Trabalhando com Java sem curso superior

Olá,

Sou o que chamo de programador ‘oldschool’. Sei programar em Java, C/C++, Assembly x86, e sabe lá Deus que outras linguagens (brainfuck, whitespace, tcl, actionscript, javascript, c#, enfim, a caralhada toda mesmo kkk). Para quem entende do assunto, eu apenas diria que: sei programar. Isso inclui o conhecimento básico de estrutura de dados algoritmos. Diria que equivale ao Programação I,II e III dos cursos. Sei programação de sistemas operacionais (programar ToyOS’s fez parte de meus hobbys geeks no passado).

No entanto, embora eu tenha uma longa jornada na área de informática, do ponto de vista prático não sirvo pra nada hehehe. O empregador não está procurando erudição, ele quer alguém capaz de resolver seus problemas de maneira rápida e com o menor custo. Reinventar a roda é bonito, pode te dar aquele status em chats obscuros como o IRC, te dando fama de ‘haxorzão’, mas não é o que o empregador procura.

Isto posto, gostaria de finalmente tratar programação de maneira mais profissional, mas não estou com tempo hábil para terminar um curso universitário e entrar na área de maneira formal. Gostaria de aproveitar o que já sei e encontrar algum meio rápido de entrar na área profissional até que consiga me ajeitar. Tenho no máximo alguns meses para adquirir o conhecimento necessário. Mas gostaria de saber o que exatamente eu deveria saber pra ser bem aproveitado.