3 classes ou mais

Olá, pessoal!

Alguém poderia me dar um exemplo de código que envolva três ou mais classes? Lembrando que sou iniciante, sendo assim, pode ser o exemplo mais simples desse caso que vcs tiverem :wink: !

P.s.: Se tiver construtores, melhor ainda!

Pegue qualquer tutorial de java que vai ter o que queres.

Isso tá me parecendo trabalho de faculdade.

Até!

Procura por apostila de Java Básico no google que tem bastante coisa, em português ainda.

Não, maquiavelbona… Meus trabalhos de faculdade eu faço muito bem sozinha e até agora, embora esteja ainda no primeiro semestre, posso dizer que tenho tido sucesso. Uso o fórum como um meio para tirar minhas dúvidas e não para conseguir coisas de mão beijada, o que pra mim, vale o mesmo que nada. Por isso, dispenso o teu (completamente equivocado) julgamento.

Preciso dos exemplos porque tenho uma prova e quero usar os códigos para estudar formas de chamada de método entre classes diferentes, já que, embora, meu professor tenha dado a matéria, não chegou a implementar os exemplos, o que, ao meu ver, complica.

Mais uma vez, peço que se alguém tiver algum exemplo e puder enviar, seria muito bem vindo. :smiley:

Se eu estivesse de jejum, iria me sentir ligeiramente triste pela resposta quase-ofensiva, mas como não estou, levarei como uma resposta normal como qualquer outra. Se desses uma olhada num dos tópicos que está na parte de Tópicos Recentes, terias o exemplo, até um pouco complicado demais ( o título não ajudava muito, mas não custava nada entrar um por um e procurar ).

Encapsulamento vantajoso ou porco

Até!

Não quis ser ofensiva, da mesma maneira como vc não quis dizer que eu estava procurando uma maneira “fácil” de conseguir um trabalho de faculdade :wink: .

Mas voltando ao objetivo desse tópico, achei um pouco complexo o exemplo que vc mandou, mas mesmo assim, agradeço…

Vou tentar ser mais específica quanto à minha dúvida…

Se eu considerasse 3 classes:

Livro
Livraria
TestaLivraria

Na classe Livro, eu tenho os atributos de livro, tais como código, autor, titulo… Ok, então agora preciso construir a classe Livraria, com 5 livros. Eles serão instanciados dessa forma:

Livro l1 = new Livro(atributos de Livro);
...
Livro l5 = new Livro(atributos de Livro);

E os métodos get e set para a classe Livro serão chamados assim:

l1.getCodigo();

Nessa chamada não vai nenhuma referência à classe Livro além do objeto l1?

Agora, na classe TestaLivraria, para instanciar uma livraria:

Livraria liv1 = new Livraria(atributos de Livraria);

Essas são as melhores formas (leia-se formas corretas)?

Até!

Dani,
Acho que tua dúvida é mais de modelagem do que de código… geralmente quando iniciamos não temos uma visão clara do que realmente se trata de uma “Orientação a Objetos”.

Um exemplo simples de relacionamento entre classes seria o proprio da livraria mas com algumas diferenças:

1 . Classe Livro - Igual a do teu exemplo;
2 . Classe Cliente - Dispensa comentários, presente em 90% dos exemplos de modelagem
3. Classe Compra ou NotaFiscal - De forma bem simplificada apenas para te dar um exemplo, ela conterá relacionamento com as outras duas classes.

A classe livro e cliente acho que não é necessário te exemplificar, pois elas terão apenas seus próprios atributos, já a classe Compra ficaria assim:

public class Compra{
    private long idCompra; 
    private Cliente cliente; // Aqui está o relacionamento com o cliente, que terá metodos getCliente e setCliente
    private Livro livro; // O mesmo se aplica para o Livro

    ... (construtor e getter & setters)
}

Espero que seja esta tua dúvida, qqr coisa a galera do fórum tá sempre ae pra ajudar…

:thumbup:

Obrigada, vhuzalo!
Era isso mesmo! \o/