A Dificuldade de encontrar um emprego e a tal da experiência

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]Uma coisa que um candidato deve ter em mente é que ele é um “produto”, e como tal precisa ser “vendável”. Cabe a ele mostrar porquê o entrevistador deve considerá-lo “comprável”.
[/quote]

Fale por vc. Eu não sou produto e nem estou à venda. Eu resolvo problemas.[/quote]
Você viu as aspas?

Acho que ta faltando mais um networking do que falta de capacitação man… participe de grupos relacionados a Java no linkedin, lá chovem ofertas de trabalho.

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]Uma coisa que um candidato deve ter em mente é que ele é um “produto”, e como tal precisa ser “vendável”. Cabe a ele mostrar porquê o entrevistador deve considerá-lo “comprável”.
[/quote]

Fale por vc. Eu não sou produto e nem estou à venda. Eu resolvo problemas.[/quote]
Quando o canditato vai por meio de seleção normal, é visto como “produto” mesmo, já que a pessoa não te conhece, ninguém de confiança dela te indicou, então infelizmente neste caso precisa saber “se vender” mesmo. Por isso eu falo tanto, para quem tiver dificuldade de entrar por esse meio, vai pelo networking. Logicamente um estágio que te traga experiência é o melhor dos mundos, daí pra frente networking fica natural.

[quote=javaflex][quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]Uma coisa que um candidato deve ter em mente é que ele é um “produto”, e como tal precisa ser “vendável”. Cabe a ele mostrar porquê o entrevistador deve considerá-lo “comprável”.
[/quote]

Quando o canditato vai por meio de seleção normal, é visto como “produto” mesmo, já que a pessoa não te conhece, ninguém de confiança dela te indicou, então infelizmente neste caso precisa saber “se vender” mesmo. Por isso eu falo tanto, para quem tiver dificuldade de entrar por esse meio, vai pelo networking. Logicamente um estágio que te traga experiência é o melhor dos mundos, daí pra frente networking fica natural.[/quote]
E isso sem conotação negativa. É normal o entrevistador fazer a pergunta (ou uma variação da): “Quem é o(a) […] e por quê devemos contratá-lo(a)?”.

Meu nome é José Anderson Pereira eu tenho 32, e estou também no mesmo barco que nosso amigo que iniciou a conversa.
Eu comecei na área de TI com 27 anos, só que na área de Infraestrutura trabalhei durante 3 anos com suporte e infraestrutura.

Com 30 anos consegui minha primeira oportunidade como Trainee e trabalhei com Java por aproximadamente um ano e sai em fevereiro.
Tive que resolver alguns problemas da minha vida e estou voltando agora pro mercado. Realmente estou tendo algumas dificuldades para
encontrar uma colocação no mercado novamente. Fiz três entrevistas nesse mês e mandei currículo para várias empresas.

Olha já fiz 32 anos e to com um ano de experiência, e já tive contato com JEE no meu trabalho, e está sendo um porre porque eu passo
nos testes técnicos mas acredito que a minha idade e o tempo que fiquei parado está influenciando muito. Mas mesmo assim eu não estou
desistindo de voltar pro mercado.

Acho que a gente que está no mesmo barco deveríamos nos unir e criar uma espécie de associação ou grupo e começar a tocar projetos
pessoais ou criar alguma solução para o mercado em Java ou Java WEB, se o mercado não está abrindo a porta para nós nos devemos
criar uma alternativa.

[quote=tioola]Primeiramente gostaria de tentar evitar comentários como “ta infeliz procura outra area” ou “você não é uma arvore mude de lugar faça alguma coisa”.
Certamente estou dizendo isso porque a maioria das pessoas ao ver um tópico como esse acreditam que o autor é uma pessoa que não se esforçou muito, ou é alguem que só esta nessa pela ilusão que grandes emissoras de TV ou sites de noticias passam com reportagens do tipo “Faltam 500 mil profissionais de TI” , “TI a profissão com salarios iniciais de 5 mil reais”, e dessa maneira acabam escolhendo a profissão somente pela ilusão de ganhar um salario realmente alto.
Quero deixar bem claro que eu gosto muito da area de Tecnologia, e ja tinha escolhido ela muito cedo , sendo assim não estou nela somente pelo dinheiro, é claro que todos queremos ganhar bem e ter uma vida boa sem passar vontades, e acredito que para isso trabalhar com TI ja é mais que suficiente.
Enfim , eu sempre me programei para quando estivesse formado conseguisse um emprego relativamente bom , onde eu pudesse crescer e utilizar tecnologias novas em que eu gostasse de trabalhar.
Fiz curso tecnico em Informática na ETEC e me formei pela FATEC em Gestão da Tecnologia da informação esse ano, durante esse periodo trabalhei 2 anos em uma empresa programando em JAVA SE desenvolvendo aplicativos para desktop , e tirei duas certificações A OCJP6 E A OCEJWCD para que eu conseguisse ENTRAR no mercado de trabalho (para trabalhar com J2EE), estudei EJB3.1, CDI, JSF2 , JPA, MAVEN, fiz varios projetos pessoais para aprender e por em pratica, tentei de tudo para me qualificar na minha disponibilidade de tempo.
Como moro no interior de São Paulo não consegui trabalhar com Java WEB pois não tinha nenhum emprego aqui e a unica coisa que achei para conciliar o meu tempo de trabalho com a faculdade foi esse emprego.
Hoje estou realmente frustrado com a grande dificuldade em conseguir uma ENTREVISTA, veja bem eu estou procurando emprego faz 2 meses e não consegui nenhuma ENTREVISTA para desenvolvedor Java JUNIOR , duas empresas me ligaram e perguntaram sobre minha experiência em desenvolvimento web comprovada, e eu nunca menti , sempre falei que trabalhei como desenvolvimento desktop, mas mesmo nesse periodo sempre tive contato com desenvolvimento web.
Mandei currículos para São Paulo e Curitiba , estou pagando sites como CEVIU mas cada vez menos recebo emails.
Tendo 2 anos de experiência com Java SE , 2 certificações JAVA , estudei EJB3, JPA, JSF2, CDI, MAVEN, entre outros , meu ingles embora não seja fluente é bom, estou pedindo um salario de 2,500 reais em São Paulo Capital e Curitiba e mesmo assim não estou achando absolutamente NADA.
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o mercado de trabalho , pois estou ficando um pouco frustrado com isso, sera que falta experiência para eu conseguir um emprego de desenvolvedor java JUNIOR? Aprender outra tecnologia como Spring?Como esta EJB E JSF no mercado? As empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar querendo sempre um profissional realmente MOLDADO para aquela empresa , que encaixe como uma luva?A experiencia vale tanto assim, ao ponto de não chamarem um profissional mesmo ele expondo que sabe algo somente por não possuir experiência comprovada?

Muito obrigado a opiniao de todos desde ja!.[/quote]

Desculpe desviar o foco principal do tópico.
Nunca trabalhei com prog… só uma duvida trabalhar com Java SE é muito ruim(em termos de remuneração/vagas disponiveis)?

[quote=joapeer]Meu nome é José Anderson Pereira eu tenho 32, e estou também no mesmo barco que nosso amigo que iniciou a conversa.
Eu comecei na área de TI com 27 anos, só que na área de Infraestrutura trabalhei durante 3 anos com suporte e infraestrutura.

Com 30 anos consegui minha primeira oportunidade como Trainee e trabalhei com Java por aproximadamente um ano e sai em fevereiro.
Tive que resolver alguns problemas da minha vida e estou voltando agora pro mercado. Realmente estou tendo algumas dificuldades para
encontrar uma colocação no mercado novamente. Fiz três entrevistas nesse mês e mandei currículo para várias empresas.

Olha já fiz 32 anos e to com um ano de experiência, e já tive contato com JEE no meu trabalho, e está sendo um porre porque eu passo
nos testes técnicos mas acredito que a minha idade e o tempo que fiquei parado está influenciando muito. Mas mesmo assim eu não estou

Acho que a gente que está no mesmo barco deveríamos nos unir e criar uma espécie de associação ou grupo e começar a tocar projetos
pessoais ou criar alguma solução para o mercado em Java ou Java WEB, se o mercado não está abrindo a porta para nós nos devemos
criar uma alternativa.[/quote]

Cara , por mim estou dentro, será que o amigo criador do tópico toparia algo do gênero?
Criar um grupo dividido em níveis de conhecimento e começar a tocar projetos, sei lá, coisas não muito grandes de início e depois ir aumentando o projeto aos poucos…mas eu suponho ser necessário alguém com um pouco mais de prática para fazer a coisa andar(ainda não estou neste nível).
Sei lá, gostei da idéia.
Só para ter uma noção olha o que anda rolando aqui mesmo no guj: http://www.guj.com.br/java/273434-aos-novatos-que-tal-um-projeto-open-source
Será que rola? Alguém interessado?

[quote=moisesnt][quote=tioola]Primeiramente gostaria de tentar evitar comentários como “ta infeliz procura outra area” ou “você não é uma arvore mude de lugar faça alguma coisa”.
Certamente estou dizendo isso porque a maioria das pessoas ao ver um tópico como esse acreditam que o autor é uma pessoa que não se esforçou muito, ou é alguem que só esta nessa pela ilusão que grandes emissoras de TV ou sites de noticias passam com reportagens do tipo “Faltam 500 mil profissionais de TI” , “TI a profissão com salarios iniciais de 5 mil reais”, e dessa maneira acabam escolhendo a profissão somente pela ilusão de ganhar um salario realmente alto.
Quero deixar bem claro que eu gosto muito da area de Tecnologia, e ja tinha escolhido ela muito cedo , sendo assim não estou nela somente pelo dinheiro, é claro que todos queremos ganhar bem e ter uma vida boa sem passar vontades, e acredito que para isso trabalhar com TI ja é mais que suficiente.
Enfim , eu sempre me programei para quando estivesse formado conseguisse um emprego relativamente bom , onde eu pudesse crescer e utilizar tecnologias novas em que eu gostasse de trabalhar.
Fiz curso tecnico em Informática na ETEC e me formei pela FATEC em Gestão da Tecnologia da informação esse ano, durante esse periodo trabalhei 2 anos em uma empresa programando em JAVA SE desenvolvendo aplicativos para desktop , e tirei duas certificações A OCJP6 E A OCEJWCD para que eu conseguisse ENTRAR no mercado de trabalho (para trabalhar com J2EE), estudei EJB3.1, CDI, JSF2 , JPA, MAVEN, fiz varios projetos pessoais para aprender e por em pratica, tentei de tudo para me qualificar na minha disponibilidade de tempo.
Como moro no interior de São Paulo não consegui trabalhar com Java WEB pois não tinha nenhum emprego aqui e a unica coisa que achei para conciliar o meu tempo de trabalho com a faculdade foi esse emprego.
Hoje estou realmente frustrado com a grande dificuldade em conseguir uma ENTREVISTA, veja bem eu estou procurando emprego faz 2 meses e não consegui nenhuma ENTREVISTA para desenvolvedor Java JUNIOR , duas empresas me ligaram e perguntaram sobre minha experiência em desenvolvimento web comprovada, e eu nunca menti , sempre falei que trabalhei como desenvolvimento desktop, mas mesmo nesse periodo sempre tive contato com desenvolvimento web.
Mandei currículos para São Paulo e Curitiba , estou pagando sites como CEVIU mas cada vez menos recebo emails.
Tendo 2 anos de experiência com Java SE , 2 certificações JAVA , estudei EJB3, JPA, JSF2, CDI, MAVEN, entre outros , meu ingles embora não seja fluente é bom, estou pedindo um salario de 2,500 reais em São Paulo Capital e Curitiba e mesmo assim não estou achando absolutamente NADA.
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o mercado de trabalho , pois estou ficando um pouco frustrado com isso, sera que falta experiência para eu conseguir um emprego de desenvolvedor java JUNIOR? Aprender outra tecnologia como Spring?Como esta EJB E JSF no mercado? As empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar querendo sempre um profissional realmente MOLDADO para aquela empresa , que encaixe como uma luva?A experiencia vale tanto assim, ao ponto de não chamarem um profissional mesmo ele expondo que sabe algo somente por não possuir experiência comprovada?

Muito obrigado a opiniao de todos desde ja!.[/quote]

Desculpe desviar o foco principal do tópico.
Nunca trabalhei com prog… só uma duvida trabalhar com Java SE é muito ruim(em termos de remuneração/vagas disponiveis)?[/quote]

Trabalhar com Java é muito bom, o problema é que você tem que saber Java SE e mais um zilhão de Frameworks para entrar no mercado.
O pior é que o mercado não dá muitas chances para quem está iniciando. Eles já querem um Junior sabendo de tudo isso e mais um pouco.

O que eu acho mais ruim é que tem muita gente de potencial que acaba perdendo com isso. Dai muita gente desiste e parte para o Dot Net ou
parte para outra linguagem ou vai para área de infra.

Pra quem já tem uma boa experiência na área isso é um prato cheio, porque pode escolher onde quer trabalhar. Fica um tempo e cai fora da
empresa quando estiver insatisfeito ou encontra uma outra oportunidade.

[quote=Joao Bitencourt][quote=joapeer]Meu nome é José Anderson Pereira eu tenho 32, e estou também no mesmo barco que nosso amigo que iniciou a conversa.

criar uma alternativa.[/quote]

Cara , por mim estou dentro, será que o amigo criador do tópico toparia algo do gênero?
Criar um grupo dividido em níveis de conhecimento e começar a tocar projetos, sei lá, coisas não muito grandes de início e depois ir aumentando o projeto aos poucos…mas eu suponho ser necessário alguém com um pouco mais de prática para fazer a coisa andar(ainda não estou neste nível).
Sei lá, gostei da idéia.
Só para ter uma noção olha o que anda rolando aqui mesmo no guj: http://www.guj.com.br/java/273434-aos-novatos-que-tal-um-projeto-open-source
Será que rola? Alguém interessado?[/quote]

Eu estou com um projeto em mente, de bolar um sistema e vender. E abrir minha própria consultoria.
Mas é algo que só vai me trazer lucro com a venda do produto. A ideia é essa.

[quote=joapeer]
Eu estou com um projeto em mente, de bolar um sistema e vender. E abrir minha própria consultoria.
Mas é algo que só vai me trazer lucro com a venda do produto. A ideia é essa.[/quote]

Exatamente,
Tem horas que eu tambem penso em abrir minha própria consultoria, devido à grande exigencia atual das empresas , estão nos obrigando a ficarmos cada vez mais capacitados de tal forma que de repente é mais vantajoso ter seu próprio negócio do que se matar para saber tudo o que é exigido e concorrer a vagas para ganhar míseros 2.500 por mês (em grandes centros) e ainda assim ouvir um NÂO como resposta.

O lado negativo da coisa é que por conta disso, começam a aparecer aqueles que se prostituem baixando o salário a cada não que ouvem ao invés de correr atrás e tentar se capacitar como nós estamos fazendo. Mas o pior mesmo é que estou começando a perceber que as próprias consultorias estão vindo com essa conversa de fazer uma “proposta abaixo da média” para tentar inserir profissionais no mercado de trabalho, pois eles ganham para isso e dependem disso também.

[quote=joapeer]
Mas é algo que só vai me trazer lucro com a venda do produto. A ideia é essa.[/quote]
Ou o lucro pode ser na forma de um emprego, quando a experiência adquirida no desenvolvimento do projeto ajudar no processo de seleção.

[quote=A H Gusukuma][quote=joapeer]
Ou o lucro pode ser na forma de um emprego, quando a experiência adquirida no desenvolvimento do projeto ajudar no processo de seleção.[/quote]
Exatamente, ele pode levar um note na entrevista e se a pessoa quiser ver ele apresenta o sistema rodando e a arquitetura nos fontes. Qualquer pergunta em relação aos fontes ficará bem natural para a pessoa responder

[quote=javaflex][quote=A H Gusukuma][quote=joapeer]
Ou o lucro pode ser na forma de um emprego, quando a experiência adquirida no desenvolvimento do projeto ajudar no processo de seleção.[/quote]
Exatamente, ele pode levar um note na entrevista e se a pessoa quiser ver ele apresenta o sistema rodando e a arquitetura nos fontes. Qualquer pergunta em relação aos fontes ficará bem natural para a pessoa responder[/quote]

É uma boa também. Mas a ideia é essa mesmo, fazer algo pra vender.
Se não der certo, apresento nas entrevistas.

[quote=joapeer][quote=javaflex][quote=A H Gusukuma][quote=joapeer]
Exatamente, ele pode levar um note na entrevista e se a pessoa quiser ver ele apresenta o sistema rodando e a arquitetura nos fontes. Qualquer pergunta em relação aos fontes ficará bem natural para a pessoa responder[/quote]

Se não der certo, apresento nas entrevistas. [/quote]

Não seria o inverso?

Fazer um sistema para apresentar na entrevista e caso não de certo vc tenta vender?

[quote=Joao Bitencourt][quote=joapeer][quote=javaflex][quote=A H Gusukuma][quote=joapeer]

Se não der certo, apresento nas entrevistas. [/quote]

Não seria o inverso?

Fazer um sistema para apresentar na entrevista e caso não de certo vc tenta vender?
[/quote]
Tambem acho. Se começar a vender vai acumular responsabilidades quando começar a trabalhar fixo, pode acabar se atrapalhando. Então primeiro o objetivo mais importante.

[quote=javaflex]
Tambem acho. Se começar a vender vai acumular responsabilidades quando começar a trabalhar fixo, pode acabar se atrapalhando. Então primeiro o objetivo mais importante.[/quote]

Se isto acontecer vc não precisa mais de um “trabalho fixo”.

O que é um sistema pra apresentar na entrevista e por que alguém iria comprar um?

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=Joao Bitencourt]

Não seria o inverso?

[/quote]

O que é um sistema pra apresentar na entrevista e por que alguém iria comprar um?[/quote]

Seria neste caso apenas algo para que voce possa mostrar a tal “experiência comprovada” que as empresas tanto pedem na hora da entrevista, caso voce ainda não tenha os 2 anos mínimos exigidos com Java, e como o nosso amigo javaflex disse, primeiro vem o objetivo mais importante.

Vender o sistema desenvolvido seria um segundo objetivo, caso não consiga o primeiro. Tentar vender um sistema, mesmo que seja pequeno, como uma alternativa de conseguir $$ para pagar as contas no final do mes…

[quote=Joao Bitencourt]
Seria neste caso apenas algo para que voce possa mostrar a tal “experiência comprovada” que as empresas tanto pedem na hora da entrevista, caso voce ainda não tenha os 2 anos mínimos exigidos com Java, e como o nosso amigo javaflex disse, primeiro vem o objetivo mais importante.

Vender o sistema desenvolvido seria um segundo objetivo, caso não consiga o primeiro. Tentar vender um sistema, mesmo que seja pequeno, como uma alternativa de conseguir $$ para pagar as contas no final do mes…[/quote]

Ok, o que não entendi é por que não venderia o sistema estando empregado.

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=Joao Bitencourt]

Vender o sistema desenvolvido seria um segundo objetivo, caso não consiga o primeiro. Tentar vender um sistema, mesmo que seja pequeno, como uma alternativa de conseguir $$ para pagar as contas no final do mes…[/quote]

Ok, o que não entendi é por que não venderia o sistema estando empregado.[/quote]

A sim, mas neste caso, uma coisa de cada vez, ao estar empregado, voce se organiza para tocar o projeto no tempo que lhe restar, mas o foco principal seria o emprego fixo. O sistema particular seria apenas uma forma de complementar a renda e/ou continuar aprendendo/evoluindo com a tecnologia utilizada no mesmo :slight_smile: