A incrível foto do Brasil 2011

PIB só mede o número de transações financeiras. Querer usar isso para medir riqueza do país é o mesmo que medir qualidade do software contando o número de linhas.

Concordo que não se muda da noite pro dia, concordo também que temos referências e que se tornou “um pouco” mais acessível, o hospital do rim em sp perto da paulista é referência mundial e sei de exemplo que foi de perto de mim de gente que não tinha condições e foi atendido la. Mas a maioria não tem acesso a boas condições, as condições do que a maioria tem não melhorou, ao menos eu não vi melhorar… só alguns casos bem específicos.

quanto a isso temos algo que é no minimo um dilema, concordo com você que tem melhorado quanto a mobilia, rede elétrica, mas matemática básica não, muita gente sai da escola com uma dificuldade razoável em fazer uma divisão, sem saber fazer uma regra de 3 simples… antigamente não era assim não, como disse a décadas atrás era bem melhor nesse sentido, leitura também é bem questionável, antigamente era bem mais exigido quanto a leitura e escrita do que hoje em dia. Como disse isso é no minimo um dilema, tem o básico do básico de infraestrutura onde não tinha nem isso, mas a qualidade do conhecimento caiu muito se comparado com décadas atrás.

infelizmente concordo plenamente, mas não me incluo nisso, não fico parado esperando as coisas caírem do céu e reconheço o que mudou (mas isso não muda o fato de que essa noticia não apresenta a realidade da maioria, que é o que estou dizendo desde o primeiro post desse tópico, muita coisa melhorou, emprego melhorou demais nos últimos anos comparando com 15 anos atrás, a inflação se “estabilizou”, tem a inclusão digital que devemos considerar por exemplo).

Concordo com ressalvas. Neste sentido da qualidade da vida isso não se aplica a todos, estamos sim andando para frente mas a passos curtos e muitos destes países que estamos/iremos alcançar estão na verdade andando para trás ao invés de crescerem como a 2 décadas atrás :evil: (e sem isso não sei se os alcançaríamos a questão de novo, não é alcançar, é termos qualidade, independente de como está la fora).

Eu sei que se melhora é a passos curtos mais isso ainda não muda o fato de que tem gente morrendo em fila de hospital por que politico corrupto pega a verba que iria pro hospital e põe no próprio bolso, o fato de que se melhora com passos curtos não muda o fato disso ser revoltante.

No atual momento me considero a nível mundial em uma posição privilegiada em morar na região metropolitana de sp, poderia ser beem pior, mas algumas coisas ainda são revoltantes.

[quote]Mas o mais engraçado até agora é o pessoal reclamar do Eike Batista ganhar dinheiro. Esse é outro problema do país, o sucesso é mal visto. É só uma empresa ou pessoa ficar milhinário que o pessoal revolta. E o mesmo argumento 'ganha dinheiro enquanto outros passam fome". Então pra ser rico tem de ter complexo de culpa? Gerar emprego é ruim porque ele também lucra? Vergonha alheia. hehehehe
[/quote]

No caso do Eike não é contrário? Todo mundo adora o cara porque ele é bem sucedido.

Pelo menos ninguém que conheço parece se importar que ele ganhou dinheiro explorando os recursos naturais do país.

Pelo menos pra mim a lição que fica é essa… não importa o que você faz pra ganhar dinheiro desde que depois você reforme a latrina do vizinho tá tudo certo. rs

Bom dia,

Felicidade Interna Bruta (FIB) :

Para completar, sobre os critérios (PIB, IDH, etc…) de desenvolvimento de um país não se pode esquecer o Felicidade Interna Bruta (FIB) ou Gross National Happiness (GNH) é um conceito de desenvolvimento social criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto (PIB).

O termo foi criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em resposta a críticas que afirmavam que a economia do seu país era uma das menores e menos desenvolvidas economias do mundo.

O Butão é considerado na Europa como a Suíça da Ásia.

Fontes :

Mais informações sobre Felicidade Interna Bruta (FIB) :

Ele aparece como um índice mais abrangente que o Produto Interno Bruto (PIB) ou o índice de desenvolvimento humano (IDH), que parecem ser insuficientes para medir a felicidade dos habitantes de um país. Este índice é baseado em quatro princípios fundamentais que o Governo do Butão atribui iguais:

 -crescimento e desenvolvimento econômico;
 -conservação e promoção da cultura;
 -proteção ambiental eo uso sustentável dos recursos;
 -responsável pela boa governança.

Um segundo índice baseado em uma série de sete fatores foi proposto pelo Med Jones, presidente do Instituto Internacional de Management1:

 - econômica
 - o meio ambiente
 - Saúde física
 - Saúde Mental
 - Bem-estar no trabalho
 - O bem-estar social
 - Política de Saúde

Cada um desses critérios é avaliado individualmente pelos inquéritos da população e análise estatística (o número de reclamações no assalto, trabalho, divórcio, doença grave, o uso de antidepressivos, …), dando uma medida da felicidade quantitativamente.

Nesta base, uma série de medidas foi introduzido para melhorar o crescimento económico, mas também a conservação e o desenvolvimento da cultura, proteção ambiental e boa governação responsável. Estabeleceu a aprendizagem da língua nacional (Dzongkha) nas escolas e encorajados a usar roupas tradicionais em público para preservar a cultura.

Fonte : http://fr.wikipedia.org/wiki/Bonheur_national_brut

Concordo que pra maioria ainda está ruim, mas essa maioria é menor do que anos atrás, mas ainda é maioria.

Esse tipo de gente também está evoluindo, tem indicadores que comprovam isso. Está pior do que há 20, 30 anos atrás, mas a curva já mudou de direção e está melhorando de novo. Pesquisei na internet pra tentar achar a referência de onde vi o gráfico, mas não encontrei. A primeira vez foi numa revista impressa, mas se achar posto aqui. E não lembro em que ano teve a curva de inflexão, lembro que a piora acentou de 1985 pra cá (né, Sarney?). Mas não acredito que a melhora seja graça a algum político ou partido.

Também não referi a voce, nem te conheço. :lol: Concordo que é a maioria que ainda está ruim, só discordo que não seja positivo que a situação esteja começando a mudar e que em alguns pontos já está positivo. E que pra muita gente a vida melhorou, teve muitas pessoas de baixa renda que tiveram ascenção social.

Mas isso até nos EUA ainda tem e não vai zerar nunca, em nenhum país.
E aqui essa realidade está começando a melhorar.

[quote=JxtaNode]…
Cada um desses critérios é avaliado individualmente pelos inquéritos da população e análise estatística (o número de reclamações no assalto, trabalho, divórcio, doença grave, o uso de antidepressivos, …), dando uma medida da felicidade quantitativamente.

[/quote]

dessa lista ai todos aumentaram bastante na ultima década, claro que o único que é bom aumentar é trabalho mesmo (eu ao menos intendi como emprego, ter onde trabalhar e obter assim renda e dignidade). :twisted:

quanto a:

  • econômica - isso melhorou mesmo
  • o meio ambiente - não é novidade que tem cada vez menos
  • Saúde física - não vou citar de novo o quanto a maioria é bem tratado nos hospitais
  • Saúde Mental - idem ao anterior
  • Bem-estar no trabalho - estamos na epoca onde um dos termos da moda do momento é o “assedio moral”…
  • O bem-estar social - esse até que deu uma melhorada
  • Política de Saúde - idem ao terceiro…

O título desse tópico é uma armadilha, entrei achando que ia ver algo histórico ou nostálgico e me deparo com esse redemoinho de discussão.

So adicioando mais informacao e fazendo o meu comentario.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/12/mesmo-como-6a-economia-brasil-continua-pobre-diz-economista-da-unctad.html

Com destaque para


“O PIB per capita do Brasil representa apenas 25% do americano”, diz Bénassy-Quéré. “Nas projeções que fizemos, em 2050 o PIB per capita brasileiro alcançará apenas 45% do nível registrado nos EUA.”

Minha conclusao com base nesses e outros dados.

  • Mesmo que continuemos crescendo bastante, levaremos uns 100 anos para quem sabe atingir o padrao PIB per capita de muitos paises de primeiro mundo.

  • Em questoes como respeito, educacao, infra estrutura, corrupcao; acredito infelizmente que NUNCA atingiremos o padrao de 1 mundo. (Paises escandinavos, alemanha e etc). Nao sou contra o Brasil, somente sou realista, cetico, ou o que seja. NAO tenho muita esperanca para o Brasil.

[]`s