Eu sempre quis fazer isso em Java mas nunca consegui, vou mostrar as figuras assim fica mais fácil, mas antes uma explicação!! É simples falando, a pessoa clica no menu Sobre… Que está na figura, e abre um form (Uma janelinha)!!! Como eu faria isso!? Basta eu criar outro public Janela2() { super(“Janela Sobre”)…
!?!?!?!
Vejam a figura, eu comecei a fazer hoje esse programinha por tanto está feio ainda
Basicamente é isso, eu nunca consegui fazer, nem no JBuilder quando eu usava!! Eu ache por isso eu nem lembro direito como é Java, aquele JBuilder estraga a gente, estou fazendo no Kate Editor de Textos do KDE!!!
Uma forma simples de fazer isso é colocar na ação no menu o seguinte código:
javax.swing.JOptionPane.showMessageDialog(this,"Esse programa foi desenvolvido por blábláblá... ");
P
PilantraPJ
Humm Interessante, mas é que eu queria aprender a soltar outro form mesmo, porque tem as outras opções dos menus!!! Eu estava fazendo testes, e acho que precisa criar outra classe e depois chamar nas opções do menu certo ou errado!?
HUm que legal cara, mas esse esquema que você me passou serve pra outro class separado?! Por exemplo, eu tenho o .class Principal e o Imprimir, entaum se eu keru chamar o forumulário Imprimir eu faço isso que você me passou?!!?
Obrigado
T+
V
vinciPJ
Sim. Estou supondo que TelaPrincipal e TelaSobre são duas classe Java que podem estar em dois arquivos .java diferentes.
P
PilantraPJ
HUm que legal, eu já aprendi a fazer as coisas em uma ação do controle, exemplo clicar e tals, eu nunca aprendi a fazer isso porqeue eu usava o JBuilder, acho que isso foi um erro muito grande, tinha acabado de sair do curso e fiquei com preguiça de encarar o bloco de notas!!! buuuuuuu pra mim!!!
R
Rubem_AzenhaPJ
curiosidade: vc veio do delphi/vb?
P
PilantraPJ
Pois eh, a minha primeira linguagem foi VB e depois veio Delphi, mas dae comecei a mexer com PHP, javascript que me dou muito bem, agora no Java, eu fiz um curso meio as pressas, fiz em uma semana, num deu pra capta muita coisa :sad:
R
Rubem_AzenhaPJ
blz, é normal quem vem de “linguagens visuais” se complicar no começo, pq geralmente não tem noção do que é realmente orientação a objetos
eu tb vim do delphi e vb, amava delphi
hj é só java
é só pegar firme na orientação a objetos, entender a API, ler as documentações oficiais da sun e praticar
e nada como um bom livro como o core java ou como o deitel para ajudar
P
PilantraPJ
hehe valeu cara!!! eu também gosto pra caramba do Delphi, é uma linguagem mtu gostosa de trabalhar, o VB dá muito pau Deus me livre!! Mas agora depois de ontem que eu estudei muito, eu consegui intender a estrutura de um código em Java, antes eu nem sabia a diferença entre public class Classe… para public static void main heheheh!!! Mas tá massa, to gostando pacas!!!
Valeu pela ajuda pessoal!!
Inte
P
PilantraPJ
Colegas eu não consegui!!!! Vejam meu código, é uma janela com 3 botões e cada um abre uma coisa e o ultimo fecha!!!
importjava.awt.*;importjava.awt.event.*;publicclassTesteextendsFrameimplementsActionListener{// Variaveis //privateButtonbt_janela1,bt_janela2,bt_janela3,bt_fechar;// -------- //publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Testef=newTeste();f.show();}publicTeste(){super("Teste de Abrimento");setSize(350,200);setLocation(200,50);setBackground(Color.lightGray);Panelp=newPanel();p.setLayout(newGridLayout(1,4,5,5));p.add(bt_janela1=newButton("Janela 1"));p.add(bt_janela2=newButton("Janela 2"));p.add(bt_janela3=newButton("Janela 3"));p.add(bt_fechar=newButton("Fechar"));add(p,BorderLayout.SOUTH);bt_janela1.addActionListener(this);bt_janela2.addActionListener(this);bt_janela3.addActionListener(this);bt_fechar.addActionListener(this);}publicvoidactionPerformed(ActionEvente){if(e.getSource()==bt_janela1){// Evento pra abrir a janela 1 //classJanela1();}elseif(e.getSource()==bt_janela2){// Evento pra abrir a janela 2 //classJanela2();}elseif(e.getSource()==bt_fechar){// Evento pra fechar a janela //System.exit(0);}else{// Evento pra abrir a janela 3 //classJanela3();}}}
Eu não entendi direito onde vai entrar o código que o vinci me passo!!!! Alguém me ajuda!?!?!?
Obrigado
V
vinciPJ
Para início de conversa, troque
classJanela1();
por
newJanela1();
P
PilantraPJ
Humm, blz, coloquei, compilei e não deu erro, porém não funcionou!! A classe Janela1 está na mesma pasta que Teste!!! E agora!!???
Depois que eu conseguir fazer isso prometo não encher mais o saco hehee!!!
P
PilantraPJ
Humm, blz, coloquei, compilei e não deu erro, porém não funcionou!! A classe Janela1 está na mesma pasta que Teste!!! E agora!!???
Depois que eu conseguir fazer isso prometo não encher mais o saco hehee!!!
V
vinciPJ
Ao invés de
newJanela1();
faça
newJanela1().setVisible(true);
P
PilantraPJ
Cara do céu, finalmenteeeeee!!! Eu to feliz da vida, agora eu vou poder fazer os meus programas!!! Valeu mesmo, você e o povo aqui desse fórum são super gente fina!!!