muito fechado em relação a idade?

Obrigado.

Iniciar nessa idade em TI é complicado pois esperam um jovem nerd. Mas se for por indicação você consegue sim, quem sabe no próprio ramo hoteleiro com seus contatos. Conhecimento estratégico que voce tem do Negócio é muito importante para agregar valor.

2 curtidas

Olá na minha opinião nunca e tarde para se aprender uma coisa nova. Sobre o mercado e um pouco complicado já que a maioria das vagas necessita de conhecimento em varias tecnologias. De inicio vc vai ter que abrir mão do emprego de hotelaria pra poder estagiar pq aprender na faculdade e uma coisa aprender na pratica e outra coisa. Quando fiz minha faculdade de Sistema da Informação fui atuar na área de infra-estrutura hoje em dia tento ir para a área de desenvolvimento mas devido a não ter estagiado e trabalhado efetivamente com desenvolvimento boa parde da empresa nem chama pra fazer entrevista. Como sou casado a parte de aceitar valores mais baixos para efetivamente entrar na area de desenvolvimento fica complicada. a solução que tenho encontrado e desenvolver pequenos projetos tanto na empresa que trabalho como ajudar em projetos na internet.

3 curtidas

Pela idade realmente vai ser complicado, como já disseram. Sendo bem sincero, eu aconselho a não cursar nada relacionado a TI e procurar se especializar na área que já atua, que é hotelaria.

Mas gostaria de saber: quais são teus motivos de querer sair do ramo hoteleiro e por que escolheu TI como “rota de fuga”?

1 curtida

O que faz um analista de sistemas?

1 curtida

Discordo, acho que sempre dá tempo pra mudar. Tenho um exemplo em casa disso. Minha mãe, com todas as dificuldades, começou a fazer faculdade com mais de 30 anos, passou num concurso pra analista na justiça federal e mudou completamente nossa vida.

@Irlei_Soares, se você tá insatisfeito ou infeliz com tua profissão/situação atual, mude! Estude e se capacite, vale a pena. Como você não é mais um adolescente que pode perder tempo sem consequências, você precisa ter cautela para não tomar atitudes precipitadas. Converse com pessoas da área, que provavelmente você conhece, e tente adquirir o máximo de conhecimento sobre a profissão antes de mergulhar de cabeça.

Não tenho ideia de como funciona seu dia, mas experimente utilizar o tempo livre para ler, de forma geral, sobre computação e sistemas de informação. Você sabe como é mais ou menos o dia a dia de um profissional de TI? Você já tem algum tipo de afinidade com computadores? Você gosta de apagar incêndio e tem um talento nato para resolver problema dos outros? É paciente? Essas são características que podem te ajudar bastante.

Por fim, queria dizer que nada te impede de chegar em altas posições no mercado, alem de você mesmo. Se você for bom (ou se tornar bom), tem vaga. Sempre mire alto, e mais importante, faça por onde! Se dedique que o resultado vem.

Tem um canal no YouTube que talvez possa te dar mais uma visão sobre a profissão, o Código Fonte TV. Eles falam sobre o dia a dia da profissão e dão dicas para quem quer ingressar.

Obrigado javaflex

Nunca é tarde.

Quer muda de área siga em frente, não ouça nada em lugar nenhum, siga seus instintos.

1 curtida

E eu discordo de você. Não vejo problema algum em estudar, seja em qual idade for, e provavelmente você não entendeu meu ponto de vista.

Se alguém de 80 anos quiser cursar Ciência da Computação, vá lá e curse, é sempre bom obter conhecimento, ainda mais se gosta do assunto em questão, porém o que está em pauta nessa discussão é se vale a pena cursar TI com 38 anos e esperar que se consiga um emprego a partir daí.

Geralmente cargos de analista em concursos públicos não exigem uma formação direta e específica em alguma área, a não ser que o cargo seja especificamente para TI. Como no caso da sua mãe, até alguém formado em Turismo poderia ocupar o cargo. Inclusive há Auditores Fiscais formados em medicina.

1 curtida

Entendi. Quando li a primeira vez, achei que você estava desestimulando o cara a querer ingressar na nossa área por causa da idade, por isso discordei.

Concordo com a parte de que um curso superior/tecnólogo talvez não seja interessante, porque a universidade mais toma tempo do que ensina alguma coisa, e fazer o curso não é garantia de emprego. Porém talvez seja legal para nortear o caminho, afinal tem que começar em algum lugar, e os tecnólogos são mais curtos. De qualquer forma, não tem alternativa fácil, tem que estudar.

2 curtidas

Eu tinha essa mesma preocupação em alguns anos atrás, o mercado de trabalho está ficando cada vez mais aquecido, por que? Porque as empresas estão quebrando por causa da crise financeira, isso é ruim para um futuro candidato desenvolvedor Java? Claro que NÃO!

O que se passa é que as empresas para não quebrarem ou ficarem para trás elas precisam investir em tecnologia, pois com a tecnologia os processos ficam mais otimizados, os resultados mais automatizados, sim, haverá demissões, mas não de profissionais de tecnologia e sim de outras área profissionais.

As empresas preferem demitir três funcionário corpo morto e pegar o valor que era investido em três funcionário e investir em tecnologia.

Semana passada recebi 12 ligações para fazer entrevista, e espero rapidamente se realocado para a área de desejo.

Infelizmente aqui nessa comunidade podem existir pessoas que coloquem suas opiniões baseadas nos ACHISMOS DA VIDA , mas não se esmoreça com essas opiniões.

Você deve se apegar as opiniões de pessoas que venceram as dificuldade e descartar as opiniões negativas.

A sua historia de vida tem que ser assim;

Não procure saber das dificuldades, porque a ausência dessas informações levaram você a alcançar seus objetivos, antes melhor vencer sem saber os riscos do que perder sabendo que poderia ter conseguido.

1 curtida

A vida não é um conto de fadas, amigo. Palavras bonitas e de auto ajuda muitas vezes não condizem com a realidade. Eu procuro ser realista e não dar um conselho que no final pode acabar prejudicando a vida de alguém. Se alguém de 38 anos que nunca teve experiência com TI quiser migrar pra esse ramo, vai em frente, mas saiba que pra encontrar emprego com essa idade e sem experiência, poderá se tornar um grande pesadelo.

Mas quero deixar bem claro que independente da escolha do autor do tópico, desejo sucesso.

3 curtidas

@Irlei_Soares, Aconselho fortemente você tentar procurar informações diretamente com os gerentes de tecnologia, não procure o departamento de RH porque eles não sabem de nada da nossa área, mas já consigo imaginar a resposta; O que provavelmente irão dizer é, não damos preferencias para idade contato que saiba fazer!

:wink:

Ao fazer o curso de tecnologia procure fazer bastante estágios, e não coloque sua data de nascimento no currículo, você aparenta ser magro e jovem, não existem erro nenhum em mentir sua idade na entrevista, depois que pegarem sua carteira de trabalho já vai ser tarde demais, e esse será o momento de você provar seu valor.

Acredite, eles estão mais em busca de perfil do que um candidato cheios de qualificações técnicas.

E tem que abraçar a empresa como se fosse sua!

Dá uma olhada nisso;

Brasil tem mais de sete mil estagiários com idades entre 40 e 49 anos

Começar com uma idade mais avançada é difícil de conseguir o primeiro emprego. Deve estar sujeito a começar do zero, ganhar pouco, ou as vezes até fazer trabalhos voluntários por um tempo pra conseguir ganhar experiência. Deve também ter bastante dedicação, pois apesar da maturidade para as outras coisas, não tem o mesmo rítimo de “sede de aprendizado” que a molecada de 19/20 anos de idade. E leva tempo para conseguir um salário razoavelmente bom.

Por outro lado, não é impossível. O Maujor é um grande exemplo disso. Ele aposentou e aos 56 anos de idade, sem nenhum conhecimento com programação, numa era que não tinha tantas informações como hoje (1999), ele aprendeu a programar, e hoje é referencia no CSS, autor de mais de 15 livros. Esse podcast que ele foi entrevistado é inspirador (http://devnaestrada.com.br/2016/08/18/entrevista-maujor.html).

2 curtidas

Pessoal, gostaria de agradecer a cada um que fez o seu comentário, não julgo ninguém pelo seu ponto de vista, pois na realidade o mundo se baseia em pontos de vista.

Meu muito obrigado à todos!