[quote=jyoshiriro]Olá, fred.
Todo mundo que lê/ouve uma reclamação minha me passa esse vídeo hehehehe
Amigo, já o vi, já entendi como o GIT funciona e já sei boa parte dos comandos. A questão é que não levei “dias” (e todo mundo sempre me fala “meses” pra aprender). Não estou aqui dizendo “mimimi não sei e não aprendi a usar o GIT” e sim que ele é muuuuuito mais difícil de aprender e usar que SVN e cia. Já sei que serva pra 100000 de coisas a mais, mas me refiro a simplicidade de controle de versão.
Todo mundo me passa esse mesmo vídeo aí e me fala em “meses” de aprendizado (você é o primeiro que me fala em “dias”). SVN e cia a pessoa vê o colega CLICAR em menus na IDE, fazer merges de forma VISUAL na IDE e talvez nunca mais pergunte pra ninguém como fazer as coisas. Entendeu o que eu quis dizer?
Vejo colegas dizendo que há plugins visuais de GIT pra Eclipse e Netbeans. Realmente há mas são muito bugados (usei ambos esses meses agora)… Passam a anos luz dos similares pra SVN e cia. Sei que isso não é culpa da equipe do GIT e nem um defeito do GIT, mas que plugins visuais para as IDEs free que realmente ajudassem seriam uma mão na roda, não concorda?
Enfim, reconheço o potencial e o grande valor do GIT, mas que ele tem uma grande curva de aprendizado e é bem trabalhoso de usar se comparado com SVN e cia, disso eu não tenho dúvida.[/quote]
Pra ser sincero nunca usei muito os plugins das IDE’s, o pouco que vi do e-git no eclipse parece que ele até abstrai e fica meio parecido com cvs/svn, no IDEA achei tranquilo tambem, mas eu realmente me acostumei a fazer os comandos na console mesmo, depois q acostuma tu nem sente falta de interface grafica, quando preciso enxergar melhor visualmente o que esta havendo uso o gitk.
Olha eu tambem tive que apagar tudo umas 3 vezes aqui, e isto depois que vi o video do Akita, dei até comando git aninhado com find do linux pra tentar consertar a coisa, mas no fim vi que eu tinha feito caca.
O segredo é ter varios branchs, e pequenos, e em cada um dos pequenos branchs ter varios commits, porque ai vc consegue ir voltando se fizer coisa errada. Um dos grandes diferenciais não é tanto o que o git pode fazer, mas a cultura de aprender a trabalhar com branchs pra todo lado, que, ao menos em svn/cvs nao é tao comum.
eu gosto de fazer um branch pra cada issue/ticket/feature
-master - código de produção
–develop - um passo antes da producao, onde todas as issue se reunem
----issue_10 - e aqui um branch pra cada feature/bug/issue, e dentro de cada nao tenho apenas um commit grande com tudo que fiz, mas varios
----issue_11
----issue_12