Olá,
Quem estiver pensando em escolher o Git, é sempre bom olhar os dois lados da moeda. Vejam bem esse artigo.
Passei exatamente pelos mesmos problemas dele. O artigo é muito bom.
[]'s
Olá,
Quem estiver pensando em escolher o Git, é sempre bom olhar os dois lados da moeda. Vejam bem esse artigo.
Passei exatamente pelos mesmos problemas dele. O artigo é muito bom.
[]'s
Muito bom. [=
Na empresa usamos GIT.
Mas em meus projetos pessoais vou com o bom e velho Subversion. =]
Obrigado por compartilhar… bem interessante…
Sempre é bom questionar um pouco as novas tecnologias revolucionárias que sempre te pegam em algumas coisas até simples…
Quase cheguei a usar o Git… pelo visto… ainda bem que não usei…
fredericomaia10
Qual é a sua opinião sobre o GIT?
Interessante o texto, também já passei pela maioria dos problemas citados. Mas a maioria é coisa contornável. Por exemplo, sobre o workflow que demanda o uso de vários comandos para, por exemplo, subir a implementação de uma feature para o master e a ausência de shortcuts para coisas simples, eu uso alguns shell scripts que me ajudam no dia-a-dia nas tarefas rotineiras, como atualizar um branch com o master, subir uma alteração de um branch para um master e outras coisas.
Na minha opinião o Git é uma ferramenta bastante poderosa e flexível. Por exemplo, eu posso usar o esquema de hooks do git para chamar o servidor de integração contínua e fazer ele rodar todos os testes unitários da minha aplicação quando eu mandar alguma coisa pro master. Fora outras possibilidades interessantes, como o comando bisect que permite procurar qual commit inseriu determinado problema no sistema.
O problema que eu vejo é que o git é uma coisa muito complicada pra aprender a curto prazo. Eu mesmo levei alguns meses para me acostumar com a forma de trabalho com o git, entender o uso de cada comando, entender aquele monte de conceitos, como o index, o branch, o stash e outras coisas. Mas depois que você aprende se torna bem mais produtivo do que com o SVN.
Bom, essa é apenas minha opinião.
rogelgarcia
Acho que tem uma complexidade desnecessária. Concordo muito com o item 1 do artigo.
Essa semana tivemos vários problemas com alguns merges e não encontramos o culpado, pode ter sido alguém na equipe que tenha feito besteira.
Fora código que já tive que ficar recuperando do histórico local por não ter feito commit antes do update. Isso foi por falta de conhecimento meu sobre a ferramenta, mas concordando mais uma vez com o artigo, faltou abstração.
A única vantagem que vejo é poder trabalhar offline.
matheuslmota
Para integração contínua nosso querido Maven resolve muito bem.
Como tenho pouco tempo de trabalho com ele ainda não tive tempo para estudar mais a fundo. Li apenas alguns artigos e uma apostila de uma escola de treinamento. Vamos ver se com o tempo mudo de ideia.
[quote=fredericomaia10]matheuslmota
Para integração contínua nosso querido Maven resolve muito bem.
Como tenho pouco tempo de trabalho com ele ainda não tive tempo para estudar mais a fundo. Li apenas alguns artigos e uma apostila de uma escola de treinamento. Vamos ver se com o tempo mudo de ideia.[/quote]
Quem vem do SVN geralmente torce o nariz um pouco. Comigo foi assim. Comecei a usar Git na empresa por exigência do nosso cliente. No começo é meio dolorido migrar do SVN pro Git porque são mundos totalmente diferentes.
O git é um bocado complicado de aprender no começo mas depois que se pega a prática a produtividade aumenta muito. Ele é ótimo para gerenciar merges, tem ferramentas para recuperar commits quebrados acidentalmente (por exemplo, vai que eu peguei algo do master que sobrescreveu o que eu fiz e eu perdi meu trabalho, posso recuperar com o uso do git reflog e do git reset). Fora que o fato de o git ser um controle de versão distribuído permite criar coisas como o github, que permitem facilmente decentralizar o versionamento de código da infra-estrutura da empresa.
O único problema que vejo no git é a complexidade mesmo. Se o time todo não souber o que tá fazendo pode dar problema mesmo.
Realmente é um atente a simplicidade. Custa fazer um revert descente?
git revert Blah.java
Tópico movido para Ferramentas Frameworks e Utilitários.
O Git no inicil é realmente complexo… apanhei muito para entender ele…
mas ele na minha opinião é o melhor versionador e o mais robusto do mercado…
mas requer muito tempo para se entender a sua filosofia
Achei o cara um bocado dramático. Você não precisa entender cada detalhe do git para usa-lo. Dá sim, para usar quase como o SVN. Você vai precisar entender mais, claro, se quiser usar mais recursos. E aí, ele vai te dar muito mais recursos do que o svn dá. E, obvio, isso tem lá seu custo em complexidade.
Acho um tanto infantil comparar o git com o svn. O svn é extremamente capado. Uma comparação mais justa seria com o mercurial, ou com o sourcesafe.
Sem falar que você já tem softwares ótimos, que te afastam da linha de comando. Há integração do git com Eclipse, por exemplo.
[quote=ViniGodoy]Achei o cara um bocado dramático. Você não precisa entender cada detalhe do git para usa-lo. Dá sim, para usar quase como o SVN. Você vai precisar entender mais, claro, se quiser usar mais recursos. E aí, ele vai te dar muito mais recursos do que o svn dá. E, obvio, isso tem lá seu custo em complexidade.
Acho um tanto infantil comparar o git com o svn. O svn é extremamente capado. Uma comparação mais justa seria com o mercurial, ou com o sourcesafe.
Sem falar que você já tem softwares ótimos, que te afastam da linha de comando. Há integração do git com Eclipse, por exemplo. [/quote]
Outra ferramenta legal é o TortoiseGit, que tem integração com o windows explorer e facilita um bocado o trabalho com o git. Gostava também do Smart Git, mas o mesmo ficou um pouco bugado nas últimas versões.
O que eu tenho achado mais prático é o uso de shell script mesmo para fazer determinados workflows, mas aí já vai do gosto do desenvolvedor.
Nah, ele nem odeia o Git, hehhehe.
Do próprio artigo:
Para quem ainda está indeciso, só para constar, estou usando o git e o gitlab
há algum tempo e nunca mais quero botar a mão em cvs ou svn.
E nada melhor do que assitir a esse video para saber o que pensa o cara
que criou o git, principalmente suas opiniões sobre o cvs e svn (engraçado).
Tenho usado GIT no livro que estou escrevendo.
Nunca usei e me acho o maior idiota usando. Sei apenas fazer pull ou commit + push.
Ainda não parei para estudá0lo pois se não eu não continuo meus outros estudos.
Realmente ainda prefiro o svn. =/
Provavelmente o cara não entendeu de fato o propósito do Git. É estranho querer comparar git-svn levando em conta facilidade de comando, estado dos arquivos, estrutura de indice. WTF?
Dá pra usar git sim da forma simples como se usa o svn.
E se quiser dominar mais ainda a ferramenta e entendê-la a fundo, basta pensar como grafo. Git são grafos.
Aprendi o GIT por esse Screencast do Akita:
Vale muito a pena assistir e entender que Git - SVN e CVS são coisas completamente distintas… Subversion é um emaranhado de confusão que funciona bem pra 90% do que as pessoas precisam de um SCM que faça commits e updates.
Quero destacar aqui alguns pontos fortes do Git:
Minha dica é, use o Git. No primeiro mês, você vai querer enforcar o Linus por ter criado algo tão complexo, ao final do segundo mês, você vai estar querendo escrever uma carta pra ele, pedindo desculpas e agradecendo grandemente por tão bem prestado à humanidade (ia escrever comunidade, mas humanidade ficou mais dramático).
Agora um detalhe importante. Se você tem projetos pessoais já funcionando no SVN e tudo para o que você usa são commits e updates, fique no SVN mesmo, ele lhe atende bem.
Mas se trabalha com Ns tarefas ao mesmo tempo, de forma que precisa trabalhar com multiplas branchs em paralelo, se gostaria de criar tags próprias sem depender “do cara” da infra, se precisa fazer backup de todo o histórico do seu projeto em menos de 10 segundos (ou retirar seu projeto de um versionador em menos de 5 segundos tbm) e quem sabe até compartilhar seu Notebook como um Server remoto sem precisar de um git-server + git-client, use o Git… Só Git, pura e simplesmente Git. Sem server, client, commons, blá, blá blá…
Enfim, dependendo do que você precisar, Git pode ser sua salvação, minha experiência é a seguinte “Como consegui viver (em paz) sem o Git até hoje? Ah é, não viví, meus SCM sempre tratavam de acabar comigo.” Rsrsrsrsrsrs Brincadeira…
Abs []
Só o fato do git ter private local branch e não ficar espalhando arquivos .svn pelo seu projeto já basta pra eu preferir usar git.
Mas aí você está batendo em uma tecla que o próprio autor do artigo citou: os erros do SVN não fazem acertos do git.
[]'s