- Como identificar a polarização de um LED RGB?
- Como identificar a polarização do LDR?
- Como identificar o lado positivo e negativo de um LED comum?
A perna maior é o lado positivo.
A perna menor é o lado negativo.
As demais perguntas acho que você encontra na internet.
muito obrigada…
a primeira eu achei,mas a segunda eu não achei…
Qual seria a resposta da 1° para fins de curiosidade? Seria a mesma que a última?
Segundo esse site, ele não tem polaridade:
"Como mostra a imagem acima, ele possui apenas dois terminais e não tem polaridade. Além disso, um dos materiais presentes nele é um semicondutor de alta resistência.
Uma informação importante, é que o LDR pode apresentar certos atrasos para variar a resistência. Podendo demorar cerca de 10ms para detectar a mudança de um ambiente escuro para um claro."
Para ter uma referência, tens que identificar a maior perninha, que pode ser o anodo comum ou o catodo comum.
As perninhas seguem essa sequência: Vermelho, Anodo ou Catodo Comum, Verde, Azul.
Se o LED for Anodo Comum, você liga o positivo no anodo e o negativo na(s) cor(es) desejada(s).
Se o LED for Catodo Comum, você liga o negativo no catodo e o positivo na(s) cor(es) desejada(s).
Se ligar invertido, ele não acende.
Um LDR (Light Dependent Resistor) nada mais é do que um resistor, então ele não tem polarização.
O catodo (negativo) tem a perninha menor
O anodo (positivo) tem a perninha maior
Se as perninhas estiverem do mesmo tamanho, basta verificar o chanfro que tem no LED, o chanfro fica no catodo.