A Web App Framework - WEB4J

Senhores,

A muito tempo que acesso de vez em quando o site http://www.javapractices.com/, que na minha opnião possui muitos artigos e discussões interessantes e foi de relativa importância no meu aprendizado de java.

Eu não sei exatamente em que momento a licença do web4j foi mudada para a licença do BSD (http://www.web4j.com/Download.jsp).

Mas as comparações publicada pelos próprios autores, me deixaram no mínimo curioso, vejam:

[quote]Name Num Classes
WEB4J 88
Servlet/JSP API 96
Rails 346
Tapestry 706
Struts 720
Rife 1,110
JEE 1,188
Spring 2,464 [/quote]

E a declaração de que:

[quote]WEB4J stands aggressively for the following :
[list]simplicity and minimalism [/list]
[list]concision [/list]
[list]reducing the pain of programming in Java [/list]
[list]showing compassion for the typical programmer just wanting to get their work done [/list]
[list]using tools that have been proven over a long period of time [/list]
[list]treating the data as king, not the code [/list]

WEB4J stands aggressively against the following :
[list]complexity [/list]
[list]verbosity [/list]
[list]requiring the programmer to be an uber-geek[/list]
[list]using fashionable-but-unproven programming techniques[/list]
[list]assuming the programmer has a lot of time available to learn new tools[/list]
[list]treating the database as secondary to the code[/list]
[list]forcing the programmer to learn new ways to do the same old thing[/list]
[/quote]

Alguém já o testou ou utilizou em produção? Ele realmente é mais simples que os concorrentes famosos (struts, spring etc)?

Qual a opnião de vocês?

vw

Eu mantenho uma lista particular de frameworks Java que são mantidos atualmente (deram 12). Sempre quando vejo um artigo em algum blog, eu atualizo. Hoje são:

• Struts 2
  • JSF
  • VRaptor
  • Seam
  • GWT
  • Mentawai
  • Click
  • Waffle
  • Wicket
  • Spring MVC
  • Apache Tapestry
  • Stripes

Entre os citados, estão alguns que raramente são encontrados no mercado de trabalho.

O WEB4J não está na lista porque desde 2007, quando a criei, que eu não ouço falar nesse framework. Então, considerando isso e considerando que o site é bem amador. Eu não confiaria tanto assim nesse framework.

Valeu pela opnião Leonardo,

e dentre os que citou, quais que você considera mais simples e que possui o melhor desempenho em situações de alta demanda?

vw

Isso não dá pra saber. Aliás, acredito que “melhor desempenho” e “alta demanda” são coisas que não são necessárias na maioria das aplicações intranets por aí. Existe também o fato que essas são características que dependem muito pouco do framework escolhido.

Teste os frameworks, vê o que você acha mais confortável, e use-o. Quando houver problemas de desempenho e alta demanda, faça investigações e você saberá o que fazer.