Acaba de sair NetBeans 6.1 RC1

no europa o ctrl z tbm nao funciona as vezes; qdo vc aperta varias vezes.

vou baixar pra conferir…se realmente está rápido assim…

Concordo plenamente. Além de atrapalhar nesse sentido, aumenta consideravelmente o tamanho do download. Não precisa abolir essa versão “pack”, bastaria disponibilzar um “netbeans Java EE” da vida, com os módulos e sem o servidor.

Assim como faz o Eclipse :wink:

[quote=neófito]O editor java do netbeans está cada vez melhor, mas ainda não se compara com o do eclipse. Duas coisas que o netbeans tem que são muito melhores que os correspondentes pra eclipse são o editor de swing (matisse) e o editor de jsp’s/html. Esses dois últimos ainda são sofríveis no eclipse.

A solução que eu encontrei por enquando é usar o eclipse para o dia-a-dia, e o netbeans pra desenvolver com swing e outras coisinhas.

:wink: [/quote]
E o que tem de melhor que o deste novo NetBeans? (Curiosidade mesmo.)

Beleza!
Pelo menos no start up! Melhora significativa!

Tá massa! Só que está dando umas travadas (geral) repentinas (observei isso ao trabalhar com JSP’s). Então, acho melhor esperar a versão final (dia 23/04). O startup está muito mais rápido e teve uma significativa melhora na e edição dos fontes.

A Paz!

Pois é , aqui na empresa tmb estamos observando estas travadas :frowning:

[quote=antonioni.rocha][quote=neófito]O editor java do netbeans está cada vez melhor, mas ainda não se compara com o do eclipse. Duas coisas que o netbeans tem que são muito melhores que os correspondentes pra eclipse são o editor de swing (matisse) e o editor de jsp’s/html. Esses dois últimos ainda são sofríveis no eclipse.

A solução que eu encontrei por enquando é usar o eclipse para o dia-a-dia, e o netbeans pra desenvolver com swing e outras coisinhas.

:wink: [/quote]
E o que tem de melhor que o deste novo NetBeans? (Curiosidade mesmo.)[/quote]
Estranhamente, ninguém consegue dizer o que o editor do Eclipse tem de melhor, só conseguem dizer que o do Netbeans não se compara :roll:

[quote=marcosalex][quote=Schuenemann]
Estranhamente, ninguém consegue dizer o que o editor do Eclipse tem de melhor, só conseguem dizer que o do Netbeans não se compara :roll: [/quote]

Uma coisa que prefiro no Eclipse: quando vou criar uma classe, seu wizard já me pergunta as interfaces e a herança, enquanto o Netbeans não, precisando de colocar depois que gerou o código. Mas a vantagem principal pra mim (eu disse PRA MIM) é que uma vez carregado, seu editor é mais leve.[/quote]
Nunca tinha reparado isso da herança, pois nunca uso, nem no Eclipse :slight_smile:

As 2 coisas que você são verdade, mas não se referem ao editor em si.

Vou detalhar o que acho:

Eu confesso que ACHAVA o editor do NB ruim, inclusive o do 6.1 (Beta), mas não sei se é impressão ou porque fiquei feliz de ter finalmente migrado um projeto do Eclipse para ele, mas to achando ele com todos os recursos que eu preciso, e posso até dizer que ele tá melhor. Completion, sugestões de código muito inteligentes, os parâmetros que ele “chuta” para os métodos são bem chutados, quase todas as vezes os corretos(depende de mim também né…) enfim, tá muito legal…

Eu uso o Extended VS Presentation no Eclipse para ficar com as views melhor definidas na tela, com o NB não preciso pois ele já é igual.

Eu curtia o debug do Eclipse pelo Inspect(Ctrl+Shift+I), que me mostra num popup rapidamente o objeto que eu selecionei, estou ainda à procura do mesmo no NB…

O CVS do NB é mais limpo para mim.

O Coverage do NB é show de bola (no Eclipse 3.3 não tem, ou eu não procurei direito…)

O PMD para o NB tá redondinho (no Eclipse 3.3 não tem suporte, parou no 3.2…)

O Update Center do NB é “indiscutivelmente surpreendentemente mil vezes ao cubo” melhor que o do Eclipse, tudo bem que não o uso todo dia, mas ele é show de bola.

80% do meu código são para projetos Swing, então, Matisse (e ponto final)…

Sinto a falta de um botão de Debug Project para eu colocar na minha toolbar, pois todas as outras tasks tem para um projeto selecionado(não curto muito o lance de Main Project)

O module do Spring dele tá muito loco…

Gosto do fato dele usar um ant para as tarefas básicas da IDE, assim posso parametrizar melhor o que eu quero que aconteça quando rodar o test, compilar, etc etc etc.

Essas são as coisas que me motivam a usar o NB(no momento) e deixar o Eclipse um pouco de lado… se eu vou mudar de idéia não sei, mas…

Bem, eu demorava séculos para fazer qualquer tela de formulário um pouco mais complicada com o Matisse, e um ai! de dor se tivesse que acrescentar mais algum campo no meio da tela. O Matisse zoava tudo.

Além de tudo, falta controles importantes para posicionar os componentes na tela, por exemplo, dizer esse um pega 25% da tela, esse outro pega 75%.

Por isso, agora eu passo longe do Matisse e prefiro programar na unha com o Eclipse e o JGoodies. Outra coisa que me fazia passar mal é quando eu mudo o nome de um componente gráfico que havia adicionado no Matisse ou colocado a classe em outro pacote. Não é verdade que programar para Swing É mais produtivo no NetBeans. Pode ser pra uns, mas não pra outros. O Kirill Grouchnikov, owner do look and feel Substance, usa Eclipse. O Karsten Lentzsch, do JGoodies, também.

E particularmente também não gosto do editor de JSF do NetBeans, por causa do código gerado e porque sinto que perco um pouco do controle do que faço.

O pior no NetBeans é o desempenho. Não adianta ter 7.987.541 funcionalidades se você tem que esperar um minuto só pra aparecer o javadoc de um método. Se melhorarem isso, realmente será um grande avanço. Mas só acredito vendo, porque, como disseram antes, em todo release o NetBeans ganha pelo menos 30% de melhora na performance.

O problema é que esses ganhos de performance são sempre uma maquiagem e não uma melhoria de código efetiva(tirando o editor que melhorou de verdade)… mas ainda to por enquanto preferindo o NB…

Acho que a produtividade depende mais do programador do que da ferramenta, por exemplo, eu não perco mais tempo no VE do Eclipse do que no Matisse do NB, MAS, prefiro o Matisse, já me gera código no GroupLayout e eu só uso pra desenhar(deixar os componentes aonde eu quero que eles fiquem), mas, eu perco mais tempo sim programando numa tríade de GridBag/Flow/Border na unha do que desenhando num IDE… isso é fato na minha opnião… preferência pode existir, agora não dá pra comparar, nem que se digite N letras por segundos…

Web por outro lado não uso editor visual… na unha é bem mais legal… hehehe

GridBagLayout?! Eca! :?

Raul, dia desses se tiver tempo, experimenta isso. :slight_smile: