A crise no ensino da computação

“Para começar uma pequena história. Quando me formei, em Engenharia Elétrica, alguns colegas passaram em um concorridíssimo concurso de seleção para um curso de programação oferecido pela IBM. Dois deles, contratados após os meses de curso foram os exemplos para a turma. Se me lembro bem o curso consistia, essencialmente, de programação assembly, uma linguagem de programação e conhecimentos de sistemas de arquivos. Eles eram considerados os “sortudos” da turma pois ganhavam muito mais que um engenheiro em início de carreira, e o status! Sempre estavam com impecáveis fatiotas e engravatados. Pois é, o tempo passou, a sociedade mudou e hoje programadores indianos ou chineses trabalham via Internet por algumas dezenas de dólares por mês subvertendo o mercado mundial de trabalho. E ainda há gente que vive apregoando que devemos seguir estes modelos: “Olhem a India, que exemplo!”. O Brasil está melhor, as grandes companhias internacionais estão colocando laboratórios de desenvolvimento aqui, pois nossos mestres e doutores ganham muito menos do que pessoal da mesma competência nos paises centrais.” (José Palazzo M. de Oliveira)

Veja crônica completa em: http://palazzo.pro.br/cronicas/009.htm

Crise no ensino, crise na mão de obra qualificada, crise no governo…
Estou desistindo deste país, to vendo que vamos virar uma grande plantação de cana-de-açucar e quem ficar aqui só vai conseguir emprego de boia fria.
Porque incentivo do governo, esquece…
[]'s

Acho que o governo não precisa incentivar, mas sim se omitir de vez em quando. Ao invés de criar legislações sobre algo, diminuir a influência, ao contrário de pensar em como aumentar a taxação, diminuir os valores. Com o afastamento da influência do governo, com menores taxas e politicagens, ao invés de criar cada vez mais “crises”, criaria cada vez mais “pólos”. Pólo de mão de obra qualificada, polo de infraestrutura, pólo educacional…

Até!

[quote=maquiavelbona]Acho que o governo não precisa incentivar, mas sim se omitir de vez em quando. Ao invés de criar legislações sobre algo, diminuir a influência, ao contrário de pensar em como aumentar a taxação, diminuir os valores. Com o afastamento da influência do governo, com menores taxas e politicagens, ao invés de criar cada vez mais “crises”, criaria cada vez mais “pólos”. Pólo de mão de obra qualificada, polo de infraestrutura, pólo educacional…

Até![/quote]
Neoliberalismo? Com a cabeça que tem nossos picaretários?
Nem capital de risco quer investir mais em empresas de tecnologia brasileira, visto a confusão que criaram com as contratações irregulares (PJ, CLT Flex e mais uma cacetada de baboseiras que inventaram para sonegar imposto).
Deixe isso acontecer e em 1 ano estaremos ganhando menos que um operário na china…
[edit]Antes que tirem suas próprias conclusões, eu odeio PT e o Lula.[/edit]

Para falar a verdade a crise no brasil em termos de tecnologia, é culpa do governo, tanto federal como estadual, até hoje eu não ouvi falar em nenhum incentivo para os estudantes em tecnologia, tipo as pouco chances que surge são empresas Multi-Nacionais que da alguma oportunidade ou que oferece algum treinamento, mas mesmo assim são raros, Eu fico imaginando, será que os governos não estam vendo que país que não investe em tecnologia ficam pra tráz, o brasil tinha que seguir o exemplo dos UEA e do JAPÃO, paises que sempre investiram e tecnologia e sempre são destaques mundial, principalmente o japão que foi na segunda guerra mundial totalmente destruído, tanto economicamente quanto socialmente, e conseguiu dentre 60 anos ser um dos paises mais desenvolvido do mundo, enquanto o Brasil tem 500 anos, e ainda nem acordou pra vida atual…

[quote=luidhi]…
Neoliberalismo? Com a cabeça que tem nossos picaretários? [/quote]

Neoliberalismo não. Anarco-Liberalismo! “Governo é um câncer, só serve para consumir nossas forças.”

Até!

pra mim isso cheira a escravagismo … se hoje as empresas já exploram o empregado, imagine sem o gorverno para regular.

Pior que o Estado somente o Capital.

Para quem quer ver as do que as corporações são capazes.
Veja o documentário, já disponivel em português:
The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power
http://www.thecorporation.com/

Com a participação de Noam Chomsky, Michael Moore, entre outros.

[quote=maquiavelbona][quote=luidhi]…
Neoliberalismo? Com a cabeça que tem nossos picaretários? [/quote]

Neoliberalismo não. Anarco-Liberalismo! “Governo é um câncer, só serve para consumir nossas forças.”

Até![/quote]

Diz uma lenda que um indiano que morava na fronteira com o Paquistão viu seu vizinho paquistanês prosperar e contruir uma enorme casa em cima da colina. Então, com inveja, pensou: “um dia eu vou ser mais rico que esse paquistanês!”

Diz outra lenda que um paquistanês que morava na fronteira com a Índia viu seu vizinho indiano prosperar e construir uma grande casa no alto da colina. Então, com inveja, pensou: “um dia eu vou matar esse indiano!”

Moral da história: deixa eu ir trabalhar que eu ganho mais!

[]'s

“In the present crisis, government is not the solution to our problem; government is the problem.” Ronald Reagan

Na visão de uns, os empregados que exploram demais as empresas, na visão de outros, as empresas que exploram demais os empregados. Pena que por enquanto um não vive sem o outro.

E voltando para o assunto do tópico, achei a visão do cronista muito simplista. O que falta são 20 anos de investimento pesado, tanto estatal quanto privado, em educação em todos os níveis. O que a nossa profissão não precisa é de glamour e sim de valor. Temos que nos tornar fonte de produção, com pesquisas mais diversificadas, maior acesso das universidades nas empresas, pólos de desenvolvimentos modernos.
Exemplo desses agora são a Irlanda e Hong Kong (para mostrar dois países de crescimento diferenciados).
Brasil não vai mudar nem crescer enquanto a solução para o crescimento industrial e educacional seja o PROUNI.

Até!

Empregado explorando empresa??? … isso é piada ???

Vc pode dar um exemplo?? O governo não vale…

PS.: Coitadinha da Nike que é explorada pelas crianças da India.

[quote=eric_jf]
Empregado explorando empresa??? … isso é piada ???

Vc pode dar um exemplo?? O governo não vale…

PS.: Coitadinha da Nike que é explorada pelas crianças da India. [/quote]
Eu sou novo mas vi o sindicalismo industrial pós-ditadura aqui no Brasil. Quer agremiação proletária mais forte do que uma que coloca um de seus partidários ( ou ex-, o cara não tem uma ideologia definida ) como presidente de um país? Já ouviste notícias sobre todo parque de produção francês? O reinicio de sindicalismo americano agora?
Porque será que a Nike tirou muitas de suas fábricas do EUA? Porque as crianças da Índia são mais educadas?

Até!

[quote=maquiavelbona]
Eu sou novo mas vi o sindicalismo industrial pós-ditadura aqui no Brasil. Quer agremiação proletária mais forte do que uma que coloca um de seus partidários ( ou ex-, o cara não tem uma ideologia definida ) como presidente de um país? Já ouviste notícias sobre todo parque de produção francês? O reinicio de sindicalismo americano agora?
Porque será que a Nike tirou muitas de suas fábricas do EUA? Porque as crianças da Índia são mais educadas?

Até![/quote]
:shock:

r0g3r10gc

Na verdade isso ocorre mesmo, estou trabalhando numa empresa e investem muito na minha capacidade, dando cursos. Funcionários que tem a paciencia de explicar como fazer. Acho isso como um grande incentivo, como estágiario isto é privilegio para poucos. Além do mais os investimentos não acontecem, pois existe muito analistas, programadores, etc… que aceitam trabalhar tirando salários baixos, isso vai deixando o mercado cada vez mais com buracos e realmente quando assustar o pessoal que esta na area a mais tempo, vai começar a ganhar muito pouco… E se não aceitam esta condição, que redução salarial, perde o emprego.

Falou!!!

[quote=maquiavelbona]
Porque será que a Nike tirou muitas de suas fábricas do EUA? Porque as crianças da Índia são mais educadas?

Até![/quote]
Porque na india tem mão de obra que trabalha por um prato de comida e não reclama. Portanto são mais educadas sim.

Vamos relaxar vai…

Novas Regras do RH

INDUMENTÁRIA:
Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu salário. Se o percebermos calçando um tênis Nike de R$ 350,00 e carregando uma bolsa Gucci de R$ 600,00 presumiremos que vai bem de finanças e, portanto, não precisa de aumento. Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e, portanto, não precisa de aumento. E se ele se vestir no meio termo, estará perfeito e, portanto, não precisa de aumento.

AUSÊNCIA DEVIDO À ENFERMIDADE:
Não vamos mais aceitar uma carta do médico como prova de enfermidade. Se o funcionário tem condições de ir até o consultório médico, pode vir trabalhar.

CIRURGIA:
As cirurgias são proibidas. Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em remover nada. Nós o contratamos inteiro. Remover algo constitui quebra de contrato.

AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais a cada ano. Chamam-se sábados e domingos.

AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:
Isto será aceito como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

O USO DO WC:
Os funcionários estão passando tempo demais no toalete. No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo, todos os funcionários
cujos nomes começam com a letra ‘A’ irão entre 8:00 e 8:20, aqueles com a letra ‘B’ entre 8:20 e 8:40 etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte. Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Os supervisores dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito. Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3 minutos no box . Acabando esses 3 minutos, um alarme irá tocar, o rolo de papel higiênico será recolhido, a porta do box abrirá e uma foto será tirada. Se
for repetente, a foto será fixada no quadro de avisos da empresa sob o título “Infrator Crônico”.

A HORA DO ALMOÇO:
Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis. As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano. Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar um “Slim Fast” e um remédio de regime.
Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa. Estamos aqui para proporcionar uma experiência empregatícia positiva.
Portanto, toda dúvida, comentário, preocupação, reclamação,frustração, irritação, agravo, insinuação, alegação, acusação, observação, consternação e
“input” deverá ser dirigida a qualquer outro lugar.

A GERÊNCIA

Por falar em governo, vcs viram agora o novo aumento dos juizes estaduais?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u89320.shtml

E os velhos professores que estão pedindo aumento há anos ganham uma mixaria pra fazer o que fazem… Pior ainda, e os policiais que ganham merreca pra peitarem balas?

E depois eles reclamam dos sonegadores…hehehehe

Ta dificil a coisa…

É realmente a classe trabalhadora não tem o direito de eleger ninguém, muito menos um presidente … tem é que ser oprimida e ficar quieta, só porque ela faz parte da maioria do povo brasileiro?! … democracia nada … o q importa é o lucro.

Só quem pode eleger é a classe dominante, como a Globo que elegeu o Collor e a Veja que elegeu o Fernando Henrique.

PS.: Empresario eu até entendo de apoiar essas coisas, mas trabalhador é alienação demais…

[quote=maquiavelbona][quote=eric_jf]
Eu sou novo mas vi o sindicalismo industrial pós-ditadura aqui no Brasil. Quer agremiação proletária mais forte do que uma que coloca um de seus partidários ( ou ex-, o cara não tem uma ideologia definida ) como presidente de um país? Já ouviste notícias sobre todo parque de produção francês? O reinicio de sindicalismo americano agora?
Porque será que a Nike tirou muitas de suas fábricas do EUA? Porque as crianças da Índia são mais educadas?
Até![/quote]

[quote=eric_jf]É realmente a classe trabalhadora não tem o direito de eleger ninguém, muito menos um presidente … tem é que ser oprimida e ficar quieta, só porque ela faz parte da maioria do povo brasileiro?! … democracia nada … o q importa é o lucro.

Só quem pode eleger é a classe dominante, como a Globo que elegeu o Collor e a Veja que elegeu o Fernando Henrique.

PS.: Empresario eu até entendo de apoiar essas coisas, mas trabalhador é alienação demais…
[/quote]
Qualquer cidadão tem o direito de eleger alguém, não só os trabalhadores. Mas isso não quer dizer que “a voz do povo é a voz de Deus”. Os sindicatos industriais são sim máquinas corruptas e que acabam por prejudicar tanto o empregador quanto o empregado. Um dos maiores apoiadores do assistencialismo e da não alteração da CLT é a CUT, por que será?
Chamar os outros de alienado é fácil, ver que algo está errado e o culpado não é necessariamente quem você queria que fosse é mais difícil.
Reclamam tanto de CLT, PJ, CLT Flex e a culpa é das empresas, aquelas máquinas exploradoras que não querem produzir mais porque está ótimo explorar aqueles empregados mesmo.

Pff…

Até!

Verdade a culpa eh das empresas, o governo sendo socio de todas as empresas em 48% ( isso sendo bonzinho, pois eh o primeiro socio a fazer retirada, se sobrar os outros socios podem fazer as suas retiradas) tem sua culpa entao. :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu não estou discutindo sindicado de trabalhadores.
E sim o que vc disse que o empregado explorava a empresa na visão de alguns.
E até agora vc não deu exemplo nehum.
O empregado explorar a empresa, isso nunca vai existir. A empresa sempre vai ser mais forte que os empregados, mesmo com sindicatos, principalmente as grandes corporações.

Concordo que existe tributação muito alta, principalmente para micro e pequena empresa. E o pior, o q pagamos de imposto, não é retornado praticamente nada.

[quote=maquiavelbona]
Qualquer cidadão tem o direito de eleger alguém, não só os trabalhadores. Mas isso não quer dizer que “a voz do povo é a voz de Deus”. Os sindicatos industriais são sim máquinas corruptas e que acabam por prejudicar tanto o empregador quanto o empregado. Um dos maiores apoiadores do assistencialismo e da não alteração da CLT é a CUT, por que será?
Chamar os outros de alienado é fácil, ver que algo está errado e o culpado não é necessariamente quem você queria que fosse é mais difícil.
Reclamam tanto de CLT, PJ, CLT Flex e a culpa é das empresas, aquelas máquinas exploradoras que não querem produzir mais porque está ótimo explorar aqueles empregados mesmo.

Pff…

Até![/quote]