A União Europeia UE está a financiar a linguagem Scala

[quote=nofan]Dois frameworks em java que usam um modelo de threads similar ao usado em scala

http://www.malhar.net/sriram/kilim/

http://code.google.com/p/jetlang/[/quote]
Interessante. Valeu pelos links.

[quote=esmiralha]Clojure teve 3 releases desde que foi lançada.
Scala teve 5 releases desde que clojure foi lançada. A última versão saiu em Novembro de 2010.[/quote]
A partir da versão 2.8 as alterações na linguagem visam aproveitar o poder dos processadores multi-core, e algumas coisas relacionadas. Outro ponto é que as novidades do Java 7 e Java 8 beneficiarão em muito o desenvolvimento de novas funcionalidades e a melhoria das já existentes. Tenho muitas expectativas nesta linguagem, principalmente para o server side.

No Brasil pode demorar para começar a ser adotada, principalmente devido à nossa cultura de não usar tanto linguagens funcionais.

[]'s

[quote=Adelar][quote=esmiralha]Clojure teve 3 releases desde que foi lançada.
Scala teve 5 releases desde que clojure foi lançada. A última versão saiu em Novembro de 2010.[/quote]
A partir da versão 2.8 as alterações na linguagem visam aproveitar o poder dos processadores multi-core, e algumas coisas relacionadas. Outro ponto é que as novidades do Java 7 e Java 8 beneficiarão em muito o desenvolvimento de novas funcionalidades e a melhoria das já existentes. Tenho muitas expectativas nesta linguagem, principalmente para o server side.

No Brasil pode demorar para começar a ser adotada, principalmente devido à nossa cultura de não usar tanto linguagens funcionais.

[]'s[/quote]

Acho que tem mais a ver com o fato da linguagem ainda esta mudando bastante do que com a cultura do brasileiro para linguagens funcionais. Scala é uma linguagem OO e programação funcional não é um requisito obrigatório, mas pode ser explorado algumas vezes.

38k mes, parece pouco, mas a linguagem ja andava e muito bem sem eles, agora com este incentivo a mais, vamo que vamo!!!

Sobre MultiThread é o que o pessoal falou, e um dos grandes males se resume a uma palavra: Mutabilidade; e uma das coisas da programação funcional trata justamente disto, dos falados side effects. Alem dos Actors claro.

Eu acho ótima a noticia, ja que entre Rails, Groovy e Scala, acabei escolhendo Scala para invertir, e é bom ver que a coisa anda bem.

Realmente a linguagem tem um grande potencial.
Estou já fazendo algumas coisinhas com ele e estou gostando.

[quote=fredferrao]38k mes, parece pouco, mas a linguagem ja andava e muito bem sem eles, agora com este incentivo a mais, vamo que vamo!!!

Sobre MultiThread é o que o pessoal falou, e um dos grandes males se resume a uma palavra: Mutabilidade; e uma das coisas da programação funcional trata justamente disto, dos falados side effects. Alem dos Actors claro.

Eu acho ótima a noticia, ja que entre Rails, Groovy e Scala, acabei escolhendo Scala para invertir, e é bom ver que a coisa anda bem.[/quote]

Só um esclarecimento, tem muitos falando em actors sem saber, mas actors são para programação distribuída e não para programação concorrente/paralelismo.

Paralelização pressupõe distribuição. Uma CPU só pode processar uma instrução por vez. Portanto, para que haja paralelismo é necessário que o trabalho seja distribuído entre multiplas CPUs (ou múltiplos cores no case de CPUs multicore).

Actor é um modelo de processamento concorrente e, portanto, distribuído.

Olha que coisa linda: http://akka.io/

Realmente parece ser muito interessante esse projeto, esse eu desconhecia!

Realmente parece ser muito interessante esse projeto, esse eu desconhecia! [/quote]

Sim, o akka, é um big projeto, e pode ser usado tanto como uma simples lib, adicionando os jars, como tambem pode rodar stand-alone usando seu microkernel.

Com certeza pra quem esta estudando Scala, tem que por este projeto na fila de estudos. E não somente para quem esta usando Scala, pode-se usa-lo com java tambem.

[quote=esmiralha]Paralelização pressupõe distribuição. Uma CPU só pode processar uma instrução por vez. Portanto, para que haja paralelismo é necessário que o trabalho seja distribuído entre multiplas CPUs (ou múltiplos cores no case de CPUs multicore).

Actor é um modelo de processamento concorrente e, portanto, distribuído.[/quote]

Esta dizendo que actors em Scala podem ser usados tanto para sistemas distribuidos (em rede) quanto para paralelismo local (multicore)?

Dinheiro ajuda, mas bem aplicado.

A U.E. está investindo em negócio, que nem sabe se vai dar certo!!!

rsrsrsrs…

[ ]´s

Bom dia,

Quando a Europa está investindo em um projeto ela não pensa a curto prazo mas a médio e longo prazo. A Europa tem uma longa história…

União Europeia, antes de tudo, investiu em pesquisa e desenvolvimento. Assim a Investigação Europeia é promovida.

Não se esqueça que por exemplo a World Wide Web, Scala, nasceram na Europa respectivamente no CERN (European Organization for Nuclear Research)
e na EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Cordialmente

Na verdade Scala já deu certo. É uma linguagem muito poderosa, que aplica muito bem conceitos de paralelismo, programação funcional e uma linguagem moderna em vários outros pontos. Vale à pena ler a respeito.

Lembrando que a linguagem é feita por europeus, logo, faz total sentido investirem em algo da casa e pra eles, isso é trocado…