Olá!
Ouvi uma vez uma definição do conceito “Abstração” que achei bem interessante. Foi meu professor de análise de sistemas, ele pediu pra cada um de nós imaginar um carro e escrever no papel o que viu nessa imagem mental. Cada um colocou algo diferente, uns colocaram que viram a roda, outros que viram o motor, outros pensaram no painel, etc. isso aconteceu pois cada um “abstraiu” detalhes diferentes do carro. Conheço um cara que desenha qualuqer coisa que você pedir, do nada, sem se basear em nada, desenhos simples que continham pequenos detalhes que deixavam muito bonitos. Já eu quando desenhava tinha muita dificuldade de criar desenhos sem base real, pois não tinha um senso de abstração muito evoluido, em compensação eu era muito bom copiando pessoas, rostos, objetos. Caricaturistas tem um senso de abstração muito interessante, pois eles se atêm aos detalhes mais marcantes das pessoas como nariz, boca, olhos, aqueles detalhes bobos que fazem toda a diferença, mesmo o desenho ficando feio você reconhece a pessoa, pois o desenhista abstraiu os detalhes significantes para que saisse uma boa caricatura.
Em sistemas eu acredito ser a mesma coisa, você se atêm aos detalhes mais importantes para uma boa construção do domínio, algo como a definição do Page Jones(celso.martins). Não adianta criar um atributo numeroDeFiosDeCabelo num contexto bancário por exemplo. No caso você deve abstrair os detalhes relevantes. (Não consigo imaginar, mas talvez esse tipo de informação seja relevante em algum cenário)
Abraços