[quote=Ssalgado][quote=titanius]Amigos, volta e meia surge este assunto por aqui… mas acredito este ser diferente… pois não quero saber como é trabalhar fora, quanto ganha… e sim, como fazer para trabalhar fora do Brasil, bom, claro que na área de TI.
Estive pesquisando, e vi que Canadá e Finlândia seriam bons lugares, onde precisam de mão-de-obra especializada, mas gostaria da opinião dos amigos, onde buscar informações, como proceder neste assuntos. Qualquer informação é bem vinda, principalmente que já trilhou este caminho.
Desde já agradeço.
[]s
Fellipe H.[/quote]
Vamos lá, vou tentar dar minha contribuição.
Geralmente o pessoal pergunta como parecendo que existe uma receita de bolo para isso, mas não é bem verdade. Eu estou morando há mais de 4 meses fora do país e se me perguntassem “como ?” eu não saberia responder. Em teoria seria como procurar um emprego qualquer, por exemplo, estar preparado para as oportunidades e ter sempre o currículo atualizado (em inglês). Aquelas dicas de qualquer site de RH valem.
Mas vamos lá.
Para começar, vou te fazer umas perguntas:
:arrow: Você já tentou arrumar algum emprego fora ?
:arrow: O que você já fez para arrumar um emprego fora ?
Se suas respostas foram “não” e “nada” você está esperando uma receita de bolo que não existe. Se já tentou e continua tentando está num bom caminho.
Vou falar do meu caso em particular, pois não posso responder o “como” somente relatar um pouco de minha experiência. Eu sempre quis trabalhar fora, morar em um outro país, viver uma outra cultura. Eu queria, mas não fazia muita coisa a respeito. Até que resolvi começar a agir. O que fiz primeiro foi tentar ver o que faltava em mim para poder tentar concorrer a uma vaga fora do país.
Um dos pontos era o inglês, ele era bom, mas não o suficiente. Passei uma pequena temporada no Canadá para melhorar minha fluência.
Outra coisa é identificar suas deficiências e ir melhorando sempre. Você deve se perguntar: “O que me falta para ficar mais atraente para o mercado ?” E fazer algo a respeito.
Quanto a sites para procurar emprego, isso é muito relativo. Você quer trabalhar numa empresa específica ? num país específico? O google é muito nosso amigo, você tem que identificar os sites mais relevantes para você. Com um tempo você monta sua listinha. Um simples “jobs IT new zealand” ou “telecom company denmark” vai retornar sites de empresas ou de recrutadores e cabe a você decidir o que presta ou não.
As vezes isso requer persistência muitas vezes. Eu passei 2 anos no processo de melhorar o inglês, melhorar o CV, melhorar para o mercado, pesquisar empresas e países, levar pau em entrevista por telefone etc… Até que um dia deu certo.
Em paralelo eu entrei no processo de imigração para o Canadá, meu visto deve sair esse ano. Mas o visto não te garante o emprego, então mesmo indo pra lá queria estar bem preparado. Hoje eu já não sei se vou ou quando vou para lá. O que antes seria o meu caminho natural, hoje é um plano B. No final é bom ter mais opções.
Sair colocando um monte de sites de emprego aqui não adianta muito se seu CV em inglês é tabajara, ou se você não tem condições de fazer uma primeira entrevista por telefone (devido ao pobre inglês ou pobre conhecimento técnico ou pobre preparação para entrevistas em geral)
E pra finalizar, vou colocar uma citação sua:
Isso é justamente o que tem que ser evitado. Você que tem que estar ligado, mandando CVs vendo as vagas. As vezes pode até cair algo do céu, mas você pode acabar esperando a vida toda.
Quanto ao diploma, no meu caso foi importante ter para imigração a a própria empresa achou legal minha formação. Mas geralmente (achismo meu) essa nossa área não tem essa restrição de validar o diploma.
Bem é isso.
Um abraço[/quote]
gostei de suas explanações!!eu venho investindo para ir para fora do Brasil mais nao de imediato e o primeiro passo que tomei foi fazer um curso de ingles particular com foco no speaking! uma frase que um amigo me disse e que reflito sempre:
Oportunidade eh algo abstract umas vem do ceu e outras vc precisa procurar, ou estar no local certo na hora certa mais elas acontecem…
flw!