TypedQuery não retorna resultado

Por favor poderiam me ajudar nesta query.
Estou usando JPA com Hibernate. Eu copio a query gerada e jogo no Mysql Workbench o resultado é um endereço igual, mas debugando no eclipse ela não está retornando nada, Passa direto pelo if, será que está com erro:

Chamo a query assim no bean:

if (enderecos.comDadosIguais(endereco) != null){
context.addMessage(null, new FacesMessage(“Este endereço já está cadastrado na base!”));
}else{
this.enderecos.guardar(endereco);
}

No repositório ela está assim:

public Endereco comDadosIguais(Endereco endereco) {
         TypedQuery<Endereco> query = manager.createQuery("select e from Endereco e "
    							 + "where upper(e.tipoLogradouro) = upper(:tipoLogradouro)"
    							 + " and upper(e.logradouro) = upper(:logradouro)"
    							 + " and e.numero = :numero"
    							 + " and upper(e.complemento) = upper(:complemento)"
    							 + " and e.cep = :cep", Endereco.class);
    													 
  	query.setParameter("tipoLogradouro", endereco.getTipoLogradouro());
    	query.setParameter("logradouro", endereco.getLogradouro());
    	query.setParameter("numero", endereco.getNumero());
    	query.setParameter("complemento", endereco.getComplemento());
    	query.setParameter("cep", endereco.getCep());
    		
    	try{
    		return query.getSingleResult();
    	}catch (NoResultException nre){
    		return null;
    	}	
    		
    }

Difícil encontrar o erro sem executar o código. Mas uma dica que posso dá e você tentar alterar sua query para fazer um count e retornar um boolean. Se o count retornar 0 (zero), significa que não há um endereço com dados iguais já cadastrado no banco.

(RESOLVIDO)
Valeu pela dica!
Na tentativa e erro eu transferi o JPQL para minha entidade criando um @NamedQuery. Após ter colocado a Query na Entidade, acabou acusando um erro na linha: where upper(e.tipoLogradouro) = upper(:tipoLogradouro).
O e.tipoLogradouro é um enum e estava conflitando com o UPPER, retirei a claúsula, voltei o JPQL para meu repositorio e funcionou: where e.tipoLogradouro = :tipoLogradouro.
O chato é que o erro não é nada intuitivo, aliás nem erro estava dando, acho que por causa do try catch.
Obrigado, sua dica serve para testar qualquer JPQL.