Primeiramente gostaria de tentar evitar comentários como “ta infeliz procura outra area” ou “você não é uma arvore mude de lugar faça alguma coisa”.
Certamente estou dizendo isso porque a maioria das pessoas ao ver um tópico como esse acreditam que o autor é uma pessoa que não se esforçou muito, ou é alguem que só esta nessa pela ilusão que grandes emissoras de TV ou sites de noticias passam com reportagens do tipo “Faltam 500 mil profissionais de TI” , “TI a profissão com salarios iniciais de 5 mil reais”, e dessa maneira acabam escolhendo a profissão somente pela ilusão de ganhar um salario realmente alto.
Quero deixar bem claro que eu gosto muito da area de Tecnologia, e ja tinha escolhido ela muito cedo , sendo assim não estou nela somente pelo dinheiro, é claro que todos queremos ganhar bem e ter uma vida boa sem passar vontades, e acredito que para isso trabalhar com TI ja é mais que suficiente.
Enfim , eu sempre me programei para quando estivesse formado conseguisse um emprego relativamente bom , onde eu pudesse crescer e utilizar tecnologias novas em que eu gostasse de trabalhar.
Fiz curso tecnico em Informática na ETEC e me formei pela FATEC em Gestão da Tecnologia da informação esse ano, durante esse periodo trabalhei 2 anos em uma empresa programando em JAVA SE desenvolvendo aplicativos para desktop , e tirei duas certificações A OCJP6 E A OCEJWCD para que eu conseguisse ENTRAR no mercado de trabalho (para trabalhar com J2EE), estudei EJB3.1, CDI, JSF2 , JPA, MAVEN, fiz varios projetos pessoais para aprender e por em pratica, tentei de tudo para me qualificar na minha disponibilidade de tempo.
Como moro no interior de São Paulo não consegui trabalhar com Java WEB pois não tinha nenhum emprego aqui e a unica coisa que achei para conciliar o meu tempo de trabalho com a faculdade foi esse emprego.
Hoje estou realmente frustrado com a grande dificuldade em conseguir uma ENTREVISTA, veja bem eu estou procurando emprego faz 2 meses e não consegui nenhuma ENTREVISTA para desenvolvedor Java JUNIOR , duas empresas me ligaram e perguntaram sobre minha experiência em desenvolvimento web comprovada, e eu nunca menti , sempre falei que trabalhei como desenvolvimento desktop, mas mesmo nesse periodo sempre tive contato com desenvolvimento web.
Mandei currículos para São Paulo e Curitiba , estou pagando sites como CEVIU mas cada vez menos recebo emails.
Tendo 2 anos de experiência com Java SE , 2 certificações JAVA , estudei EJB3, JPA, JSF2, CDI, MAVEN, entre outros , meu ingles embora não seja fluente é bom, estou pedindo um salario de 2,500 reais em São Paulo Capital e Curitiba e mesmo assim não estou achando absolutamente NADA.
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o mercado de trabalho , pois estou ficando um pouco frustrado com isso, sera que falta experiência para eu conseguir um emprego de desenvolvedor java JUNIOR? Aprender outra tecnologia como Spring?Como esta EJB E JSF no mercado? As empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar querendo sempre um profissional realmente MOLDADO para aquela empresa , que encaixe como uma luva?A experiencia vale tanto assim, ao ponto de não chamarem um profissional mesmo ele expondo que sabe algo somente por não possuir experiência comprovada?
Muito obrigado a opiniao de todos desde ja!.