Trabalhar com JAVA

Boa Noite galera,

Tenho me esforçado muito para trabalhar com desenvolvimento, fiz curso de J2EE JAVA SE, JavaScript, CSS e html e vou entrar no curso de Spring…vim da area de Telecom até tive CCNA, e perdi meu emprego em setembro do ano passado, ando bem desanimada com Telecom pq virou politica pura…aí java viu so entra e se da bem quem e fraco tecnicamente e muito politico…gostaria de saber de vcs como é a area de desenvolvimento…se posso ter boas perspectivas…Obrigada!

Claro que pode jovem danm_melo,

a área de programação é bem grande e tem muita gente na área porém não é qualificada, pegue essa vaga!

Com persistência a gente consegue tudo.

Deu a entender que você é autodidata, lendo esse seu post. Isso ja é muito!

DESISTA NUNCA!

Há diversas variáveis que devemos levar em conta antes de concluir se vale a pena ou não entrar na área de TI. Vou citar algumas, já que sou programador e trabalho no ramo há quase 10 anos:

1 - Conhecimento - infelizmente a maioria das empresas exigem um caminhão de conhecimento, além de experiência comprovada. Você disse que já fez cursos e possivelmente já possui uma bagagem legal de conhecimento e isso é um ponto positivo à seu favor.

2 - Experiência - provavelmente você não possui experiência ainda, certamente isso dificultará a sua vida. Infelizmente a maioria das empresas exigem experiência como requisito obrigatório. Se você necessita de um emprego a curto prazo e perceber que não está conseguindo entrar na área de TI, sugiro voltar a trabalhar naquilo que já sabe e que já tem experiência e nesse meio tempo continuar procurando emprego na área de TI até encontrar.

3 - Escolaridade - também pesa na contratação, principalmente para vagas de estágio onde é obrigatório que o candidato esteja estudando. Apesar de sabermos que ter um curso superior não significa ser competente para qualquer vaga, as empresas na sua maioria esmagadora exigem isso do candidato.

4 - Região onde mora - dependendo da região onde a pessoa mora, é quase missão impossível encontrar emprego como desenvolvedor/analista de sistemas, e quando encontra, geralmente o salário é desanimador. Nesse caso, procurar emprego em cidades vizinhas maiores é uma opção ou até uma obrigação.

5 - Idade - sim, o fator idade também pesa na contratação. O profissional de TI, principalmente o programador, tem sido cada vez mais estigmatizado como alguém jovem nerd e que sabe tudo sobre tecnologia. Talvez alguns recrutadores ainda acreditam no mito de que depois de certa idade não somos capazes de aprender algo novo e produzir como eles esperam.

Bom, essas são minhas ponderações. Ademais, o setor de TI é um dos que mais crescem no país segundo pesquisas, então com certeza é uma área bastante promissora e que possui bastante carência de bons profissionais. Espero sinceramente que você consiga alcançar os seus objetivos e que continue na luta. :wink:

Procure compensar a falta de experiência profissional:

  • Disponibilizando os seus códigos na nuvem, para que outros possam vê-los. Você pode fazer isto com o Github.

  • Colaborando com projetos open-source.

Enfim, crie seu portfólio.

Sucesso!

Muito Obrigada pelas dicas…onde posso colaborar com projetos opensource?Eu tenho 29 anos e sou engenheira eletrica, tenho ingles fluente e trabalhei em telecom mas mais voltado pra TI…então via banco, etc…via tbm roteador até tenho certificação…O que tenho feito é criar um produtor meu para que possa apresentalo em entrevistas…Muito Obrigada pelas dicas…

Se você tem inglês fluente e conhecimento em Java, pode encontrar muitas oportunidades como freelancer em empresas do exterior que pagam por trabalho remoto. Você trabalha no conforto da sua casa, com aquilo que gosta de fazer, e ganhando em dólar/euro. Claro, não é tão simples quanto parece, mas é uma possibilidade.

Há inúmeros sites para freelancers, e o que mais tem é serviço pra programador.

Muito Obrigada Galera…tem algum site open source que eu possa estar trabalhando ou de freelance que vcs conheçam…

Você pode estudar as tecnologias com código fonte aberto porque vc pode ver como elas funcionam e assim aumentar seu conhecimento técnico.

Mas sendo realista, você ainda não pode contribuir para projetos opensource, ou mesmo trabalhar com programação (free-lance ou não). Talvez daqui alguns anos?

Entendi…se vc puder me passar onde consigo esses codigos abertos…Obrigada

Muita gente usa githuv, você esta interessada no código de algum software em particular?

Olá…nenhum em particular, quero mais treinar mesmo…estou fazendo um produto usando modelo MVC, sem uso de features proprias do Spring, esses famosos modelos…mas quero mesmo é praticar…:slight_smile:

Desculpa a demora em responder. Vou te passar dois sites gringos pra freelancers e que tem oportunidades pra programadores:

1 - UpWork
2 - PeoplePerHour

P.S.: você pode inclusive trabalhar com algumas traduções do inglês pro português ou vice-versa. Também tem esse tipo de trabalho e poderá complementar sua renda.

Boa sorte.