A Dificuldade de encontrar um emprego e a tal da experiência

Primeiramente gostaria de tentar evitar comentários como “ta infeliz procura outra area” ou “você não é uma arvore mude de lugar faça alguma coisa”.
Certamente estou dizendo isso porque a maioria das pessoas ao ver um tópico como esse acreditam que o autor é uma pessoa que não se esforçou muito, ou é alguem que só esta nessa pela ilusão que grandes emissoras de TV ou sites de noticias passam com reportagens do tipo “Faltam 500 mil profissionais de TI” , “TI a profissão com salarios iniciais de 5 mil reais”, e dessa maneira acabam escolhendo a profissão somente pela ilusão de ganhar um salario realmente alto.
Quero deixar bem claro que eu gosto muito da area de Tecnologia, e ja tinha escolhido ela muito cedo , sendo assim não estou nela somente pelo dinheiro, é claro que todos queremos ganhar bem e ter uma vida boa sem passar vontades, e acredito que para isso trabalhar com TI ja é mais que suficiente.
Enfim , eu sempre me programei para quando estivesse formado conseguisse um emprego relativamente bom , onde eu pudesse crescer e utilizar tecnologias novas em que eu gostasse de trabalhar.
Fiz curso tecnico em Informática na ETEC e me formei pela FATEC em Gestão da Tecnologia da informação esse ano, durante esse periodo trabalhei 2 anos em uma empresa programando em JAVA SE desenvolvendo aplicativos para desktop , e tirei duas certificações A OCJP6 E A OCEJWCD para que eu conseguisse ENTRAR no mercado de trabalho (para trabalhar com J2EE), estudei EJB3.1, CDI, JSF2 , JPA, MAVEN, fiz varios projetos pessoais para aprender e por em pratica, tentei de tudo para me qualificar na minha disponibilidade de tempo.
Como moro no interior de São Paulo não consegui trabalhar com Java WEB pois não tinha nenhum emprego aqui e a unica coisa que achei para conciliar o meu tempo de trabalho com a faculdade foi esse emprego.
Hoje estou realmente frustrado com a grande dificuldade em conseguir uma ENTREVISTA, veja bem eu estou procurando emprego faz 2 meses e não consegui nenhuma ENTREVISTA para desenvolvedor Java JUNIOR , duas empresas me ligaram e perguntaram sobre minha experiência em desenvolvimento web comprovada, e eu nunca menti , sempre falei que trabalhei como desenvolvimento desktop, mas mesmo nesse periodo sempre tive contato com desenvolvimento web.
Mandei currículos para São Paulo e Curitiba , estou pagando sites como CEVIU mas cada vez menos recebo emails.
Tendo 2 anos de experiência com Java SE , 2 certificações JAVA , estudei EJB3, JPA, JSF2, CDI, MAVEN, entre outros , meu ingles embora não seja fluente é bom, estou pedindo um salario de 2,500 reais em São Paulo Capital e Curitiba e mesmo assim não estou achando absolutamente NADA.
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o mercado de trabalho , pois estou ficando um pouco frustrado com isso, sera que falta experiência para eu conseguir um emprego de desenvolvedor java JUNIOR? Aprender outra tecnologia como Spring?Como esta EJB E JSF no mercado? As empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar querendo sempre um profissional realmente MOLDADO para aquela empresa , que encaixe como uma luva?A experiencia vale tanto assim, ao ponto de não chamarem um profissional mesmo ele expondo que sabe algo somente por não possuir experiência comprovada?

Muito obrigado a opiniao de todos desde ja!.

Tioola, de que parte do interior você é? Talvez a falta de contato das empresas deve ser porque você está enviando currículos para cidades longe da sua. Dificilmente uma empresa contratará um júnior de outra cidade (a menos que essa cidade seja próxima). Senti isso na minha transição de São Paulo para Campinas. Foi só eu chegar aqui que as oportunidades apareceram.

Outro ponto importante é a época atual. Estamos no final do ano fiscal, e não é comum as empresas abrirem programas de seleção nessa época. Normalmente as contratações começam no início do ano, pois é quando o budget é definido e entregue às gerências. Mesmo assim, não desista. Eu mesmo sem procurar emprego, recebo em média contato de duas empresas por semana. Continue enviando currículos, desenvolvendo seus projetos à parte que uma hora o esforço será recompensado.

[quote=Vina]Tioola, de que parte do interior você é? Talvez a falta de contato das empresas deve ser porque você está enviando currículos para cidades longe da sua. Dificilmente uma empresa contratará um júnior de outra cidade (a menos que essa cidade seja próxima). Senti isso na minha transição de São Paulo para Campinas. Foi só eu chegar aqui que as oportunidades apareceram.

Outro ponto importante é a época atual. Estamos no final do ano fiscal, e não é comum as empresas abrirem programas de seleção nessa época. Normalmente as contratações começam no início do ano, pois é quando o budget é definido e entregue às gerências. Mesmo assim, não desista. Eu mesmo sem procurar emprego, recebo em média contato de duas empresas por semana. Continue enviando currículos, desenvolvendo seus projetos à parte que uma hora o esforço será recompensado.

[/quote]

Sou de Pederneiras, região de Bauru, o interessante é que no currículo eu coloco que tenho disponibilidade imediata para mudar para São Paulo, pois tenho parentes la.
Espero que as coisas mudem, infelizmente não tenho como esperar até o inicio do proximo ano hehehe. Agradeço o incentivo.

Acho que o fato de morar distante das vagas pode ta influenciando sim. Pelo menos pra ser chamado para entrevistas.

Outro ponto sem duvida é o fato de vc nao ter experiencia com web. Querendo ou nao isso conta. A maneira mais facil de entrar no mercado quando nao se tem experiencia é por estágio, se vc nao tivesse formado ainda seria o caminho.

[quote=rodrigo.uchoa]Acho que o fato de morar distante das vagas pode ta influenciando sim. Pelo menos pra ser chamado para entrevistas.

Outro ponto sem duvida é o fato de vc nao ter experiencia com web. Querendo ou nao isso conta. A maneira mais facil de entrar no mercado quando nao se tem experiencia é por estágio, se vc nao tivesse formado ainda seria o caminho. [/quote]

Morar fora provavelmente deve ter influenciado mesmo, infelizmente estou sentindo essa falta de experiencia agora =/.

[quote=tioola][quote=rodrigo.uchoa]Acho que o fato de morar distante das vagas pode ta influenciando sim. Pelo menos pra ser chamado para entrevistas.

Outro ponto sem duvida é o fato de vc nao ter experiencia com web. Querendo ou nao isso conta. A maneira mais facil de entrar no mercado quando nao se tem experiencia é por estágio, se vc nao tivesse formado ainda seria o caminho. [/quote]

Morar fora provavelmente deve ter influenciado mesmo, infelizmente estou sentindo essa falta de experiencia agora =/.[/quote]

Tenta separar dinheiro e se mudar por um período para um grande centro. A rotatividade é grande então não será difícil você se integrar. Talvez com empregos não tão bons mas na área.

Tiolla, mais um no mesmo barco!!! Boa sorte p/ nós!!!

Vou tentar mudar vamos ver…
Isso ae boa sorte pra nós pq não ta facil não!

Oi, mude o foco estude outras linguagens programador é programador em qualquer linguagem, enfim não escolha aceite o que vier e com o tempo e experiencia ai talvez poderá escolher. Abraços e boa sorte!

Aceitar o que vier eu acho um péssimo conselho, pois assim estaremos favorecendo empresas ruins, salários baixos e uma má qualidade de vida para todos os profissionais do setor.

Lute e busque o que vc merece, tenha certeza que aparecerá.
Aconselho tb tentar colaborar com projetos open source, ou desenvolver projetos particulares, isso pode comprovar seu conhecimento e inclusive te dar pontos pela força de vontade perante o desfavorecimento geográfico.

Meu camarada, de forma alguma querendo “trollar”!
Mas se você com duas certificações, experiência (mesmo que não em Java Web mas já foi uma experiência) não está conseguindo, graças a Deus que eu desisti, pois nem estágio eu consegui (segue meu tópico):

A única coisa que posso dizer é que tente verificar se a “distância” de onde você está para a busca do emprego não é o fator que lhe causa essa insatisfação como alguns outros já disseram nesse seu tópico.
Você foi muito claro no seu tópico e eu tive que “falar” alguma coisa, parabéns pela clareza, desejo sucesso para ti e caso o problema seja mesmo a distância desejo sorte, senão desista, bem foi o que eu fiz agora só me resta o suicídio!
Boa sorte aí e novamente obrigado pois seu tópico me ajudou muito em ver que desistir foi o melhor para mim, abraço!

Pessoal, encontrar um emprego nem sempre é fácil, geralmente é muito difícil. Demanda tempo, persistência, paciência.
Nem sempre acontece, mas a porta de entrada para a área que desejamos não precisa ser direta.
Conheci, pessoalmente, um profissional que começou como office-boy, fez carreira em TI, foi meu chefe inclusive e o seu último cargo que eu tenho conhecimento era de diretor-presidente.
Outro caso, este fora da área, procurem pela história do médico José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim em SP, ele era um torneiro mecânico. Conheço sua história de pessoa que o conhece pessoalmente. Hoje é reconhecido mundialmente.
Tiveram suas dificuldades? Podem acreditar que tiveram!
O que quero dizer com isso? Que todos vão se dar tão bem? Não! Apenas, que é preciso ter foco e jogo de cintura. Se está desempregado, arrume algum emprego para se manter. Se tiver condições invista em curso(s).
Faça uma análise da situação, procure ajuda, conselhos, distribua currículos, avise amigos e conhecidos.
E mantenham a cabeça fria e no lugar que uma hora a coisa dá certo!

PS: quem já programa em Java, o Android é uma alternativa para desenvolver projetos individuais e colocar no Google Play (e outras lojas).

[quote=A H Gusukuma]Pessoal, encontrar um emprego nem sempre é fácil, geralmente é muito difícil. Demanda tempo, persistência, paciência.
Nem sempre acontece, mas a porta de entrada para a área que desejamos não precisa ser direta.
Conheci, pessoalmente, um profissional que começou como office-boy, fez carreira em TI, foi meu chefe inclusive e o seu último cargo que eu tenho conhecimento era de diretor-presidente.
Outro caso, este fora da área, procurem pela história do médico José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim em SP, ele era um torneiro mecânico. Conheço sua história de pessoa que o conhece pessoalmente. Hoje é reconhecido mundialmente.
Tiveram suas dificuldades? Podem acreditar que tiveram!
O que quero dizer com isso? Que todos vão se dar tão bem? Não! Apenas, que é preciso ter foco e jogo de cintura. Se está desempregado, arrume algum emprego para se manter. Se tiver condições invista em curso(s).
Faça uma análise da situação, procure ajuda, conselhos, distribua currículos, avise amigos e conhecidos.
E mantenham a cabeça fria e no lugar que uma hora a coisa dá certo!

PS: quem já programa em Java, o Android é uma alternativa para desenvolver projetos individuais e colocar no Google Play (e outras lojas).
[/quote]

• 1

Relacionamento é mais importante do que ficar preocupado em “saber tudo”.

[quote=rodrigo.uchoa]Acho que o fato de morar distante das vagas pode ta influenciando sim. Pelo menos pra ser chamado para entrevistas.

como se fosse facil achar um estagio em JEE, quase impossível =). você fez estágio em JEE ???

O negócio é não desistir colega.

Já vai ser a terceira vez que vou tentar vaga em uma empresa daqui da região pra trabalhar com Java também. Em Novembro vou prestar um concurso público pra JEE.

Desanimei também já, estou trabalhando com TI mas com outra linguagem e quero sair daqui o mais rápido possível.

Tem que ter paciência colega, sempre se manter “antenado” nas vagas e entrar em contato com as empresas e profissionais, assim como você está fazendo aqui no GUJ.

O networking é muito importante!

Procure saber se alguém que você conheça não pode te indicar pra alguma empresa do seu interesse. Já consegui emprego por indicação e te digo que é uma sorte danada, as vezes aquela empresa que queria alguém “peco” na área prefere te contratar e te dar treinamento só por conta da indicação.

Mas não desista colega, nosso mercado “bate” pra deixar marca mesmo! :wink:

Muito obrigado pelo ponto de vista de todos,

Acredito que aceitar qualquer emprego não seja a melhor solução, até porque estou sofrendo por não ter experiência com algo que eu gostaria de trabalhar, no caso o desenvolvimento WEB em java.

Como eu não tenho a opção de desistir(e nem quero ) xD, vou continuar com minha busca , infelizmente talvez me prolonge por um grande tempo, na verdade ja estou procurando a mais tempo do que eu acreditava ser necessário.

Estou dando inicio a um projeto pessoal para tentar suprir minha “falta de experiência comprovada”, talvez assim seja mais facil conseguir algo.

Felizmente ou infelizmente eu amo o que eu faço e justamente por isso vou continuar firme e forte procurando , e mesmo que demore vou encontrar algo.

Vou tentar pensar nisso como algo bom, assim vou estar me divertindo programando meus projetos pessoais enquanto busco algum emprego.

Afinal agente não pode dar o braço a torcer tão rapido assim né ? hahaha

[quote=tioola]Muito obrigado pelo ponto de vista de todos,

Acredito que aceitar qualquer emprego não seja a melhor solução, até porque estou sofrendo por não ter experiência com algo que eu gostaria de trabalhar, no caso o desenvolvimento WEB em java.

Como eu não tenho a opção de desistir(e nem quero ) xD, vou continuar com minha busca , infelizmente talvez me prolonge por um grande tempo, na verdade ja estou procurando a mais tempo do que eu acreditava ser necessário.

Estou dando inicio a um projeto pessoal para tentar suprir minha “falta de experiência comprovada”, talvez assim seja mais facil conseguir algo.

Felizmente ou infelizmente eu amo o que eu faço e justamente por isso vou continuar firme e forte procurando , e mesmo que demore vou encontrar algo.

Vou tentar pensar nisso como algo bom, assim vou estar me divertindo programando meus projetos pessoais enquanto busco algum emprego.

[/quote]

É isso mesmo colega, não desistir nunca! :wink:

E faça isso mesmo, foque-se em um objetivo, esse negócio de aceitar o que vier não é comportamento de quem quer progredir na vida e tem objetivos concretos.

Faça um projeto que utilize tecnologias atuais, que estejam em evidência no mercado ao qual você deseja uma vaga e cite tal projeto no currículo. Se conseguir uma vaga, tente apresentá-lo ao empregador, mostre as principais funções e principalmente: mostre que você sabe o que fez e entende de todos os processos pelos quais seu projeto passa.

Com uma boa apresentação com certeza você conseguirá! :slight_smile:

Eu tenho uma opinião um pouco diferente em relação ao “pegue o que vier”. Acho que depende muito do mercado no qual você está inserido.

A tal da EXPERIÊNCIA COMPROVADA é uma merda. Eu levava meus Sistemas para apresentar e nunca queriam ver, se a carteira não estivesse assinada, de nada adiantava… A merda do carimbo naquela bosta de papel valia mais do que todo código que eu já havia produzido.

Eu literalmente “Peguei o que veio” pra ter a bosta do carimbo e trabalhei no caminho com Visual Fox e PHP, além de ter trampado como Analista de “Requisitos” com UML e DER. Acreditem se quiser, só depois dessa bosta de atitude consegui a tão sonhada “Vaga Java” pois a experiência em carteira foi fundamental.

No final das contas, todas essas experiências “ruins” me trouxeram excelentes aprendizados no caminho e me deram um Network que eu eu não tinha quando trabalhava como autônomo. Acabou que abriu portas.

Claro, cada caso é um caso e até mesmo acho que o mercado que você está incluso (fervendo, pois aquecido é pouco) você não precise disso, mas acredite, eu precisei aqui pro Norte do país.

Abs :wink:

[quote=Ruttmann][quote=tioola]Muito obrigado pelo ponto de vista de todos,

[/quote]

É isso mesmo colega, não desistir nunca! :wink:

E faça isso mesmo, foque-se em um objetivo, esse negócio de aceitar o que vier não é comportamento de quem quer progredir na vida e tem objetivos concretos.

Faça um projeto que utilize tecnologias atuais, que estejam em evidência no mercado ao qual você deseja uma vaga e cite tal projeto no currículo. Se conseguir uma vaga, tente apresentá-lo ao empregador, mostre as principais funções e principalmente: mostre que você sabe o que fez e entende de todos os processos pelos quais seu projeto passa.

Com uma boa apresentação com certeza você conseguirá! :slight_smile: [/quote]

Muito obrigado pelo incentivo, tracei algumas metas e acredito que somente buscando experiência na area certa conseguirei atingir meus objetivos.

Com certeza vou começar o desenvolvimento de algo para como eu disse “tentar suprir minha falta de experiência” .

Afinal quem quer uma hora consegue :D!

Boa sorte para todos nós que estamos começando no mundo de TI

[quote=adriano_si]Eu tenho uma opinião um pouco diferente em relação ao “pegue o que vier”. Acho que depende muito do mercado no qual você está inserido.

A tal da EXPERIÊNCIA COMPROVADA é uma merda. Eu levava meus Sistemas para apresentar e nunca queriam ver, se a carteira não estivesse assinada, de nada adiantava… A merda do carimbo naquela bosta de papel valia mais do que todo código que eu já havia produzido.

Eu literalmente “Peguei o que veio” pra ter a bosta do carimbo e trabalhei no caminho com Visual Fox e PHP, além de ter trampado como Analista de “Requisitos” com UML e DER. Acreditem se quiser, só depois dessa bosta de atitude consegui a tão sonhada “Vaga Java” pois a experiência em carteira foi fundamental.

No final das contas, todas essas experiências “ruins” me trouxeram excelentes aprendizados no caminho e me deram um Network que eu eu não tinha quando trabalhava como autônomo. Acabou que abriu portas.

Claro, cada caso é um caso e até mesmo acho que o mercado que você está incluso (fervendo, pois aquecido é pouco) você não precise disso, mas acredite, eu precisei aqui pro Norte do país.

Abs ;)[/quote]

Realmente cada caso é um caso, eu ja “peguei o que veio” na verdade até que dei sorte , pois consegui trabalhar com java , porem a experiência comprovada é com desenvolvimento web e pelo que eu vejo eles praticamente IGNORAM minha experiência com desenvolvimento desktop , que na minha visão foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional.

Na época em que trabalhava e fazia faculdade foi o unico lugar onde consegui conciliar o meu tempo, e mesmo trabalhando com desktop estudava e desenvolvia aplicativos WEB para aprender , pois sempre soube que gostaria de trabalhar com aquilo quando estivesse formado.

Você disse que eles não olhavam os seus projetos, espero que isso não aconteça comigo, pois este é meu ultimo recurso para tentar suprir essa minha falta de experiência.

O futuro de cada um é incerto , o que deu certo para uns pode não dar para outros, eu sempre achei que a dedicação e a persistência fossem a chave para conseguir algo bom , mas agora estou contando tambem com a sorte :stuck_out_tongue: