Estou começando a estudar métodos abstrados e gostaria de saber qual sua utilização alguém tem um exemplo bem simples e pode me falar onde ele é mais usado…?
Olá amigo.
Uma classe abstrata não pode ser instanciada.
Já um método abstrato, como você perguntou, é definido assim:
public abstract double nomeDoMetodo();
Isso significará que toda subclasse herdada desta classe que está essa linha será OBRIGADA a ter um método ‘nomeDoMetodo’ retornando double.
Classes e métodos abstratos tem tudo a ver com as interfaces.
Abraço.
Valew cara mais isso é muito utilizado…???
Em qual situação vc recomendaria usar métodos abstratos…?
Sim, é bastante utilizado.
Perceba nesta situação:
Suponha que temos uma classe chamada EscalasDeTemperatura.
E que portanto, são subclasses: Celsius, Fahrenheit e Kelvin
Não faz sentido termos um objeto da superclasse ‘EscalasDeTemperatura’. Então ela é abstrata e portanto não poderá ser instanciada.
Supondo que queremos um método específico que tenha OBRIGAÇÃO de estar nas três escalas mas difere em algo em cada uma, inserimos na classe-mãe ‘EscalasDeTemperatura’ a linha:
Isso OBRIGARÁ às classes de escalas, que herdaram da classe ‘EscalasDeTemperatura’, a ter este método.
Agora avançando um pouco: suponhamos que nós queremos criar nas classes Fahrenheit e Kelvin um método converteTemperaturaEmCelsius() que irá converter tal temperatura em Celsius, mas queremos fazer ter certeza que essas classes tenham esse método, aí estará a INTERFACE que obrigará essas classes a terem tal método. Ou melhor, ‘implementaríamos’ uma interface. Herança usa extends, certo? Interface usa ‘implements’. Lembrando que usamos interface pois não poderíamos ter colocado um método abstrato na superclasse já que isso obrigaria à classe Celsius a ter o método ‘converteTemperaturaEmCelsius’ também, o que não tem lógica pois se a temperatura está na escala Celsius não precisa converter nada Celsius.