Uml- diagrama de caso de uso de um jogo[RESOLVIDO]

Olá , estou desenvolvendo um TCC e para o mesmo foi escolhido um JOGO, estou fazendo a documentação deste e estou com dúvida na hora do diagrama de caso de uso, no quesito o quão específico devo ser no mesmo.

O personagem interage com o cenário, porém, o cenário é muito abrangente e nem tudo nele é permitido a interação, sendo assim, é necessário criar elipses para todos objetos do cenário que são possíveis a interação?

Dizer que o o jogador CONTROLA MOVIMENTAÇÃO e como include o personagem MOVER-SE e possui 2 includes em MOVER-SE sendo eles MOVER-SE HORIZONTALMENTE e MOVER-SE VERTICALMENTE é correto?

Agradeço desde já qualquer tipo de resposta, ou até fontes para leitura de casos específicos de jogos :smiley:

Segue print do meu diagrama : https://imgur.com/a/tKsTedk

Você vai realmente criar um jogo ou somente a documentação dele? Esses diagramas são obrigatórios? Pergunto isso porque os diagramas comuns da UML não costumam ser muito úteis no desenvolvimento de jogos. Mais útil seria algo como um GDD (Game Design Document).

De toda forma, dê uma procurada (em inglês) por Use Case Diagram For Games. Deve te trazer alguma coisa. Ex:

Abraço.

1 curtida

Irei Realmente desenvolver este game, e esta documentação vai ser analisada juntamente com o jogo, o que leva a ser criteriosa, de qualquer forma , obrigado!

Dizer que o o jogador CONTROLA MOVIMENTAÇÃO e como include o personagem MOVER-SE e possui 2 includes em MOVER-SE sendo eles MOVER-SE HORIZONTALMENTE e MOVER-SE VERTICALMENTE é correto?

Uma dica que meu professor me deu é, tente fazer o detalhamento do caso de uso ‘Mover-se Horizontalmente’, se o detalhamento for MUITO SIMPLÓRIO (e eu acho que vai ser) não compensa você destacar ele do seu caso de uso com um <> ou <>, ou seja não vai estar errado, mas não é muito convencional fazer isso. Outra coisa, ‘Controlar movimentação’ e ‘Movimentar-se’ é a mesma coisa. Olha acredito que o diagrama de caso de uso da uml não é a documentação mais adequada para um jogo, apesar de não estar errado. Converse com seu orientador, veja com ele se você pode documenta-lo de outra forma. Talvez essa artigo possa te ajudar.


Espero ter ajudado! :wink:

1 curtida

Gente, vocês estão falando do diagrama de casos de uso e não da especificação de casos de uso.
O diagrama serve, unica e exclusivamente, para mostrar a relação entre os atores (primários e secundários) e dos casos de uso (com seus respectivos extends e includes).
Dá uma olhada aqui

Sobre o diagrama, em si, veja:

  • Casos de uso possuem nome composto e a primeira parte é um verbo no inifinitivo: Fechar Venda, abrir caixa, contar pontos, coletar moedas, etc.
  • Em geral, os nomes são sempre no singular, não no plural (exceto quando é cabível), logo “coletar itens” não é um nome adequado, pelo simples fato de você coletar um item por vez, mesmo que haja uma “fila” de itens.
  • Você tem dois includes no caso de uso “mover-se” (nome errado): mover-se verticalmente e mover-se horizontalmente. O problema é que, do ponto de vista da modelagem, um include é uma obrigação. Logo, cada vez que o caso de uso “mover-se” é acionado, você deverá “mover-se verticalmente” e “mover-se horizontalmente”.
  • É o personagem que mostra as opções (caso de uso mostrar opções)?
1 curtida

Então, só MOVER-SE seria suficiente para descrever tal ação? Fora isso, sim quem mostrará as opções será a própria personagem em uma caixa de diálogo própria, como se a personagem estivesse conversando com o jogador.

Olá, obrigado pelas dicas mas infelizmente não é possível alterar a documentação por fazer parte do requisito do curso ( Técnico em Informática) , terei de adaptar o máximo possível a documentação UML pro meu caso, sendo assim, o motivo de tantas dúvidas…

Não. Você deve trocar os include por extends, que indicam ações que podem ser feitas.

1 curtida