Utilizando o Look and Feel "Substance" no NetBeans

Após não ter encontrado uma documentação rapida e simples sobre o LaF Substance, resolvi criar o topico com uma dica rapida e simples sobre o assunto, que segue:

Relatório sobre como alterar “Look and Feel” no NetBeans

Nesse relatório vamos mostrar como utilizar o “Substance” um pacote de LaF do java. Como estamos utilizando a IDE NetBeans o foco será todo para ele. Vamos começar criando um Novo projeto de desktop, em; Novo projeto/Java/Aplicativo da área de trabalho java. E clickar em “proximo”, deixaremos tudo como esta, apenas vamos definir um nome para o projeto; “PjRelatorio” e clicamos em finalizar. Por padrao o netbeans já gera o “PjRelatorioApp” o arquivo principal, o “PjRelatorioView” que exibe a tela principal com menu e barra de status previamente configuradas. Como é apenas um relatorio deixamos como esta.
Vamos arrastar para o projeto dois botoes (Button), uma caixa de combinaçao (ComboBox) e um campo de texto (Edit)… apenas para facilitar a identificação de formas do LaF.

Após montar a interface precisamos das bibliotecas “substance” e dos plugins para o netbeans, que estao juntos com o relatório.

http://www.mediafire.com/?mdz5mozynjt

no netbeans, vá em ferramentas/plugins em seguida selecione a aba “Baixados” (download), clique em “adicionar plugins” e localize os arquivos com extenção “.nbm” (que estao juntos no ZIP) após clique em instalar… feito isso reinicie o netbeans, vá novamente em ferramentas/opções/miscelanea na aba “look and feel” selecione o tema que mais se encaixa com o que vc busca, aplique e reinicie o netbeans.

quando voltar ele ja estará com outra cara…

bom, a edição ja pode ser feita com visualização previa, porém se compilado o projeto ele ainda estara com a aparencia padrao (default) do sistema. para corrigir isso precisamos importar as bibliotecas para dentro do nosso projeto. No menu “projetos” clickando com o botao direito, e em seguida “adicionar jar/pasta” … vc vai buscar os “.jar” do substance. em nosso caso o “substance.jar”, “substance-extras.jar” e o “trident.jar”… após adicionarmos todos eles, poderemos então ir para o codigo, que em nosso caso é o mais simples. Adicione os importes para o arquivo “PjRelatorioView”

import javax.swing.UIManager; import org.pushingpixels.substance.api.skin.SubstanceRavenLookAndFeel;

e localize a chamada…

public PjRelatorioView(SingleFrameApplication app) { super(app);

logo abaixe cole o codigo…

/** * Configuração do funcionamento do look and feel, utilizando * o Substance. */ try { UIManager.setLookAndFeel(new SubstanceRavenLookAndFeel()); /* Definição do LookAndFeel do projeto */ JFrame.setDefaultLookAndFeelDecorated(true); /* Permite alterar o LookAndFeel do Frame */ JDialog.setDefaultLookAndFeelDecorated(true); /* Permite alterar o tema da borda */ } catch (Exception e) { System.out.println("A definição do LookAndFeel 'Substance', falhou."); /* FeedBack de erro */ }

pronto, agora basta apenas compilar o projeto.

para alterar para uma outra skin, basta alterar o “new SubstanceRavenLookAndFeel()” para o preferido e adicionar
os import’s correspondentes.

Para mais informações você pode visitar;
https://substance.dev.java.net/

Espero ter ajudado, abraço. :twisted: