Trabalhar fora do Brasil

Amigos, volta e meia surge este assunto por aqui… mas acredito este ser diferente… pois não quero saber como é trabalhar fora, quanto ganha… e sim, como fazer para trabalhar fora do Brasil, bom, claro que na área de TI.

Estive pesquisando, e vi que Canadá e Finlândia seriam bons lugares, onde precisam de mão-de-obra especializada, mas gostaria da opinião dos amigos, onde buscar informações, como proceder neste assuntos. Qualquer informação é bem vinda, principalmente que já trilhou este caminho.

Desde já agradeço.

[]s
Fellipe H.

Eu também estou pensando em sair do Brasil daqui a uns 2 anos. Só depois de tirar SCEA e mais alguma certificação (talvez em Oracle). Estou pensando em ir pra algum país de lingua inglesa tão somente (sem aquilo de ter 4 linguas em um país). Alguém aqui saberia dizer se eu tirar tais certificações e tiver uma experiencia boa a faculdade é necessário?

[]'s

[quote=Sergio Figueras]Eu também estou pensando em sair do Brasil daqui a uns 2 anos. Só depois de tirar SCEA e mais alguma certificação (talvez em Oracle). Estou pensando em ir pra algum país de lingua inglesa tão somente (sem aquilo de ter 4 linguas em um país). Alguém aqui saberia dizer se eu tirar tais certificações e tiver uma experiencia boa a faculdade é necessário?

[]'s[/quote]

Bom Sérgio, estou no mesmo “pé” que você, acredito que Faculdade seria um “problema”, pois como no Brasil, pra onde você for, tem que ver como é o processo de reconhecimento do teu diploma, visto isso acredito não ter problema.

[]s

Bem, infelizmente com o titulo do tópico não posso contribuir (vou apenas: “quantidadeDePessoasInteressadas++”).

Mas quanto a sua questão Sergio, já conheci pessoas que foram pra fora (trabalho em TI) e kara, é primordial (eles dizem) ensino superior, as vezes nem tanto para a empresa, mas pra você “chegar” a empresa, pois pode ter a absoluta certeza, qualquer liberador de visto de passaporte para um pais como Canadá/EUA/Finlandia… vai querer saber pra você morar lá (creio que você não esteja pensando em trabalhar por no máximo 3 meses e voltar, mas se for esse o caso, esqueça o que estou falando) é se tem ensino superior, dinheiro, lugar pra morar, familia no Brasil, emprego no pais destino,… (entre outras coisas como antecedentes criminais, a sua ficha criminal - se tiver - , …).

Então assim… o kara com quem você vai conversar ele não vai perguntar coisas do tipo “maaaasss, você costuma utilizar Singleton ou você o considera como uma má prática??? hein? hein? hein?” porque o kara não é técnico… ou seja… certificações / cursos e qualquer outra coisa desse tipo, não serviram de nada, mas agora o que ele vai querer saber é: “Opa, você terminou o colégio a 5 anos e não fez mais nada???” (olha… não leva como palavras minhas não, é que realmente sei muito bem que isso rola, pois outras países, principalmente da europa, são fascinados em PhD e etc… falar: “curso de 2 meses na globalcode” não voga muito pra eles…).

Mas enfim, claro que é extremamente possível (dependendo do pais), e o que pode de fato ajudar e muito, é a empresa te enviar uma carta de aconselhamento pra você exibir na conversa com o inspetor.

Falows

Bom, aí leva pra pergunta inicial… como tentar um trabalho fora? onde procurar? enviar curriculum e tals, pois no momento nenhuma empresa me “contactou” até porque não me conhecem… hehehe…

[]s

Existem vários sites de recrutamento. Se um opção for a Australia, segue alguns links
www.mycareer.com.au
www.careerone.com.au
www.seek.com.au/
https://jobsearch.gov.au/
Média de salário
Senior Java / J2EE Developer - $90k - $100k

Procure no google recruitment websites com o nome do país que deseja…

Ps.: Uma vez eu vi uma oportunidade em Sydney Australia pagando AUD$600/dia plus AUD$130/semana de auxilio para aluguel de imovel… Já morei lá, mas não trabalhei na área, é um ótimo país para se morar !!!

A menos que você seja contractor -e isso dificilmente se consegue sem fazer todo o processo de imigração- este valor não é a média de mercado, é salário de quem tem 10 anos de experiência e um bom emprego. A média é abaixo disso, e como já falei em outros posts o custo de vida na Austrália é bem alto (pense em AUD$400,00/semana de aluguel).

Para se ter uma idéia, uma consultoria de três letrinhas aqui costuma cobrar AUD$500-700/dia por pessoa aos clientes (por agum motivo bizarro normalmente não se cobra consultoria por hora na Austrália), que dá uns AUD$15K por mês. Obviamente que tendo 15 mil de faturamento com você uma empresa não vai te dar um salário muito além de metade deste valor. Para se ter um bom salário na Austrália você tem que ter um cargo bom, ser contractor ou trabalhar para uma consultoria boutique. Nada muito fácil.

Australia, Canada e Estados Unidos tem um programa de imigracao especializada. Da uma pesquisa nisso.
Se vc ta pensando em morar fora aconselho procurar um pais que fale ingles.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080325_regrasqualificados_np.shtml

bom! Tb existe aquela questao com um custo menor entrar em uma empresa no Brasil que tem projetos internacionais a CPMBraxis é uma delas frequentemente há vagas para projetos internacionais… o exigido é ingles fluente claro que nesse caso é o speaking fluente é fundamental…

[quote=titanius]Amigos, volta e meia surge este assunto por aqui… mas acredito este ser diferente… pois não quero saber como é trabalhar fora, quanto ganha… e sim, como fazer para trabalhar fora do Brasil, bom, claro que na área de TI.

Estive pesquisando, e vi que Canadá e Finlândia seriam bons lugares, onde precisam de mão-de-obra especializada, mas gostaria da opinião dos amigos, onde buscar informações, como proceder neste assuntos. Qualquer informação é bem vinda, principalmente que já trilhou este caminho.

Desde já agradeço.

[]s
Fellipe H.[/quote]

Vamos lá, vou tentar dar minha contribuição.

Geralmente o pessoal pergunta como parecendo que existe uma receita de bolo para isso, mas não é bem verdade. Eu estou morando há mais de 4 meses fora do país e se me perguntassem “como ?” eu não saberia responder. Em teoria seria como procurar um emprego qualquer, por exemplo, estar preparado para as oportunidades e ter sempre o currículo atualizado (em inglês). Aquelas dicas de qualquer site de RH valem.

Mas vamos lá.

Para começar, vou te fazer umas perguntas:
:arrow: Você já tentou arrumar algum emprego fora ?
:arrow: O que você já fez para arrumar um emprego fora ?

Se suas respostas foram “não” e “nada” você está esperando uma receita de bolo que não existe. Se já tentou e continua tentando está num bom caminho.

Vou falar do meu caso em particular, pois não posso responder o “como” somente relatar um pouco de minha experiência. Eu sempre quis trabalhar fora, morar em um outro país, viver uma outra cultura. Eu queria, mas não fazia muita coisa a respeito. Até que resolvi começar a agir. O que fiz primeiro foi tentar ver o que faltava em mim para poder tentar concorrer a uma vaga fora do país.

Um dos pontos era o inglês, ele era bom, mas não o suficiente. Passei uma pequena temporada no Canadá para melhorar minha fluência.

Outra coisa é identificar suas deficiências e ir melhorando sempre. Você deve se perguntar: “O que me falta para ficar mais atraente para o mercado ?” E fazer algo a respeito.

Quanto a sites para procurar emprego, isso é muito relativo. Você quer trabalhar numa empresa específica ? num país específico? O google é muito nosso amigo, você tem que identificar os sites mais relevantes para você. Com um tempo você monta sua listinha. Um simples “jobs IT new zealand” ou “telecom company denmark” vai retornar sites de empresas ou de recrutadores e cabe a você decidir o que presta ou não.

As vezes isso requer persistência muitas vezes. Eu passei 2 anos no processo de melhorar o inglês, melhorar o CV, melhorar para o mercado, pesquisar empresas e países, levar pau em entrevista por telefone etc… Até que um dia deu certo.

Em paralelo eu entrei no processo de imigração para o Canadá, meu visto deve sair esse ano. Mas o visto não te garante o emprego, então mesmo indo pra lá queria estar bem preparado. Hoje eu já não sei se vou ou quando vou para lá. O que antes seria o meu caminho natural, hoje é um plano B. No final é bom ter mais opções.

Sair colocando um monte de sites de emprego aqui não adianta muito se seu CV em inglês é tabajara, ou se você não tem condições de fazer uma primeira entrevista por telefone (devido ao pobre inglês ou pobre conhecimento técnico ou pobre preparação para entrevistas em geral)

E pra finalizar, vou colocar uma citação sua:

Isso é justamente o que tem que ser evitado. Você que tem que estar ligado, mandando CVs vendo as vagas. As vezes pode até cair algo do céu, mas você pode acabar esperando a vida toda.

Quanto ao diploma, no meu caso foi importante ter para imigração a a própria empresa achou legal minha formação. Mas geralmente (achismo meu) essa nossa área não tem essa restrição de validar o diploma.

Bem é isso.

Um abraço

Justamente amigo Ssalgado, o que me levou a este tópico é justamente preencher o vazio da minha inexperiência em buscar empresas fora do Brasil, eu já pesquisei, principalmente em empresas no Brasil, como um amigo citou, que tem projetos internacionais, mas como você, sonho em morar em outro país, e viver outra cultura, bom, meu inglês acredito ser suficientemente bom, claro que nada como uma visita fora pra melhorar, contudo falta grana para isso! Mas acredito que me sairia bem em um entrevista via telefone.

Meu CV em inglês está atualizado, atualizo ele toda vez que possível, sou formado com graduação, só não tenho certificações pelo mesmo motivo de viajar pra fora, falta grana! Pow, 1000,00 por mes, pagar financiamento de carro e mas despesas de casa, complica fazer “peripécias”…

Agora, desisti de procurar no Brasil, simplesmente pelo fato de pagarem mal, isto é geral, só se paga bem depois de uns 10 anos na empresa…e como já foi exposto aqui, muitas empresas de 3 letrinhas aí, preferem pagar estagiários do que profissional, isso é fato consumado no Brasil.

Agora amigo Ssalgado, você foi contactado por alguma empresa no Canadá? ou correu atrás? É necessário fazer o processo de imigração primeiro antes de ir, ou pode fazer por lá mesmo?

Bom, acredito que este topico no fim das contas, poderia virar sim, uma “receita de bolo” para muitos que querem seguir para fora do Brasil… :wink:

[]s

Na verdade, eu mandei vários Cv’s para diversas empresas. Algumas delas me retornaram.

No caso do Canadá, pelo que vi, é mais comum você conseguir o visto primeiro e depois arrumar algo. Mas isso não é regra.

Sobre o processo de imigração tem um um grupo legal no Yahoo! http://ca.groups.yahoo.com/group/canadaimigration (immigration com um M só mesmo. :slight_smile: )

Se você já está procurando algo, o inglês está bom, o negócio é continuar procurando, e tirar das vagas que você ache interessante coisas que possam faltar em você.

[quote=Ssalgado][quote=titanius]Amigos, volta e meia surge este assunto por aqui… mas acredito este ser diferente… pois não quero saber como é trabalhar fora, quanto ganha… e sim, como fazer para trabalhar fora do Brasil, bom, claro que na área de TI.

Estive pesquisando, e vi que Canadá e Finlândia seriam bons lugares, onde precisam de mão-de-obra especializada, mas gostaria da opinião dos amigos, onde buscar informações, como proceder neste assuntos. Qualquer informação é bem vinda, principalmente que já trilhou este caminho.

Desde já agradeço.

[]s
Fellipe H.[/quote]

Vamos lá, vou tentar dar minha contribuição.

Geralmente o pessoal pergunta como parecendo que existe uma receita de bolo para isso, mas não é bem verdade. Eu estou morando há mais de 4 meses fora do país e se me perguntassem “como ?” eu não saberia responder. Em teoria seria como procurar um emprego qualquer, por exemplo, estar preparado para as oportunidades e ter sempre o currículo atualizado (em inglês). Aquelas dicas de qualquer site de RH valem.

Mas vamos lá.

Para começar, vou te fazer umas perguntas:
:arrow: Você já tentou arrumar algum emprego fora ?
:arrow: O que você já fez para arrumar um emprego fora ?

Se suas respostas foram “não” e “nada” você está esperando uma receita de bolo que não existe. Se já tentou e continua tentando está num bom caminho.

Vou falar do meu caso em particular, pois não posso responder o “como” somente relatar um pouco de minha experiência. Eu sempre quis trabalhar fora, morar em um outro país, viver uma outra cultura. Eu queria, mas não fazia muita coisa a respeito. Até que resolvi começar a agir. O que fiz primeiro foi tentar ver o que faltava em mim para poder tentar concorrer a uma vaga fora do país.

Um dos pontos era o inglês, ele era bom, mas não o suficiente. Passei uma pequena temporada no Canadá para melhorar minha fluência.

Outra coisa é identificar suas deficiências e ir melhorando sempre. Você deve se perguntar: “O que me falta para ficar mais atraente para o mercado ?” E fazer algo a respeito.

Quanto a sites para procurar emprego, isso é muito relativo. Você quer trabalhar numa empresa específica ? num país específico? O google é muito nosso amigo, você tem que identificar os sites mais relevantes para você. Com um tempo você monta sua listinha. Um simples “jobs IT new zealand” ou “telecom company denmark” vai retornar sites de empresas ou de recrutadores e cabe a você decidir o que presta ou não.

As vezes isso requer persistência muitas vezes. Eu passei 2 anos no processo de melhorar o inglês, melhorar o CV, melhorar para o mercado, pesquisar empresas e países, levar pau em entrevista por telefone etc… Até que um dia deu certo.

Em paralelo eu entrei no processo de imigração para o Canadá, meu visto deve sair esse ano. Mas o visto não te garante o emprego, então mesmo indo pra lá queria estar bem preparado. Hoje eu já não sei se vou ou quando vou para lá. O que antes seria o meu caminho natural, hoje é um plano B. No final é bom ter mais opções.

Sair colocando um monte de sites de emprego aqui não adianta muito se seu CV em inglês é tabajara, ou se você não tem condições de fazer uma primeira entrevista por telefone (devido ao pobre inglês ou pobre conhecimento técnico ou pobre preparação para entrevistas em geral)

E pra finalizar, vou colocar uma citação sua:

Isso é justamente o que tem que ser evitado. Você que tem que estar ligado, mandando CVs vendo as vagas. As vezes pode até cair algo do céu, mas você pode acabar esperando a vida toda.

Quanto ao diploma, no meu caso foi importante ter para imigração a a própria empresa achou legal minha formação. Mas geralmente (achismo meu) essa nossa área não tem essa restrição de validar o diploma.

Bem é isso.

Um abraço[/quote]

gostei de suas explanações!!eu venho investindo para ir para fora do Brasil mais nao de imediato e o primeiro passo que tomei foi fazer um curso de ingles particular com foco no speaking! uma frase que um amigo me disse e que reflito sempre:

Oportunidade eh algo abstract umas vem do ceu e outras vc precisa procurar, ou estar no local certo na hora certa mais elas acontecem…

flw!

Aqui no Reino Unido a princípio são três as alternativas:

  1. Ter passaporte europeu. Nesse caso é só vir e procurar emprego que não precisa de visto.
  2. Pedir um visto de trabalhador especializado. Neste caso você pode ver se é elegível aqui.
  3. Conseguir uma empresa disposta a te dar um Work Permit (visto de trabalho). Neste caso você primeiro arruma o emprego e depois a empresa vai atrás da papelada.

[quote=s4nchez]Aqui no Reino Unido a princípio são três as alternativas:

  1. Ter passaporte europeu. Nesse caso é só vir e procurar emprego que não precisa de visto.
  2. Pedir um visto de trabalhador especializado. Neste caso você pode ver se é elegível aqui.
  3. Conseguir uma empresa disposta a te dar um Work Permit (visto de trabalho). Neste caso você primeiro arruma o emprego e depois a empresa vai atrás da papelada.[/quote]

Será que existe empresa para fazer isso? Visto que isso deve dar um trabalhão danado pra elas…

[]s

Aqui na Nova Zelandia voce so precisa de uma oferta de emprego. Com isso, eh so dar entrada pro work permit na imigracao (http://www.immigration.govt.nz).
Nao precisa tirar visto antes pra vir pra ca. Eles te dao um visto de visitante por 3 meses no aeroporto mesmo.

Opa Marcus,

Quanto que tão pagando por ai?

[]'s!

[quote=pcalcado][quote=psyltrance]
Senior Java / J2EE Developer - $90k - $100k
[/quote]
(…)
Para se ter uma idéia, uma consultoria de três letrinhas aqui costuma cobrar AUD$500-700/dia por pessoa aos clientes (por agum motivo bizarro normalmente não se cobra consultoria por hora na Austrália), que dá uns AUD$15K por mês. [/quote]

Não entendi suas contas…
15k/2 = 7500
7500x12=90k

Afinal, o salário é esse ou não?

[quote=titanius][quote=s4nchez]Aqui no Reino Unido a princípio são três as alternativas:

  1. Ter passaporte europeu. Nesse caso é só vir e procurar emprego que não precisa de visto.
  2. Pedir um visto de trabalhador especializado. Neste caso você pode ver se é elegível aqui.
  3. Conseguir uma empresa disposta a te dar um Work Permit (visto de trabalho). Neste caso você primeiro arruma o emprego e depois a empresa vai atrás da papelada.[/quote]

Será que existe empresa para fazer isso? Visto que isso deve dar um trabalhão danado pra elas…

[]s[/quote]

As empresas fazem sim, aconteceu assim comigo pois não tenho passaporte europeu.

Não é tão fácil acontecer isso por que muitas vezes as empresas precisam justificar por que não contrataram alguém no próprio país ou dendro da Europa.

Mas se não tentar não rola, né ?

[quote=Ssalgado][quote=titanius][quote=s4nchez]Aqui no Reino Unido a princípio são três as alternativas:

  1. Ter passaporte europeu. Nesse caso é só vir e procurar emprego que não precisa de visto.
  2. Pedir um visto de trabalhador especializado. Neste caso você pode ver se é elegível aqui.
  3. Conseguir uma empresa disposta a te dar um Work Permit (visto de trabalho). Neste caso você primeiro arruma o emprego e depois a empresa vai atrás da papelada.[/quote]

Será que existe empresa para fazer isso? Visto que isso deve dar um trabalhão danado pra elas…

[]s[/quote]

As empresas fazem sim, aconteceu assim comigo pois não tenho passaporte europeu.

Não é tão fácil acontecer isso por que muitas vezes as empresas precisam justificar por que não contrataram alguém no próprio país ou dendro da Europa.

Mas se não tentar não rola, né ?
[/quote]

Acho que nem eh essa a maior dificuldade. O que eu ja ouvi dizer por aqui (ouvir de proprio empregador) eh nem sempre as empresas estao dispostas a “embarcar” em toda essa burocracia e esperar um bocado de tempo ate a pessoa conseguir um visto de trabalho.
Isso realmente acontece bastante aqui na Europa que nao eh necessario pedir o visto previamente, no aeroporto quando vc passa na imigracao eles te dao um visto de TURISTA que eh valido por 3 meses (se nao me engano pode ser renovado por mais 3 meses somente 1 vez), tem muita gente que vem de mala e cuia pega o visto de turista e tenta arrumar emprego nesses 3 meses, eh muito dificil alguem conseguir um emprego na area desse jeito (nao eh impossivel) mas muito dificil porque como eu disse eh uma burocracia danada pra qualquer tipo de visto e as vezes as empresas nao estao dispostas a tanto trabalho.

Ou seja,

  1. Faz uma pesquisa pra ver onde o mercado ta deficiente de profissional de TI porque provavelmente nesses lugares eles tentam preencher as vagas com mao de obra de outros paises.

  2. Como eu disse, procurar um lugar que fala ingles. Vc disse que esta bom no ingles, pensa bem se vc esta REALMENTE bom porque eu tb achava que falava bem ingles quando eu tive que falar com gringo (especialmente ingles, irlandes com um sotaque fdp) eu passei um aperto. Outra coisa, ingles tecnico. As vezes as pessoas sao otimas em usar o ingles com coisas do dia-a-dia, mas seria legal se familiarizar com linguagem tecnica e negocios.

  3. Antes de escrever o seu curriculo, pesquise como eh o padrao de curriculos no pais que vc tem em mente. Por exemplo aqui, eles gostam que vc escreva um pouco sobre vc, hobbies, etc no inicio do curriculo. Bom dar uma olhada nisso pra nao cometer nenhuma gafe. Check 2 ( ou mais ) vezes o ingles no curriculo tb. :slight_smile:

Um conselho, se vc puder fazer um intercambio primeiro, tipo pegar esses cursos de ingles no exterior que vc fica hospedado em casa de alguma familia por 1 mes, seria otimo pra vc vivenciar como eh viver no pais, a cultura, etc. As vezes a gente pensa que eh mil maravilhas mas a realidade pode ser bem diferente do que vc espera. Nao sei se vc pensa em ir sozinho, mas no exterior eh muito dificil fazer amizades, leva tempo e vc tem que ta preparado pra essas coisas tb.

Outra coisa (acho que ja falei isso em outros posts sobre o assunto), pense se vale a pena.
A vida eh super cara, aluguel eh o olho da cara, na maioria das vezes vc tem que alugar um ap minusculo a kilometros de distancia do centro da cidade, comida eh super cara (nao pense que vc vai comer carne todos os dias igual a gente faz no Brasil) ainda mais agora eu a Uniao Europeia nao importa mais carne do Brasil (que era a unica barata), vc fica longe de amigos e familiares e por fim a cerveja eh sempre quente (bleh!!!)

//Daniel