Teste de Lógica - Barra de Ouro

[quote=ViniGodoy][quote=pardal_nb]O indio que me levar na cidade, assim que eu chegar lá receberá uma recompensa. Quem quer ir?
:? [/quote]

É criativa. Mas não é essa a resposta.
Índios não são muito ligados nessa coisa de dinheiro de branco. :lol: [/quote]

No Brasil, em 95% dos casos isso não é mais verdade, infelizmente…

Aqui vai uma variação:

[i]Anos depois, naquela região, uma terceira tribo se forma com dissidentes das duas tribos. Eles falam a verdade metade do tempo, e mentem metade do tempo. Você chega à mesma encruzilhada, mas não lembra mais qual é a direção da cidade. Felizmente, três índios estão sentados à beira do caminho, um de cada tribo.

Como você descobre qual direção tomar fazendo apenas duas perguntas?[/i]

eita… oO

[quote=rubinelli]Aqui vai uma variação:

Anos depois, naquela região, uma terceira tribo se forma com dissidentes das duas tribos. Eles falam a verdade metade do tempo, e mentem metade do tempo. Você chega à mesma encruzilhada, mas não lembra mais qual é a direção da cidade. Felizmente, três índios estão sentados à beira do caminho, um de cada tribo.

Como você descobre qual direção tomar fazendo apenas duas perguntas?[/quote]

a solução faz algum sentido ou é zueira??? :shock:

Não é zueira não, tem como resolver. Quem se dispõe?

[quote=rubinelli]Aqui vai uma variação:

[i]Anos depois, naquela região, uma terceira tribo se forma com dissidentes das duas tribos. Eles falam a verdade metade do tempo, e mentem metade do tempo. Você chega à mesma encruzilhada, mas não lembra mais qual é a direção da cidade. Felizmente, três índios estão sentados à beira do caminho, um de cada tribo.

Como você descobre qual direção tomar fazendo apenas duas perguntas?[/i][/quote]

Mole. Faria a mesma pergunta duas vezes. Descartaria a resposta de quem mudou de resposta e pegaria o caminho inverso ao que os outros dois falaram.

fácil… pararia na frente dos indios e falaria…

ZERO SETE, traz a DOZE e o saco!!!

Mas se o índio que mente e fala a verdade não mudar a resposta? Se ele mentir (ou falar a verdade) duas vezes consecutivas?

São duas perguntas só, e não duas perguntas para cada índio!

Se ninguém descobrir, no fim de semana eu posto a resposta.

[quote=rubinelli]São duas perguntas só, e não duas perguntas para cada índio!

Se ninguém descobrir, no fim de semana eu posto a resposta.[/quote]

Cadê a resposta??
8)

Eu também estou curioso…

é verdade, tinha até esquecido…kkk

kd??? :lol:

É assim: se você tiver certeza que está fazendo a segunda pergunta para um índio que sempre fale a verdade ou sempre minta, basta usar a estratégia que os outros postaram aí encima, certo?

E como você descobre qual é o índio que mente metade do tempo? Experimente perguntar “Qual desses seus amigos mente mais?” Se você perguntar para o índio que fala a verdade, ele vai apontar para o mentiroso. Se você perguntar para o mentiroso, ele vai apontar para o que fala a verdade.

E se for o índio randômico? Aí tanto faz, por que sejá lá quem ele apontar, você pode fazer a segunda pergunta pra esse sabendo que, dizendo verdade ou mentira, ele vai ser consistente!

Tem um furo aí, beleza, você descobriu quem mente e quem fala verdade, mas e como vai fazer para escolher o caminho certo se já perdeste duas perguntas?

Até!

hahaha…não dá certo msm… :?

cara, isso ai nao tem como …

o cara q fala a verdade fala a verdade 
o cara q fala a mentira fala q o q fala a verdade e mentira mente mais
o cara q fala a mentira as vezes fala q o q fala a verdade q tá mentindo...

QUAL A PROXIMA PERGUNTA?

[quote=rubinelli]E como você descobre qual é o índio que mente metade do tempo? Experimente perguntar “Qual desses seus amigos mente mais?” Se você perguntar para o índio que fala a verdade, ele vai apontar para o mentiroso. Se você perguntar para o mentiroso, ele vai apontar para o que fala a verdade.

E se for o índio randômico? Aí tanto faz, por que sejá lá quem ele apontar, você pode fazer a segunda pergunta pra esse sabendo que, dizendo verdade ou mentira, ele vai ser consistente!
[/quote]

Mas o índio randômico poderia apontar ou para quem fala a verdade, ou para quem mente. Assim, continuamos na mesma.
Se ele apontar para quem fala a verdade, o que podemos concluir? Nada.
E se ele apontar para quem mente? Também nada.

Porque afinal, nem sequer sabemos que ele é o índio randômico!

Assim, quando perguntamos isso para um índio aleatório:

  1. O índio que fala a verdade OU o índio randômico quando estiver falando a verdade apontarão o índio que mente;
  2. O índio que mente OU o índio randômico quando estiver mentindo apontarão o índio que fala a verdade.

Então, ainda assim, não saberemos quem é o índio randômico…

O que sabemos ao final da pergunta é que o índio apontado NÃO é o randômico. Talvez nesse caso poderíamos perguntar para ele:
“Qual caminho que o outro índio que não é da tribo dos dissidentes (randômicos) pegaria?”

E pegar o caminho contrário.

Taí, o Vini destrinchou a solução. :thumbup:

Eu tenho mais uma porção de clássicos. Querem mais?

vc não especificou que poderia dar e devolver pro pedreiro… por isto a ideia do cifrao e a melhor…
pois vc não precisara pegala devolta

[quote=rubinelli]Taí, o Vini destrinchou a solução. :thumbup:

Eu tenho mais uma porção de clássicos. Querem mais?[/quote]

Se ninguém se importar, eu gostaria.