A linguagem de programação Ruby on Rails ainda é relevante?

Durante muito tempo foi moda, o que atraiu desenvolvedores não tão bons. Produzindo código ruim e, quando chegou a hora de reestruturar o código, os envolvidos muitas vezes optavam por trocar de tecnologia, como se a culpa fosse do Rails (quem não se lembra da migração do Twitter para Scala);

Algumas faculdades nem tratam mais de Rails. Como se ele já fosse parte do passado;

O fato da comunidade de desenvolvedores estar muito concentrada nos grandes centros, faz com que para boa parte das empresas não consigam achar pessoas para as suas equipes.

A linguagem de programação Ruby on Rails ainda é relevante?

Quais são as linguagens de programação que são atualmente relevantes para se conseguir emprego no Brasil e no mundo?

RoR nunca foi linguagem, e sim framework web, e não faz muito sentido ser tratado em universidade, na minha opinião.

Mas o motivo que ninguém fala de RoR é a morte da web. Minha impressão que é que os hipsters moveram tudo pra móbile e frameworks reativos.

O mercado está bem diversificado, não fique nessa de se agarrar a x ou y. Dependendo da regiao que for buscar oportunidades, pode encontrar demanda com C#, Swift, Kotlin, Ruby, Python, Go, PHP, Java (que possui um baita legado).

Foque no que está no alcance da sua realidade. Estando na faculdade por exemplo, veja o que pedem nas melhores vagas de estágio e se prepare bem, seja mais prático.

1 curtida

A linguagem Harbour não é uma das linguagens mais populares.

A falta de documentação atualizada e a baixa base instalada, se comparada com linguagens mais populares como o Java e o C#, podem ser fatores impeditivos para o desenvolvedor que deseja ingressar rapidamente no mercado de
trabalho como empregado. Esses fatores devem ser levados em consideração por qualquer
aspirante a programador. Sejamos claros : se você deseja aprender programação com o único
objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras linguagens mais populares como Java, PHP e C#.

Quais são as linguagens que tem mais demanda?

Quais são as linguagens que tem menos demanda?

https://www.tiobe.com/tiobe-index/

@Ivbarbosa,

Você tem certeza que o tiobe mostra a verdadeira demanda das linguagens de programação?

A linguagem Assembly está agora em 10° lugar, mas o Delphi/Object Pascal está agora em 12° lugar.

Eu duvido que o tiobe mostra a verdadeira demanda das linguagens de programação.

O índice de popularidade é uma ótima referência, dá pra ter uma noção legal. Saber meia dúzia dessas do topo garante uma vaga praticamente aonde quiser.

Se quer saber a resposta exata, tem que pegar todas as vagas de trabalho disponíveis e contar as linguagens pedidas kkkkk

@Ivbarbosa,

Eu não acredito que saber meia dúzia dessas do topo garante uma vaga praticamente aonde quiser.

A linguagem Assembly está em 10° lugar, talvez todas ou parte das linguagens que estão entre as seis do topo não são realmente todas ou parte das linguagens de programação que tem mais demanda.

Pesquisa “vaga programador” no Google e abre a plataforma de listagem de emprego deles. Você vai suar pra achar uma vaga que não peça linguagens do topo do índice que não seja uma tecnologia proprietária da empresa que tá contratando.

É por isso que eu digo: Estude MUITO lógica e modelos matemáticos. MUITO MESMO. Assim, você vai ter uma facilidade ABSURDA de pegar qualquer linguagem, afinal, só mudará a sintaxe.

Ruby on Rails é o Framework

Ruby é a linguagem

Nos EUA, o site monster.com mostra

Ruby On Rails Jobs (3795 Jobs Found)
Ruby Jobs (20285 Jobs Found)
Python Jobs (42966 Jobs Found)
Java Jobs (86639 Jobs Found)
Perl Jobs (13607 Jobs Found)
Php Jobs(7115 Jobs Found)
Javascript Jobs (54096 Jobs Found)

Perceba que tem quase 5x mais vagas para Ruby que não mencionam Rails.

Dos meus amigos, poucos ainda desenvolvem algo novo em Rails ( tem muita manutenção ). Mas eu acho que ainda se utiliza em alguns contextos.

Portanto, se vc quer se especializar em uma linguagem E um framework, isso tem os seus riscos, como ficar obsoleto, mas também tem seus beneficios, como vc ser um dos poucos bons programadores e vai ser contratado a peso de ouro (quado / se for)

ps: minha metodologia é apenas para comparar, não representa absolutos. se fosse assim não haveriam programadores em outras linguagens.

edit: adicionei PHP e Javascript

que delícia ler isso