AbstractTableModel

Boa tarde pessoal, eu sou novo no fórum e novo em Java. Tive um semestre com java na faculdade e estou tentando desenvolver um sisteminha com tela gráfica, até ai ta tudo certo, meu sistema ja tem cadastro, alteração e exclusão, só que como eu nao sabia como funcionava muita coisa, fui pesquisado na internet sobre tudo e de todos os lugares.
Foi ai que eu vi um cara usar DefaltTableModel para criar o modelo para as suas tabelas de visualização, e implementei aqui também, e agora pesquisando um pouco mais a fundo vejo muitos pessoas reclamando e falando para usar AbstractTableModel, gostaria que os senhores dessem suas opiniões sobre estes dois modelos para eu poder, juntamente com vocês esclarecer alguma duvidas e também se não for pedir muito se alguém tiver algum tutorial para me passar sobre AbstracTableModel, ou/e então um exemplinho bem básico para mim comparar com o que eu tenho aqui.

Grande abraço a todos.

Ola, rsrsrs
não sei se voce escolheu o lugar certo para pedir opinião entre os 2, pois aqui no forum, qualquer veterano irá com certeza gritar:
[size=24]AbstractTableModel[/size]

Eu até posso tolerar o uso do default em um sistema extremamente simples, que não tenha acesso a banco…
mas apenas tolero quem usa, pois eu nem neste tipo de sistemas uso-o.
Qualquer sistema sempre está sujeito a crescer e mais tarde o default não atenderá as necessidades.
o Abstract tem muito mais flexibilidade, reusabilidade, praticidade, OO, adaptável a qualquer ambiente …
poderia passar horas elogiando ele, claro que tambem dependerá de como foi implementado…
Estes conceitos também se aplicam quando se fala de combobox!

[size=18] Abstract forever![/size]

[quote=R$chieck]Ola, rsrsrs
não sei se voce escolheu o lugar certo para pedir opinião entre os 2, pois aqui no forum, qualquer veterano irá com certeza gritar:
[size=24]AbstractTableModel[/size]

Eu até posso tolerar o uso do default em um sistema extremamente simples, que não tenha acesso a banco…
mas apenas tolero quem usa, pois eu nem neste tipo de sistemas uso-o.
Qualquer sistema sempre está sujeito a crescer e mais tarde o default não atenderá as necessidades.
o Abstract tem muito mais flexibilidade, reusabilidade, praticidade, OO, adaptável a qualquer ambiente …
poderia passar horas elogiando ele, claro que tambem dependerá de como foi implementado…
Estes conceitos também se aplicam quando se fala de combobox!

[size=18] Abstract forever![/size][/quote]

haha, eu imaginava que iriam me sugerir Abstract, meu sistema é sim, muito simples, mas é também por esse motivo que eu ja quero usar o abstract por que por enquanto esta simples, até por que eu estou começando com java, mas no abstract eu não entendi como eu crio as linhas e as colunas que no caso depois tenho que puxar as linhas de um ResultSet.
teria como me explicar ?

Provavelmente vc está usando uma classe DAO no seu projeto para retornar os dados do banco, esta classe é que vai alimentar o teu Model

:slight_smile:

[quote=Daniel Girotto]Provavelmente vc está usando uma classe DAO no seu projeto para retornar os dados do banco, esta classe é que vai alimentar o teu Model

:)[/quote]

vamos ver se eu intendi,
No tópico temos um ArrayList e é neste arraylist que eu vou carregar os dados do banco ?
No caso eu usaria aquela estrutura do tópico que você me mostrou e modificaria somente meu DAO para carregar para esta ArrayList ?

é isso ? :hunf:
Obrigado.