A Dificuldade de encontrar um emprego e a tal da experiência

[quote=adriano_si]Eu tenho uma opinião um pouco diferente em relação ao “pegue o que vier”. Acho que depende muito do mercado no qual você está inserido.

A tal da EXPERIÊNCIA COMPROVADA é uma merda. Eu levava meus Sistemas para apresentar e nunca queriam ver, se a carteira não estivesse assinada, de nada adiantava… A merda do carimbo naquela bosta de papel valia mais do que todo código que eu já havia produzido.

Eu literalmente “Peguei o que veio” pra ter a bosta do carimbo e trabalhei no caminho com Visual Fox e PHP, além de ter trampado como Analista de “Requisitos” com UML e DER. Acreditem se quiser, só depois dessa bosta de atitude consegui a tão sonhada “Vaga Java” pois a experiência em carteira foi fundamental.

No final das contas, todas essas experiências “ruins” me trouxeram excelentes aprendizados no caminho e me deram um Network que eu eu não tinha quando trabalhava como autônomo. Acabou que abriu portas.

Claro, cada caso é um caso e até mesmo acho que o mercado que você está incluso (fervendo, pois aquecido é pouco) você não precise disso, mas acredite, eu precisei aqui pro Norte do país.

Abs ;)[/quote]

Realmente, a sua visão é mais abrangente, e pra ser sincero, nesse momento estou na mesma…

Entrei como estagiário pra trabalhar com Java, fiquei 6 meses no setor sem nada pra fazer, não tinha serviço algum. No fim me transferiram pra outro setor e deram treinamento em outra tecnologia.

Eu não podia recusar porque precisava e ainda preciso da grana do estágio pra poder viver.

Mas enfim, as vezes precisamos mesmo passar por caminhos difíceis pra alcançar aquilo que queremos.

É a vida… :wink:

Eu estagiei por quase 2 anos com desenvolvimento em IBM Lotus Notes. Por mais que não fosse Java, era desenvolvimento de software, eu liderei algumas equipes e isso me ajudou quando fui para outra empresa pra trabalhar com Java, não ache que é tempo perdido trabalhar com Java SE. Eu atualmente trabalho em 3 projetos ao mesmo tempo 2 Java SE e apenas um web. Como já disseram networking é fundamental, conhecer pessoas da área, fazer amizades, ir aos eventos, e dizer pra sua rede de contatos que está em busca de uma oportunidade x, uma hora ou outra acaba aparecendo. Comece a participar do JUG de SP por exemplo e fazer contatos por lá se é pra onde quer ir.

O comentário de “saia do lugar você não é uma árvore” eu já disse por aqui e repito aos acomodados. Não é o seu caso pelo que mostrou. Tenha determinação e continue se qualificando, logo você consegue.

[quote=fredericomaia10]Eu estagiei por quase 2 anos com desenvolvimento em IBM Lotus Notes. Por mais que não fosse Java, era desenvolvimento de software, eu liderei algumas equipes e isso me ajudou quando fui para outra empresa pra trabalhar com Java, não ache que é tempo perdido trabalhar com Java SE. Eu atualmente trabalho em 3 projetos ao mesmo tempo 2 Java SE e apenas um web. Como já disseram networking é fundamental, conhecer pessoas da área, fazer amizades, ir aos eventos, e dizer pra sua rede de contatos que está em busca de uma oportunidade x, uma hora ou outra acaba aparecendo. Comece a participar do JUG de SP por exemplo e fazer contatos por lá se é pra onde quer ir.

O comentário de “saia do lugar você não é uma árvore” eu já disse por aqui e repito aos acomodados. Não é o seu caso pelo que mostrou. Tenha determinação e continue se qualificando, logo você consegue.[/quote]

Com certeza networking é algo MUITO importante, embora meu networking não seja muito pequeno , eu fui o unico aluno da sala que optou por java e como no interior são outras linguagens que dominam eu acabei tendo poucas oportunidades por aqui.
O trabalho com Java SE foi MUITO bom para meu desenvolvimento profissional e pessoal, até porque conheci pessoas maravilhosas e desenvolvi habilidades que somente trabalhando você consegue desenvolver, agora eu sei que essa experiência profissional foi excelente para mim , mas as empresas não levam ela muito a serio por nao estar dentro da area dos profissionais que elas buscam(no caso web).
Quando comecei a programar em JAVA no curso técnico eu era o unico da sala que tinha pegado o lado OPOSTO de todos, inclusive java nem tinha na grade curricular da época , não sei porque mas me encantei quando comecei a conhecer java, e desenvolvi o primeiro TCC do curso técnico em uma linguagem que não existia no curso, ou seja me virei bastante, li varios livros e tirei minhas certificações com o intuito de aprender.
Não me arrependo de ter seguido esse caminho pois realmente fiz por gostar, e muito obrigado por seu comentario pois sempre tracei meus objetivos e fiz tudo com muita dedicação , embora ainda esteja no começo da minha jornada espero cada vez mas trabalhar isso e sempre buscar conhecimento e melhorias para me tornar um profissional melhor.
Agora é bola pra frente e aumentar esse meu networking do mundo Java :smiley:

Tambem estou no mesmo barco que voce, na minha cidade não tem oportunidade na area, só uma cidade vizinha mas são poucas, tambem to fazendo alguns projetos pessoais
e pretendo disponibilizar no GitHub e colocar o link no curriculo, me falaram que é uma boa maneira de mostrar o que voce sabe fazer.

A cidade está cheia de carro mas como você é mecânico de Fiat 147 não encontra nenhuma oportunidade.

Pessoal, isso é válido para qualquer formação: Direito, Publicidade etc.

Vocês mais novos precisam conciliar formação com estágio. Sem estágio a coisa fica muito mais complexa! Dêem bastante foco nisso, principalmente no último ano de formação.

Se você se formar sem ter tido essa experiência, as coisas ficarão um pouco mais complicadas.

[quote=Kenobi]Pessoal, isso é válido para qualquer formação: Direito, Publicidade etc.

Vocês mais novos precisam conciliar formação com estágio. Sem estágio a coisa fica muito mais complexa! Dêem bastante foco nisso, principalmente no último ano de formação.

Se você se formar sem ter tido essa experiência, as coisas ficarão um pouco mais complicadas. [/quote]

No meu caso eu trabalhei (CLT) 2 anos enquanto cursava a faculdade , trabalhei com Java SE mas mesmo assim esta complicado ser chamado para uma vaga de desenvolvedor WEB

[quote=tioola][quote=Kenobi]Pessoal, isso é válido para qualquer formação: Direito, Publicidade etc.

Se você se formar sem ter tido essa experiência, as coisas ficarão um pouco mais complicadas. [/quote]

No meu caso eu trabalhei (CLT) 2 anos enquanto cursava a faculdade , trabalhei com Java SE mas mesmo assim esta complicado ser chamado para uma vaga de desenvolvedor WEB[/quote]

É importante também prestar atenção no mercado, vagas e buscar um estágio aderente. Se fizer um que não tem muita valia para o mercado, complica…

Caro colega tioola,
Sou mais um que vem lhe informar que estamos no mesmo barco.
Trabalhei por 6 anos com desenvolvimento web usando PHP e Perl, Ajax,HTML, CSS, etc.
Tenho especializaçao em desenvolvimento Web com Java, tirei a certificação java OCJA Java SE 5,SE 6 e estou estudando para OCJP, já fiz cursos de java web nas escolas mais renomadas em SP. Atualmente estou estudando umas 6hs por dia de Java Web e tenho inglês fluente.
Porém, minha experiência comprovada com Java é mínima, se somar tudo dá algo em torno de 6 meses então nem considero (mesmo pq quando sito isso nas entrevistas percebo que é inútil) e já fazem 7 meses que estou a procura de uma oportunidade em Java EE e NADA!
Só esse mês já fiz 2 entrevistas, as vezes elas são só por skype ou por telefone mesmo, mas nos meses anteriores a frequencia era maior, de 1 entrevista por semana, mas como já disseram, deve ser o final do ano que se aproxima, então a coisa ta mais devagar nesta época mesmo
Não vou desistir também e este tópico serviu para me motivar mais ainda.
Ainda bem que vejo que não sou o único que está nesta difícil caminhada, então…boa sorte e muita força de vontade para nós…
A luta contimua!

Acho que estou um pouco atrasado, mas vou dar meu pitaco mesmo assim.

O que as empresas querem é algo bastante simples: alguém que resolva o problema delas.

Quando você contrata um pedreiro pra fazer uma reforma na sua casa, você está contratando alguém pra resolver seu problema. Quando você contrata um advogado, mesma coisa.

O problema é que as empresas querem uma garantia de que aquele profissional sabe o que está fazendo. Se você programou em Java SE durante a sua faculdade, legal, você conhece a API do Java SE. Mas não conhece a API do Java EE (que é um tantinho diferente). Essa dúvida gera aquele medo - já trabalhei com vários profissionais com o mesmo background que você e, quando o cara começava a programar, metia lá o public static void main e depois perguntava como fazia pra rodar esse método no servidor. Ou seja, fazia uma confusão.

Como você elimina essa dúvida? Faça projetos. Nem que seja pra você mesmo. Pegue uma máquina aí qualquer na Amazon, ponha os programas que você sabe fazer lá (com o código-fonte, naturalmente) e ponha isso como link do seu portifólio. Melhor ainda, pegue o código-fonte, crie um github e coloque o link pro seu github no CV e no site. Pronto, mesmo que você não tenha experiência, vai estar comprovando o que você sabe fazer .

O resto, como já disseram por aqui, é paciência. É claro que não é porque você vai ter um portifólio que mais pessoas vão procurar você. Mas pelo menos assim, quando alguém te achar, vai ter mais vontade de te entrevistar e você vai ter mais chances de passar na entrevista.

[]'s

Bom, no meu caso eu trabalhava na área de design porém sou formado em Ciencias da computação. Investi meses de tempo e dinheiro fazendo cursos de Java Web e finalmente consegui meu primeiro emprego na área de programação Java Web como Júnior.

Senti dificuldades também para fazer entrevista, mesmo morando em SP, acabei pagando lá no Catho e consegui 2 entrevistas, passei em uma delas.

Minha dica é: enquanto não encontra, estude bastante e tente fazer um mini projeto básico web sem consultar nada, uma das minhas entrevistas era justamente fazer uma pagina xhtml comunicar com o banco de dados e fazer o CRUD.

Outra dica: ja que vc vem pra sp, coloque logo que vc mora em sp, assim fica mais facil de ser chamado pelas empresas.

boa sorte!!

Começar assim, acho péssimo.

[quote=Alexandre Saudate]Acho que estou um pouco atrasado, mas vou dar meu pitaco mesmo assim.

O que as empresas querem é algo bastante simples: alguém que resolva o problema delas.

Quando você contrata um pedreiro pra fazer uma reforma na sua casa, você está contratando alguém pra resolver seu problema. Quando você contrata um advogado, mesma coisa.

O problema é que as empresas querem uma garantia de que aquele profissional sabe o que está fazendo. Se você programou em Java SE durante a sua faculdade, legal, você conhece a API do Java SE. Mas não conhece a API do Java EE (que é um tantinho diferente). Essa dúvida gera aquele medo - já trabalhei com vários profissionais com o mesmo background que você e, quando o cara começava a programar, metia lá o public static void main e depois perguntava como fazia pra rodar esse método no servidor. Ou seja, fazia uma confusão.

Como você elimina essa dúvida? Faça projetos. Nem que seja pra você mesmo. Pegue uma máquina aí qualquer na Amazon, ponha os programas que você sabe fazer lá (com o código-fonte, naturalmente) e ponha isso como link do seu portifólio. Melhor ainda, pegue o código-fonte, crie um github e coloque o link pro seu github no CV e no site. Pronto, mesmo que você não tenha experiência, vai estar comprovando o que você sabe fazer .

O resto, como já disseram por aqui, é paciência. É claro que não é porque você vai ter um portifólio que mais pessoas vão procurar você. Mas pelo menos assim, quando alguém te achar, vai ter mais vontade de te entrevistar e você vai ter mais chances de passar na entrevista.

[]'s[/quote]

Concordo com quase tudo que falou. Mas com relação a publicar código acho que vc esta indo pouco longe demais, não acha?

As empresas querem alguém pra resolver o problema delas, mas isso não significa que temos que fazer isso de graça.

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=Alexandre Saudate]Acho que estou um pouco atrasado, mas vou dar meu pitaco mesmo assim.

[]'s[/quote]

Concordo com quase tudo que falou. Mas com relação a publicar código acho que vc esta indo pouco longe demais, não acha?

As empresas querem alguém pra resolver o problema delas, mas isso não significa que temos que fazer isso de graça.

[/quote]

A não ser que você seja um profissionalcom muita expertise, o que não é o caso do colega que criou o tópico, duvido que você vai ter código que resolva o problema de uma empresa.

Até porque a coincidência em isso acontecer seria bem remota, não? :stuck_out_tongue:

E duvido que as empresas vão ficar fuçando em código de candidato a programador júnior, procurando a solução para seus problemas…

Não estou falando dele resolver o problema da empresa, e muito menos fazer isso de graça. Estou apenas dizendo que ele deve ser capaz de provar isso, de preferência, custando o mínimo possível - ou seja, não tendo que encarar uma entrevista, que também tem um custo pra empresa.

Geralmente, os profissionais provam isso através de sua experiência / indicações. Mas não é o caso de um iniciante.

[]'s

Mas esse é meu ponto, se o seu projeto não ajuda a empresa resolver o problema dela então eles não vão nem se dar ao trabalho de olhar e publicar seria portanto uma perda de tempo.

[quote=Ruttmann]
Até porque a coincidência em isso acontecer seria bem remota, não? :P[/quote]

Depende se o problema que vc pretende resolver for comum.

[quote=Ruttmann]
E duvido que as empresas vão ficar fuçando em código de candidato a programador júnior, procurando a solução para seus problemas…[/quote]

Pra isso existe a entrevista. Eles não vão fuçar o código mesmo que eles se interessem na proposta do projeto. Eles vão te chamar e perguntar como seu projeto pode ajudar a empresa.
A não ser que eles queiram se aproveitar e roubar seu código.

[quote=Alexandre Saudate]Não estou falando dele resolver o problema da empresa, e muito menos fazer isso de graça. Estou apenas dizendo que ele deve ser capaz de provar isso, de preferência, custando o mínimo possível - ou seja, não tendo que encarar uma entrevista, que também tem um custo pra empresa.

Geralmente, os profissionais provam isso através de sua experiência / indicações. Mas não é o caso de um iniciante.

[]'s[/quote]

Publicar alguma coisa no github != provar que vc é capaz de alguma coisa.

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=Alexandre Saudate]Não estou falando dele resolver o problema da empresa, e muito menos fazer isso de graça. Estou apenas dizendo que ele deve ser capaz de provar isso, de preferência, custando o mínimo possível - ou seja, não tendo que encarar uma entrevista, que também tem um custo pra empresa.

[]'s[/quote]

Publicar alguma coisa no github != provar que vc é capaz de alguma coisa.[/quote]

Porque?

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=Ruttmann]
A não ser que você seja um profissionalcom muita expertise, o que não é o caso do colega que criou o tópico, duvido que você vai ter código que resolva o problema de uma empresa.
[/quote]

Mas esse é meu ponto, se o seu projeto não ajuda a empresa resolver o problema dela então eles não vão nem se dar ao trabalho de olhar e publicar seria portanto uma perda de tempo.

[quote=Ruttmann]
Até porque a coincidência em isso acontecer seria bem remota, não? :P[/quote]

Depende se o problema que vc pretende resolver for comum.

[quote=Ruttmann]
E duvido que as empresas vão ficar fuçando em código de candidato a programador júnior, procurando a solução para seus problemas…[/quote]

Pra isso existe a entrevista. Eles não vão fuçar o código mesmo que eles se interessem na proposta do projeto. Eles vão te chamar e perguntar como seu projeto pode ajudar a empresa.
A não ser que eles queiram se aproveitar e roubar seu código.[/quote]

Para um programador experiente, basta dar uma olhada no projeto e vai notar vários aspectos para fazer uma avaliação do autor.

Participar de projetos open source também ajuda o candidato.

Por exemplo?