A União Europeia UE está a financiar a linguagem Scala

Bom dia,

A União Europeia UE, está a financiar a linguagem Scala, em cinco anos para simplificar a programação paralela.

A equipe de desenvolvimento da linguagem de programação e de código aberto multiparadigme Scala acaba de receber uma subvenção de 2,3 milhões de euros em cinco anos a partir do Conselho Europeu de Investigação, membro da União Europeia. (Google Traduction)

Fontes:

Em Françês :
http://www.developpez.com/actu/27218/L-Union-Europeenne-finance-le-langage-Scala-sur-cinq-ans-en-vue-de-la-simplification-de-la-programmation-parallele/

Site oficial da linguagem Scala :
http://www.scala-lang.org/node/8579

Wow!

Eu tinha visto que os franceses estão muito ligados na linguagem Scala…

Nossa. Agora vai ficar bem mais forte.

O.o

Onde o Scala é mais aplicado? Em qual tipo de app?

2.3 em cinco anos??? pouco hein!?

Dinheiro sempre ajuda, mas não sei se esse investimento va lá fazer grande diferença.

[quote=deniswsrosa]2.3 em cinco anos??? pouco hein!?

Dinheiro sempre ajuda, mas não sei se esse investimento va lá fazer grande diferença.[/quote]

Dá cerca de 38.333 dólares por mês.

Legal :smiley:

[quote=rael_gc][quote=deniswsrosa]2.3 em cinco anos??? pouco hein!?

Dinheiro sempre ajuda, mas não sei se esse investimento va lá fazer grande diferença.[/quote]

Dá cerca de 38.333 dólares por mês.[/quote]
dá pra pagar um programador hehehe

[]'s

Como esta escrito no artigo, o interesse deles é em “parallel programming”, principalmente com o advento de processadores multicores.
Para fazer o mesmo em Java é muito trabalhoso (uma solução paleativa, nem por isso menos correta é abusar das threads), por isso que o clousures é uma das coisas quentes do Java 8.

[quote]The principle use case for Java closures is parallel programming


[/quote]

O que closures tem a ver programacao paralela ficar mais facil em java ?

Se você não sabe, recomendo o link que está na minha mensagem acima.

Abraço

[quote=chun]O que closures tem a ver programacao paralela ficar mais facil em java ?
[/quote]

Dependendo da forma como você implementa, os closures podem trabalhar paralelamente sem problemas. Se você tem um closures com recursão e a recursão em si não compartilha estado entre as chamadas, você pode fazer cada chamada recursiva em threads diferentes (ou nós diferentes de algum cluster).
Nem precisa ser recursivo na verdade…

Wow Dalhe “JAVA”

[quote=Flavio Almeida]Como esta escrito no artigo, o interesse deles é em “parallel programming”, principalmente com o advento de processadores multicores.
Para fazer o mesmo em Java é muito trabalhoso (uma solução paleativa, nem por isso menos correta é abusar das threads), por isso que o clousures é uma das coisas quentes do Java 8.

[quote]The principle use case for Java closures is parallel programming


[/quote]

[/quote]

Em java não é tão trabalhoso não. O problema na verdade nem tem sido a linguagem e sim mas sim o “Pensar e Modelar Sistemas Multithread”. Java, desde a 5, provê o pacote java.util.concurrent que te da um aporte para esse tipo de programação.

[quote=giulianocosta][quote=Flavio Almeida]Como esta escrito no artigo, o interesse deles é em “parallel programming”, principalmente com o advento de processadores multicores.
Para fazer o mesmo em Java é muito trabalhoso (uma solução paleativa, nem por isso menos correta é abusar das threads), por isso que o clousures é uma das coisas quentes do Java 8.

[quote]The principle use case for Java closures is parallel programming


[/quote]

[/quote]

Em java não é tão trabalhoso não. O problema na verdade nem tem sido a linguagem e sim mas sim o “Pensar e Modelar Sistemas Multithread”. Java, desde a 5, provê o pacote java.util.concurrent que te da um aporte para esse tipo de programação.[/quote]

É que tem várias coisas que em Scala são imutáveis por padrão (enquanto no Java você tem que explicitamente usar o final, como por exemplo: parâmetros), então fica mais fácil a JVM fazer a concorrência automaticamente.

o twitter usa scala… mas eles são ruby/rails… de qualquer forma, tenho ouvido falar bem desta linguagem… vou dar uma olhada…

[quote=Flavio Almeida]Como esta escrito no artigo, o interesse deles é em “parallel programming”, principalmente com o advento de processadores multicores.
Para fazer o mesmo em Java é muito trabalhoso (uma solução paleativa, nem por isso menos correta é abusar das threads), por isso que o clousures é uma das coisas quentes do Java 8.

[quote]The principle use case for Java closures is parallel programming


[/quote]

[/quote]

O que closures tem a ver programacao paralela ficar mais facil em java ? (2)

Ah, tá, só pra explicar…

O fato do scala facilitar a programação paralela é devido a duas coisas: (1) programação funcional e (2) o uso do actor model para programação paralela. Só isso.

Muitas linguagens implementam o actor model hoje em dia.

Ah, e sobre o assunto do tópico, são 38.333,33 euros por mês, acho que dá pra pagar uns 3 programadores por mês né?

Dois frameworks em java que usam um modelo de threads similar ao usado em scala

http://www.malhar.net/sriram/kilim/

http://code.google.com/p/jetlang/

Ótima noticia! Tomara que isso de um empurrao no desenvolvimento da linguagem que anda meio estagnado compara por exemplo com clojure.

Clojure teve 3 releases desde que foi lançada.
Scala teve 5 releases desde que clojure foi lançada. A última versão saiu em Novembro de 2010.