Mas o que achei interessante é que a linguagem scala teve uma performance superior à própria linguagem java, quase
chegando à performance do C++ com código super tunado.
Mas será que essa análise pode ser considerada válida ?
Fiz essa pergunta porque ainda estou começando a programar em Scala,
e queria saber se essa realidade de performance é real, se já existem outras
análises de desempenho mais confiáveis. Mas pelo jeito o guj não
é o melhor lugar para esse tipo de pergunta.
É aquela velha história, em algumas situações ela vai ser mais rápida, em outras talvez não. Na média, vai de cada caso.
Bem, bem grosseiramente, seria comparar uma linguagem que é rápida no comando while e lenta no if e na atribuição comparada ao java. No geral é mais rápida? Depende se o programa tem muito loop, entendeu?
Pra não dizer que só divaguei e não respondi, nunca testei o mesmo programa nas duas, mas quando eu comparo ‘no olho’ dois sistemas simples, não consegui perceber muita diferença e nao sou satisfeito com a performance de nenhum dos dois. hehehe
[quote=johnny quest]Mas o que achei interessante é que a linguagem scala teve uma performance superior à própria linguagem java, quase
chegando à performance do C++ com código super tunado.[/quote]
Como assim quase chegando a performance do C++? O relatório diz que o melhor caso foi 2.5x mais lento e consumiu 80% mais memória.
De qualquer forma, a velocidade de execução de comandos dificilmente representa um gargalo de performance.
Normalmente seu problema estará em entrada saída, no banco de dados, arquivos, rede, etc…
Esses benchmarks só são válidos em sistemas de tempo real e sistemas estritamente matemáticos, super CPU-Bound.
[quote=ViniGodoy][quote=johnny quest]Mas o que achei interessante é que a linguagem scala teve uma performance superior à própria linguagem java, quase
chegando à performance do C++ com código super tunado.[/quote]