33 Exercícios de Introdução a algoritmos

Como eu tinha comentado em outro tópico eu tenho uma lista de aquecimento com 33 exercícios, desde o básico até um pouco de array e etc…

Segue a lista:

[quote]- Exercícios básico só com estrutura seqüencial:

1. Faça um programa que receba um valor que é o valor pago, um segundo valor que é o preço do produto e
    retorne o troco a ser dado.

2. Faça um programa que receba o valor do quilo de um produto e a quantidade de quilos do produto
    consumida calculando o valor final a ser pago.

• Exercícios básicos com estrutura de decisão:
  1. Faça um programa que receba 2 valores e retorne o maior entre eles.

2. Faça um programa que receba 4 valores e retorne o menor entre eles.

3. Faça um programa que verifique se um número é impar.

4. Faça um programa que receba 3 valores que representarão os lados de um triângulo e verifique se os
    valores formam um triângulo e classifique esse triângulo como:

• eqüilátero (3 lados iguais);
  • isósceles (2 lados iguais);
  • escaleno (3 lados diferentes).

Lembre-se que para formar um triângulo:

• nenhum dos lados pode ser igual a zero;
  • um lado não pode ser maior do que a soma dos outros dois;
  1. Utilize a estrutura if para fazer um programa que retorne o nome de um produto a partir do código do
    mesmo. Considere os seguintes códigos:

001 ? Parafuso;
002 ? Porca;
003 ? Prego;
Para qualquer outro código indicar ?Diversos?.

1. Refaça o exercício anterior usando a estrutura switch.
  • Exercícios básicos com estrutura de repetição:
  1. Faça um programa que utilize a estrutura while para ler 50 números e calcule e exiba a média aritmética
    deles.

2. Refaça o programa anterior utilizando a estrutura do while.

3. Refaça novamente o exercício usando a estrutura for.

• Exercícios que utilizam vetores:
  1. Faça um programa que receba 10 valores inteiros e os coloque em um vetor. Em seguida exiba-os em
    ordem inversa à ordem de entrada.

2. Faça um programa que utilize uma estrutura de repetição para ler 50 números armazenando-os em um
    vetor e calcule e exiba a média aritmética deles. Em seguida o programa deve apresentar todos os valores
    armazenados no vetor que sejam menores que a média.

Os exercícios seguintes deve ser usado o seguinte array para a resolução:

int a [] ={32,45,89,66,12,35,10,96,38,15,13,11,65,81,35,64,16,89,54,19};
  1. O vetor b deve se tornar uma cópia do vetor a.

Resposta: 32 45 89 66 12 35 10 96 38 15 13 11 65 81 35 64 16 89 54 19

1. O vetor b deve se tornar uma cópia revertida do vetor a (a ordem dos elementos deve ser trocada).

Resposta: 19 54 89 16 64 35 81 65 11 13 15 38 96 10 35 12 66 89 45 32

1. b[0] deve receber o valor do maior elemento (conteúdo) de a.

Resposta: 96

1. b[0] deve receber o índice (posição) do menor elemento (conteúdo) de a. Em caso de empate, o índice indicado deve ser o menor.

Resposta: 6

(Note que a[6] = 10 é o menor elemento (conteúdo) presente no vetor a.)

Variante: modifique o programa para que, em caso de empate entre dois índices (posições), indique-se o
maior índice (posição).

1. b deve receber a lista dos números que estão nos índices (posições) pares de a.

Resposta: 32 89 12 10 38 13 65 35 16 54

1. b deve receber a lista dos números pares de a.

Resposta: 32 66 12 10 96 38 64 16 54

1. b deve receber a lista dos índices (posições) de a que contém elementos maiores do que 50.

Resposta: 2 3 7 12 13 15 17 18

1. b[0] deve receber a média aritmética dos elementos de a (arredondada para baixo).

Resposta: 44

1. b[0] deve receber o total dos elementos ímpares de a.

Resposta: 497

1. b[0] deve receber o maior elemento de A que seja inferior a 50 (se não houver números inferiores a 50, a
    resposta deve ser 0). Considere que nunca haverá elementos negativos em a.

Resposta: 45

1. b[0] deve receber o índice do primeiro elemento ímpar de a (se não houver números ímpares em a, a
    resposta deve ser n).

Resposta: 1

1. b[0] deve receber o índice do último elemento par de a (se não houver números pares em a, a resposta
    deve ser -1).

Resposta: 18

1. b deve receber a lista decrescente dos índices de a que contenham elementos menores que 50.

Resposta: 19 16 14 11 10 9 8 6 5 4 1 0

1. b deve receber a lista dos índices de a em que aparecem elementos menores do que os que estão no índice
    seguinte. O último índice do vetor não deve ser considerado.

Resposta: 0 1 4 6 11 12 14 16

1. b deve receber a lista dos índices de a em que aparecem elementos que são a média aritmética dos seus
    vizinhos à esquerda e à direita. O primeiro e o último índice não devem ser considerados.

Resposta: 10 18

1. b deve receber a lista dos índices de a que contém o mesmo elemento que está no índice “simétrico”: O
    primeiro elemento deve ser comparado com o último, o segundo com o penúltimo e assim por diante. Um par
    de números só deve ser comparado uma vez, ou seja, se a[3] = a[16] apenas o 3 deve aparecer na lista.

Resposta: 2 5

1. b deve receber a ? filtrado?. O primeiro e o último índice se mantém iguais, mas os índices internos
    devem ser modificados da seguinte maneira: cada índice de b conterá a média aritmética do número na
    posição correspondente em b e dos números vizinhos.

Resposta: 32 55 66 55 37 19 47 48 49 22 13 29 52 60 60 38 56 53 54 19

1. b[0] deve receber o maior elemento de a, enquanto que b[1] deve receber o segundo maior elemento de a.
    Você pode supor que a tem pelo menos dois elementos.

Resposta: 96 89

OBS: os próximos exercícios podem exigir dois laços, além de comandos condicionais.

1. b deve receber a lista dos elementos de a que são primos.

Resposta: 89 13 11 89 19

1. b deve receber a ordenado de forma crescente ou ? ordem não-decrescente?, já que poderá haver números
    repetidos. Este é um problema de solução mais complicada, para a qual haverá soluções clássicas, que
    veremos nesta disciplina. Veja o que consegue sozinho!

Resposta: 10 11 12 13 15 16 19 32 35 35 38 45 54 64 65 66 81 89 89 96

1. b deve receber os elementos de a, removendo-se os que aparecem apenas uma vez. Os que aparecem mais
    de uma vez devem aparecer tantas vezes quantas apareciam em a.

Resposta: 89 35 35 89[/quote]

Espero que divirtam-se, qualquer dúvida é só postar aqui.

Abraços a todos

Muito bom para quem está começando.

Boa postagem.

Abraço

só os clássicos…
rsrs
http://www.guj.com.br/posts/list/87264.java

a

UHAhuahuahuaHU
depois eu vejo se eu consigo outros do tipo e coloco aqui pra galera, só q de preferencia mais dificil!!!
abçs

Bem legal mesmo. :-o

muito bom.

Bom dia, por favor quem poder mim ajudar, estou precisando das respostada lista de aquecimento com 33 exercícios, desde o básico até um pouco de array e etc…
E a primeira vez que posto não sei se e assim que procede, mais quem poder mim ajudar vou ficar muito grata tenho prova daqui alguns dias meu email é pg.sil@hotmai.com.

Ótimos exercícios…
Eu me lembro de ter feitos eles em boa parte do meu aprendizado inicial em Java.

Na verdade, esses execícios são clássicos para qualquer linguagem.

Abraço

Bons tempos,

Eu era feliz e não sabia, rs

[]'s

Se possivel envie para mim estes 33 exercícios, desde o básico até um pouco de array. Com as respostas.
pg.sil@hotmail.com

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

boa tarde se alguem tiver as respostas deste exercicio se possivel envie para mim vou fazer uma prova.
pg.sil@hotmail.com

? PROGRAMAÇAOI

1. Faça um programa que receba um valor que é o valor pago, um segundo valor que é o preço do produto e retorne o troco a ser dado.

2. Faça um programa que receba o valor do quilo de um produto e a quantidade de quilos do produto consumida calculando o valor final a ser pago.

3. Faça um programa que receba 2 valores e retorne o maior entre eles.

4. Faça um programa que receba 4 valores e retorne o menor entre eles.

5. Faça um programa que verifique se um número é impar.

6. Faça um programa que receba 3 valores que representarão os lados de um triângulo e verifique se os valores formam um triângulo e classifique esse triângulo como:

• eqüilátero (3 lados iguais);
    • isósceles (2 lados iguais);
    • escaleno (3 lados diferentes).

Lembre-se que para formar um triângulo:

• nenhum dos lados pode ser igual a zero;
    • um lado não pode ser maior do que a soma dos outros dois;

7, Utilize a estrutura if para fazer um programa que retorne o nome de um produto a partir do código do mesmo. Considere os seguintes códigos:

001  Parafuso; 
002  Porca; 
003  Prego; 
Para qualquer outro código indicar ?Diversos?. 
  1. Refaça o exercício anterior usando a estrutura switch.

2. Faça um programa que utilize a estrutura while para ler 50 números e calcule e exiba a média aritmética deles.

3. Refaça o programa anterior utilizando a estrutura do while.

4. Refaça novamente o exercício usando a estrutura for.

5. Escrever um programa para calcular a média obtida por cada aluno de uma turma. Deve-se informar o número de alunos da turma, o nome de cada um e as 3 notas realizadas. Escrever o nome do aluno e a média obtida.

6. Escrever um programa que, dada uma seqüência de valores inteiros e positivos, determine qual e o menor valor desta sequência e a média aritmética dos valores pares. O valor 0 (zero) indica o término dos dados de entrada (finalizador).

7. Escrever um programa que leia o nome, sexo, altura e peso de um grupo de 250 pessoas e informe:

• média das alturas dos homens e dos pesos das mulheres;
  • nome do homem mais alto e da mulher mais gorda;
  1. Escrever um programa que lê 5 valores para a, um de cada vez, e conta quantos destes valores são negativos, escrevendo esta informação.
  2. Escrever um programa que gera e escreve os números ímpares, pares e múltiplos de 11 entre 100 e 200.
  3. Escrever um programa que lê 10 valores, um de cada vez, e conta quantos deles estão no intervalo [10,20] e quantos deles estão fora deste intervalo, escrevendo estas informações.
  4. Escrever um programa que lê um número desconhecido de valores, um de cada vez, e conta quantos deles estão em cada um dos intervalos [0,25], (25,50], (50,75], (75,100].
  5. Escrever um programa semelhante ao anterior que calcula as médias aritméticas de cada intervalo e as escreve, juntamente com o número de valores de cada intervalo.
  6. Escrever um programa que lê um par de valores m,n , todos inteiros e positivos, um par de cada vez, e calcula e escreve a soma dos n inteiros consecutivos a partir de m inclusive.

Boa tarde, sou novo aqui, mas estou com uma dúvida.

Procuro exercícios resolvidos, ou quem tenha algum resolvido, sobre algoritmos com intervalos, por exemplo:

“Escreva um algoritmo que mostre todos os números inteiros de 0 a 50.”

desde já agradeço

Boa tarde,

Seguem as resoluções de alguns exercícios de Lógica de Programação. O desafio é fazer o teste de mesa para idêntificar a saida do programa.

[]'s