3 classes ou mais

7 respostas
Dani_RS

Olá, pessoal!

Alguém poderia me dar um exemplo de código que envolva três ou mais classes? Lembrando que sou iniciante, sendo assim, pode ser o exemplo mais simples desse caso que vcs tiverem :wink: !

P.s.: Se tiver construtores, melhor ainda!

7 Respostas

maquiavelbona

Pegue qualquer tutorial de java que vai ter o que queres.

Isso tá me parecendo trabalho de faculdade.

Até!

L

Procura por apostila de Java Básico no google que tem bastante coisa, em português ainda.

Dani_RS

Não, maquiavelbona… Meus trabalhos de faculdade eu faço muito bem sozinha e até agora, embora esteja ainda no primeiro semestre, posso dizer que tenho tido sucesso. Uso o fórum como um meio para tirar minhas dúvidas e não para conseguir coisas de mão beijada, o que pra mim, vale o mesmo que nada. Por isso, dispenso o teu (completamente equivocado) julgamento.

Preciso dos exemplos porque tenho uma prova e quero usar os códigos para estudar formas de chamada de método entre classes diferentes, já que, embora, meu professor tenha dado a matéria, não chegou a implementar os exemplos, o que, ao meu ver, complica.

Mais uma vez, peço que se alguém tiver algum exemplo e puder enviar, seria muito bem vindo. :smiley:

maquiavelbona

Se eu estivesse de jejum, iria me sentir ligeiramente triste pela resposta quase-ofensiva, mas como não estou, levarei como uma resposta normal como qualquer outra. Se desses uma olhada num dos tópicos que está na parte de Tópicos Recentes, terias o exemplo, até um pouco complicado demais ( o título não ajudava muito, mas não custava nada entrar um por um e procurar ).

Encapsulamento vantajoso ou porco

Até!

Dani_RS

Não quis ser ofensiva, da mesma maneira como vc não quis dizer que eu estava procurando uma maneira “fácil” de conseguir um trabalho de faculdade :wink: .

Mas voltando ao objetivo desse tópico, achei um pouco complexo o exemplo que vc mandou, mas mesmo assim, agradeço…

Vou tentar ser mais específica quanto à minha dúvida…

Se eu considerasse 3 classes:

Livro
Livraria
TestaLivraria

Na classe Livro, eu tenho os atributos de livro, tais como código, autor, titulo… Ok, então agora preciso construir a classe Livraria, com 5 livros. Eles serão instanciados dessa forma:

Livro l1 = new Livro(atributos de Livro);
...
Livro l5 = new Livro(atributos de Livro);

E os métodos get e set para a classe Livro serão chamados assim:

l1.getCodigo();

Nessa chamada não vai nenhuma referência à classe Livro além do objeto l1?

Agora, na classe TestaLivraria, para instanciar uma livraria:

Livraria liv1 = new Livraria(atributos de Livraria);

Essas são as melhores formas (leia-se formas corretas)?

Até!

vhuzalo

Dani,
Acho que tua dúvida é mais de modelagem do que de código… geralmente quando iniciamos não temos uma visão clara do que realmente se trata de uma “Orientação a Objetos”.

Um exemplo simples de relacionamento entre classes seria o proprio da livraria mas com algumas diferenças:

1 . Classe Livro - Igual a do teu exemplo;
2 . Classe Cliente - Dispensa comentários, presente em 90% dos exemplos de modelagem
3. Classe Compra ou NotaFiscal - De forma bem simplificada apenas para te dar um exemplo, ela conterá relacionamento com as outras duas classes.

A classe livro e cliente acho que não é necessário te exemplificar, pois elas terão apenas seus próprios atributos, já a classe Compra ficaria assim:

public class Compra{
    private long idCompra; 
    private Cliente cliente; // Aqui está o relacionamento com o cliente, que terá metodos getCliente e setCliente
    private Livro livro; // O mesmo se aplica para o Livro

... (construtor e getter & setters)
}

Espero que seja esta tua dúvida, qqr coisa a galera do fórum tá sempre ae pra ajudar…

:thumbup:

Dani_RS

Obrigada, vhuzalo!
Era isso mesmo! \o/

Criado 18 de outubro de 2007
Ultima resposta 19 de out. de 2007
Respostas 7
Participantes 4